Sobre Filhos bebê que dormia bem sono do bebê dicas

Era uma vez um bebê que dormia bem… mas tudo mudou!

31 de julho de 2015

A memória que tenho da Manuela bebê (hoje ela tem 6 anos) é de um bebê que sempre dormiu bem à noite. Sempre mesmo! Não lembro de “recaídas” e acordadas no meio da madrugada exceto por doença. Ao mesmo tempo, sei que toda mulher sofre de amnésia, rs, aquele esquecimento que a natureza providencia para que a gente não desista de ter novos filhos futuramente.

Com a Ana Júlia, mais envolvida no mundo da maternidade e observadora, noto que, mesmo já dormindo a noite inteira (desde os 4 meses, aproximadamente), houve várias (várias mesmo) noites em que ela acordou de madrugada sem razão aparente. Às vezes, chorando. Às vezes, chorando muito. Às vezes, chorando dormindo. E, às vezes, querendo conversar como se a vida começasse às 3h da manhã (aliás, são 3h43 da madrugada e desisti de dormir quando ela acordou às 1h15 e ficou chorando sem razão até 2h).

Segundo a consultora de sono infantil Fernanda Braga, da MomMe Sleep Company, isso é muito comum, principalmente quando se fala de bebês. “São muitos os motivos que fazem um bebê a acordar de madrugada: ficou doente, ou tem algum dente nascendo, alguma mudança de rotina (tanto viagens como visitas em casa) e principalmente o famoso  salto de desenvolvimento”, comenta.

Confesso que antes da Ana Júlia eu nunca tinha ouvido falar de salto de desenvolvimento. Mas, com ela, não só conheci na teoria, mas acho que vivi na pele. Também não me recordo de a Manuela ter passado por nada parecido, mas a Ana Júlia parece ter marcado todos os saltos previstos na literatura. Afinal, o que são esses saltos de desenvolvimento? “Durante o primeiro ano de vida, a criança passa por muitas e importantes mudanças no seu desenvolvimento, por exemplo, aprende a sorrir, a rolar, sentar, engatinhar, levantar, aprende andar, etc. Um pouco antes do bebê começar a fazer algo novo, ele passa por um momento de transição, de crise, pois houve uma maturidade neurológica mas ainda não teve tempo de se adaptar a tais mudanças”, explica Fernanda.

Essa fase tende a ser marcada por mudanças de comportamento. “Neste momento ele fica mais carente, quer mais colo, quer mamar mais, fica mais manhoso. E os efeitos não param por aí. Muitas vezes ele demora a pegar no sono, tende a acordar mais durante a madrugada, começa a acordar mais cedo”, enumera. Reconheceu a cena na sua casa? (Leia mais sobre saltos de desenvolvimento aqui)

bebê que dormia bem

Manuela fofucha com 11 meses!

No desespero por uma noite de sono, muitas vezes a gente volta atrás na rotina e faz de tudo para o bebê dormir, até coisas que a gente não queria, a princípio, como ninar no colo ou levar para dormir na sua cama (usei estes exemplos porque são coisas das quais eu não gosto). Fernanda lembra que você pode achar que está remediando uma situação, mas na verdade está criando um problema maior e mais difícil de remediar em longo prazo. “Tudo passa. E estes momentos difíceis também. Portanto, seja paciente e responda às necessidades do seu bebê.” Ela lista algumas atitudes práticas. 

Confira

– Deixe-o brincando bastante no chão e encoraje-o a treinar durante o dia algo que ele está aprendendo a fazer, pois quando aprende a fazer algo novo, ele fica tão excitado que se não treinar bastante durante o dia vai fazer à noite. 

– Mantenha a rotina e os hábitos positivos de sono. “Se for paciente e persistente, o seu bebê vai voltar a dormir como antes num passe de mágica.”

– Dê bastante contato físico quando bebê estiver mais sensível. Carregue no sling, cante para ele, dê muito carinho!

– Se o bebê estiver passando por um momento de alteração no hábito de sono, coloque-o para dormir um pouco mais cedo para ter certeza de que ele não irá acordar cansado no dia seguinte. “Senão vira uma bola de neve: bebê cansado não dorme bem!”

– Em relação aos saltos de desenvolvimento, só no primeiro ano, são oito momentos significativos. Portanto, seja paciente, respire fundo e conte até 10!

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Daiana Rocha de Pontes disse:

    Que post maravilhoso! Me ajudou muito.
    Estou escrevendo depois dessa noite,minha filha que dormia a noite inteira desde 1 mês e meio, hoje já é a 5ª vez que ela acordou para mama… mas agora já estou mais tranquila sabendo o que está se passando!

  2. Meu bebê está passando por isso agora, desde que entrou nos 4 meses, há umas duas semanas, toda a conquista de noite positiva de sono, acabou.
    Há dias ele vem acordando pra mamar novamente e no meio da madrugada, acorda e não quer mais dormir.
    O problema é que se eu não nino, ele não dorme. Tentei deixá-lo no quarto já mas ele grita, quer companhia. E aí, acabou a nossa noite inteira de sono.
    Como você fez neste período já que vc cita que não gosta mta da ideia de ninar (eu tb não e ele nunca precisou)?

    Obrigada

    1. Melina disse:

      Maria Helena, queria te responder, mas confesso que não me lembro mais, acredita???
      Eu me lembro de ficar no quarto com ela até ela pegar no sono. Eu e meu marido revezávamos e deitávamos num colchão do lado da caminha dela.
      Espero que ajude!
      Beijo

    2. Thaís Siqueira Teixeira de Deus disse:

      Pelo amor de Deus . Estou passando por isso agora. O que faço p ela voltar a dormir ?

  3. Tatiane Hilareski disse:

    Bom dia,
    Hoje acordei atrás de informações sobre o que pedorei estar acontecendo com meu bebe que pela segunda noite ele acorda e passa grande parte da noite acordado, não chora, mais isso não e uma coisa normal dele fazer, ai quando esta proximo de 6:00 horas ele dorme e so vai acordar as 10:00 horas.
    Lendo o post acredototque seja ou os dentinhos ou então essa saltalo de desenvolvimento.
    Preciso muito que ele volte a dormir a noite, ele mama no peito então ele ja acordava pra mamar de duas ate quatro vezes a noite, mais mamava e ele mesmo virava e dormia.
    Obrigada pelas informações, muito bom!

  4. Daiane arruda disse:

    Tenho duas filhas uma de 4 anos e uma de 2 aki e 1 mês .. porém minha primeira filha sempre dormia muito bem nunca acordou a noite aliás eu é que acordava ela para mamar, já a minha segunda começou a dormi a noite inteiravam 2 meses só que depois que ela completou 1 aninho começou a acorda à noite .. tem dia que dorme à noite inteira tem dia que acorda 1:00 da manhã e só vai dormi as 5 da manhã alguém já passou por isso? O que fizeram ?

    1. Leandro disse:

      Estamos passando exatamente por isso é agora vou apelar para os florais …. vc já resolveu ? Se sim oq fez ?

  5. CAROLINE GONCALVES disse:

    Olá eu estou passando por isso também minha filha nunca foi de dormir bem mais quando completou 4 meses ela até dormia umas 8 7 horas seguidas a noite e de repente em um dia ela “decidiu” não dormir mais nem de dia nem a noite sempre quer alguém por perto principalmente eu e pode estar caindo de sono não dorme isso nos afeta Tb pq não conseguimos dormir e acabamos ficando estressados ela e uma criança com temperamento mto forte tem que ter pulso firme. Como vc poderia me aconselhar para passar por isso sem afetar a ela? Devo ou não atender as suas necessidades? Quando ela se mostra contrariada na hora de trocar uma fralda por exemplo como posso agir para fazer entender que quem manda sou eu e não ela? Tudo sem traumatizar é com amor e carinho? Se tiver alguma dica adoraria saber… Obrigada

  6. MÔnica disse:

    Nesse momento são 01:47 da manhã, estou as quedas de sono e minha bb( 1a8m) decidiu q quer brincar…n sei oq fazer…

    1. Melina disse:

      Nos primeiros anos, a criança passa por fases em que simplesmente acorda e “quer viver”. Não quer ficar no berço ou na cama, parece totalmente desperta.

      Quando isso acontecia com as minhas filhas, eu insistia duas ou três vezes para que voltassem a dormir. Quando eu percebia que não ia rolar, eu desistia! Levantava e ia viver também.

      Eu ficava cansada? Sim! Mas eu iria ficar cansada da mesma forma se eu estivesse tentando fazer a criança dormir e ela não quisesse. A diferença é que eu pelo menos fazia alguma coisa: escrevia, trabalhava, passava roupa… Sim, eu fazia essas coisas de madrugada.

      E evitava aquele estresse interior e aquele desgaste no relacionamento com a criança.

  7. Fernanda Doria disse:

    Nossa, aqui Helena dormia super bem desde o primeiro mês, começou dormindo umas 6 horas seguidas e logo foi para um para um padrão de 8 a 10 horas seguidas por noite. Dormia no berço dela no nosso quarto e desde os 5 meses colocamos o berço no quarto dela. Agora com 7 meses acorda praticamente todas as noites, geralmente umas 2 vezes, e no total dorme no máximo 8 horas!…. tenho tantas saudades de dormir a noite inteira…. não tem sinal de dente, já tem umas 2 semanas que está assim, espero que seja a angústia da separação e passe logo… precisa do peito toda vez pra voltar a dormir… e também dorme no máximo uma soneca de 1:30 ao longo do dia ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − oito =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados