Para Mães e Pais

7 dicas para fazer ensaio fotográfico com os filhos

9 de novembro de 2015

No meio do ano, eu tive o prazer de fazer mais um ensaio com as meninas. Nós três, o parque Barigui e Barbara Vanzo registrando tudo. Fiz vários planos, mas não foi como eu pensei. Felizmente, o resultado superou as minhas expectativas, eu pude aprender algumas coisas preciosas para garantir um bom ensaio fotográfico e por isso reuni algumas dicas para fazer foto com crianças:

mel_e_suas_pequenas (7)

PROGRAME BEM O HORÁRIO
O horário das fotos precisa ser quando todo mundo estiver bem disposto. E nesse caso, quero dizer as crianças. Não marque num horário que você precise tirá-las da cama mais cedo, por exemplo. Se for bebê, calcule a soneca para que ele esteja bem descansado na hora do ensaio. A Ana Júlia não dormiu tudo o que precisava e estava um pouco chatinha no dia das nossas fotos.

Lembre que o ensaio dura cerca de duas horas (no nosso caso, foram três). Então, também pense nisso na hora de marcar. Calcule lanche, soneca, mamada etc.

mel_e_suas_pequenas (118)

RESPEITE AS CRIANÇAS
Principalmente se seu filho for bebê, respeite as fases pela qual ele está passando. Sei que a gente sonha com o ensaio, poupa dinheiro, organiza a agenda, marca com a fotógrafa… Mas realmente é justo colocar um bebê com dentes nascendo ou passando pela crise da ansiedade da separação para fazer as fotos que nós queremos? Se você estiver disposto a abrir mão das imagens que você planejou e tirar fotos do jeito que a criança quer – nem que isso signifique ficar com ela no colo o tempo todo -, vá em frente. Se não, prefira remarcar.

mel_e_suas_pequenas (13)

E se seu filho for mais velho, vá para o ensaio já sabendo que ele provavelmente não vai querer fazer todas as poses com as quais você sonhou por duas horas. Manuela queria correr pelo parque, brincar de amarelinha, comer algodão doce, dar comida para os patos… qualquer coisa, menos sentar no meu colo para tirar foto. Se for para forçar, acredite, as fotos até podem ficar na pose desejada, mas não serão boas lembranças.

mel_e_suas_pequenas (67)

NÃO LEVE NADA QUE NÃO POSSA APARECER
Eu queria fazer um piquenique, então a Babi levou a cesta, eu levei uma colcha bonita para colocar na grama, algumas frutas, mas não calculei que a Ana Júlia ia comer o tempo todo e tirar várias fotos segurando a caixinha de suco dobem e os tupperware. Só leve as coisas que você acha que ficarão bonitas nas fotos. Eu pensei nisso, mas só em partes. Morango, ok. Caixinha de suco, não!

Pense nisso também na hora de escolher alguns brinquedos que vão ajudar a distrair as crianças e que ficarão registrado nas imagens.

mel_e_suas_pequenas (22)

ROUPAS CONFORTÁVEIS
Eu sei que a gente tem roupas lindas para os filhos aparecem nas fotos. Mas se elas não forem confortáveis, esqueça! São crianças, não modelos. Eu levei mais de uma troca de roupa, mas foi difícil convencer a Manuela a se trocar no parque e, no final das contas, ela tirou a maioria das fotos com a roupa mais simples.

mel_e_suas_pequenas (74)

ESCOLHA BEM O LOCAL
Na hora de escolher o lugar das fotos, é importante considerar vários fatores: é bonito, é seguro para as crianças, tem a ver com a sua família e seu estilo de vida (por exemplo, não vá fazer fotos de um parque se vocês odeiam qualquer atividade ao ar livre) e PRINCIPALMENTE, as crianças vão se divertir? Se você quer fotos felizes e espontâneas, seus filhos precisam estar felizes.

Se você vai fazer foto com bebê ou mais de um filho e a ideia de sair parece meio assustadora, não hesite em fazer um ensaio fotográfico em casa. Mostrei aqui como foi o nosso, há um ano, com a Adriana Queiroz. Foi lindo e super tranquilo. Acredite: o resultado pode te surpreender.mel_e_suas_pequenas (70)

DIMINUA SUAS EXPECTATIVAS
Acho que já deixei meio claro que nem todas as fotos que você planejou serão possíveis. No meu caso, eu só queria uma foto com as três sorrindo e olhando para frente, rs. E não consegui! Mas, por outro lado, consegui muitas outras imagens impagáveis, lindas, sensacionais, perfeitas.

mel_e_suas_pequenas (92)

mel_e_suas_pequenas (100)

mel_e_suas_pequenas (106)

mel_e_suas_pequenas (123)

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezenove =

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Me segue no snap!

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados