Durante a Gravidez

É normal sair leite do seio durante a gravidez?

6 de dezembro de 2016

Já contei para vocês que a minha irmãzinha querida está grávida, né? Pois é! E outro dia ela mandou uma mensagem desesperada no grupo das Sis no WhatsApp: “Meeeeee, é normal sair leite do seio durante a gravidez?? Saiu umas gotinhas do meu peito!” Eu disse para ela que não tive experiência com isso em nenhuma das minhas gestações, mas já li que é normal sim. Vi que esse assunto tinha potencial para virar um post no blog, então, pedi para um especialista explicar para nós.

Quem respondeu algumas dúvidas sobre esse tema foi o obstetra e ginecologista Bruno Santiago Jacob (siga ele no Instagram e no Facebook). Dá uma olhada abaixo e avisa as amigas gravidinhas:

É normal sair leite do seio durante a gestação?

Sim! Esse líquido, na verdade, ainda é o colostro, que é o primeiro leite que a mulher produz.

Por que isso acontece?

O leite começa a ser produzido já no segundo trimestre da gestação e começa a ser armazenado nos ductos. “Esses ductos são rodeados de pequenos músculos. Conforme a produção de leite aumenta o leite é ‘empurrado’ para fora, vazando pelo bico”, explica. Isso mostra que o leite está sendo produzido em grande quantidade. YAY!!

A partir de que idade gestacional isso pode acontecer?

O colostro começa a ser produzido na 16ª semana de gravidez. Conforme a gestante vai se aproximando das 39 semanas, e vai produzindo mais leite, pode ocorrer esse vazamento.

Isso pode ser um sinal de que a mulher terá mais ou menos leite depois que o bebê nascer?

Não! “Sempre explico nas minhas redes sociais e para minhas pacientes que ter mais ou menos leite é mito! Existe toda uma fisiologia da produção do leite, que depende do próprio aleitamento, ou seja, quanto mais leite você dá ao seu bebê mais leite terá. Algumas mamães tem medo de vazar leite na gestação e faltar quando o nenê nascer, mas fique tranquila que isso não interfere em nada na quantidade de leite.”

Também é normal não ter saída de leite durante a gestação?

Também é normal. Em algumas mulheres o colostro pode sair bastante, em outras nem tanto e em outras pode não sair nada. Tudo isso é normal!

Com foi a sua experiência?

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados