Ideias Criativas

DIY: receitas de tinta caseira para as crianças

23 de novembro de 2015

Além de ser muito divertido, pintar também é uma ótima atividade para estimular a criatividade e a imaginação das crianças! Ainda mais quando elas têm a oportunidade de criar as suas próprias tintas.  Que tal, então, botar a mão na massa e propiciar aos filhotes novas experiências e descobertas com receitas de tinta caseira?

E uma dica, como as crianças costumam se lambuzar com as tintas, vale deixar os mais novinhos de fralda se estiver calor ou colocar roupas mais velhas nas crianças, para que elas possam pintar à vontade. Mas se mesmo assim acabar acontecendo um acidente, e o filhote acabar sujando a roupa ou o sapato preferido, não se preocupe! Você encontra ótimas dicas de como tirar manchas e como lavar tênis aqui neste artigo.

Confira a seguir duas receitas de tinta caseira que são muito fáceis de fazer:

receitas de tinta caseira

TINTA DE FARINHA DE TRIGO
Esta receita é muito bacana para os pequenos praticarem a pintura com pincéis e rende cerca de seis potinhos. Você pode comprar potes de plástico em lojas R$ 1,99 ou de utilidades para a cozinha. Além de darem uma cara mais bacana para as tintas, potinhos com tampa também são úteis na hora de conservar as tintas.

Ingredientes:
– 1 xícara de sal
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 e ½ xícara de água
– 1 colher de chá de óleo de cozinha (para deixar a tinta brilhante)
– Corantes de alimento com as cores de sua preferência
– Potinhos com tampa (para guardar as tintas depois)

Modo de fazer:
Misturem o sal, a farinha, a água e o óleo em uma vasilha média. Em seguida, dividam a mistura igualmente entre os potinhos. Por fim, adicionem algumas gotas de corantes de alimento em cada um dos frascos, tomando o cuidado de usar uma cor diferente para cada um, e misturem bem com o auxílio de uma colher.

imagem 1


TINTA DE MAIZENA
Já a tinta de maisena é ideal para a pintura com os dedos das mãos, por ter uma consistência um pouco mais grossa! Assim como a tinta de farinha de trigo, esta mistura também pode ser usada durante por até 30 dias se for guardada fechada na geladeira.

Ingredientes:
– 1 e ½ xícara de maizena (amido de milho)
– 1 xícara de água
– Corantes de alimento com as com as cores de sua preferência
– Potinhos com tampa (para guardar as tintas depois)

Modo de fazer:
Junte a farinha e a maizena em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma pasta homogênea, com a textura semelhante a um mingau. Desligue o fogo e aguarde a mistura esfriar.

Agora vocês podem dividir a massa nos potinhos e acrescentar os corantes de alimento, mexendo bem. Por fim, coloquem as tintas na geladeira por cerca de 1h antes de começar a brincadeira para que elas fiquem mais consistentes!

Viu como essas receitas são superpráticas e fáceis de fazer? E se no meio da brincadeira acontecer algum descuido, é só consultar as dicas de como lavar tênis e tirar manchas das roupas que mencionamos anteriormente.

E você, conhece mais alguma receita de tinta caseira para crianças? Ou alguma técnica divertida de pintura? Compartilhe as suas dicas e sugestões nos comentários.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 3 =

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados