Sobre Filhos

Escotismo é muito mais que diversão: veja os benefícios

14 de outubro de 2015
Fonte: US Navy

Fonte: US Navy

Participar de um grupo de escoteiros não apenas é uma atividade em que as crianças podem se divertir, brincar e fazer um monte de novos amigos. O escotismo traz também muitos benefícios para o desenvolvimento infantil, sabia?

Ao ensinar valores e habilidades em forma de brincadeira – seja por meio de jogos, tarefas em equipe, trabalhos manuais ou historinha infantil – o escotismo trabalha as capacidades cognitivas, motoras e sociais das crianças, e de quebra ajuda ainda a formar o seu caráter.

Criado em 1907, na Inglaterra, o escotismo é um movimento educacional sem fins lucrativos que desenvolve o conceito de cidadania e atualmente está presente em mais de 200 países. No Brasil, onde existe desde 1924, o movimento já conta com a participação de quase 80 mil escoteiros!

Veja a seguir quais são os benefícios que a atividade pode trazer para o seu filho:

Aprender valores importantes
O escotismo tem como base uma série de valores que constam na Lei Escoteira e norteiam os trabalhos dos grupos. Entre eles estão a honestidade, a lealdade, a fraternidade, o altruísmo, a cortesia e a pureza de propósitos, além do respeito à natureza e à vida.

Esses valores são vivenciados de forma prática nas atividades realizadas com as crianças nos encontros semanais, e eventualmente também em ações comunitárias que podem ir desde mutirões para a revitalização de rios até o auxílio a vítimas de tragédias. Bacana, não é mesmo?

Desenvolver novas habilidades
Os escoteiros aprendem uma série de técnicas e novas habilidades. Elas incluem aprendizados úteis no campo como construir barracas, fazer fogo, os diversos tipos de nós. Assim como também na cidade. Uma brincadeira ou historinha infantil pode, por exemplo, ensinar as crianças a andar com segurança pelas ruas ou identificar possíveis focos de dengue pela casa.

As novas técnicas são estimuladas por meio de um sistema de prêmios e distintivos. Além disso, os pequenos também têm oportunidade de desenvolver habilidades como a liderança de equipes, a cooperação com outros membros do grupo e o sentido de responsabilidade.

Fonte : Pixabay

Fonte : Pixabay

Socializar com outras crianças
Outro grande benefício do escotismo é a oportunidade de socialização que ele propicia – especialmente para crianças tímidas. Os grupos de escoteiro não são apenas ótimos lugares para o filhote conhecer outras crianças e fazer novos amigos, como também trabalham conceitos de autonomia e valorizam as conquistas das crianças, tornando-as mais confiantes.

O movimento é dividido em faixas etárias, e apresenta novos desafios em cada uma delas: lobinho (de 6 anos e meio até os 10 anos de idade), escoteiro (dos 10 aos 15 anos), sênior (dos 15 aos 17 anos) e pioneiro (dos 18 aos 21 anos).

Como participar?
Se você ficou interessada em matricular seu filho, o primeiro passo é acessar o site da União dos Escoteiros do Brasil e encontrar o grupo mais próximo da sua casa. O custo da mensalidade costuma ficar em torno de R$ 50 e os encontros acontecem geralmente aos sábados.

Você acha que seus filhos iriam gostar de participar de um grupo de escoteiros?  Ou então tem alguma experiência de escotismo que foi importante para os seus filhos? Compartilhe nos comentários!

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 18 =

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Me segue no snap!

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados