Durante a Gravidez

Conselhos para gestantes: o segredo é “como” você fala

1 de janeiro de 2015

Toda grávida de primeira viagem precisa (sério, precisa) saber que a maternidade não é um mar de rosas. Mas, se ninguém te perguntar ou se o lado difícil de ser mãe não vier à tona em uma conversa, não seja você a pessoa que vai jogar um balde de água fria na animação da futura mamãe.

Na época que a Manuela (minha primeira filha) nasceu, eu fiquei muito brava porque ninguém tinha me falado que eu poderia ter muitas dificuldades com várias coisas. Mas também sei que eu poderia ter ficado ainda mais nervosa se ficassem me falando durante a gravidez.

Sei que a gente quer ajudar as pessoas que a gente ama e, sim, eu conheço aquele ditado “melhor é uma dura verdade do que uma mole mentira”, mas tem coisas que devem ser faladas aos poucos e com amor.

Então, seguem algumas sugestões de como falar verdades importantes para nossas amigas grávidas sem ser inconveniente:

Amamentar é uó. Dói, sangra e você tem vontade de desistir. Prefira: “pois é, amamentar é tão importante. Às vezes, pode ser  um pouco difícil no começo, mas vale muito a pena o esforço. Sabia é tão comum ter dificuldades que até existem profissionais que são treinados para ajudar a mulher na amamentação?”

– Se prepare para dormir muito pouco. Você vai viver exausta depois. Prefira: “as primeiras semanas cansam muito mesmo por causa da amamentação e dormir pouco. Mas você vai conseguir se ajeitar, você vai ver. O bebê tem sonecas longas no começo e logo você pega a rotina”.

– Esqueça sua vida social. Manicure é luxo! Prefira: “talvez você fique um tempão sem sair de casa, principalmente no começo, é normal. Mas se você quiser, a gente faz um rodízio de amigas para vir te visitar. Podemos até chamar uma manicure para vir na sua casa”.

E aí, o que acharam? Você pode pensar que não, mas uma verdade pode ser vista como ofensa ou como preocupação, tudo depende da maneira como ela é falada! Tem mais algum exemplo para dar?

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados