Para Mães e Pais

Festa de 1 ano: fazer ou não fazer?

20 de novembro de 2015

Eu sou festeira! Amo comemorar o aniversário das minhas filhas com festa. Aliás, “fazer a festa” é um termo que se aplica muito bem a mim, pois gosto de colocar a mão na massa em muitas coisas. Nunca cogitei a hipótese de não comemorar. Acho que a festa de 1 ano do bebê tem importância – ao contrário do que muitas pessoas falam. E se é do primeiro filho, acho que merece ser ainda mais especial. Pense comigo: você está comemorando não apenas um ano da criança, mas também seu primeiro ano de maternidade! Tornar-se mãe merece ou não uma celebração?

Além disso, não esqueça as muitas pessoas que estiveram presente nestes nove meses, foram ao chá de bebê, te encheram de presentes e conselhos, visitaram o recém-nascido. Elas merecem comemorar com você esses 365 dias de lutas, aprendizados e experiências.

Essas são algumas das razões que me levam a pensar que vale a pena, sim, comemorar o aniversário de um ano do seu filho. Mas como fazer? Seguem algumas opiniões pessoais e também dicas práticas que podem te ajudar na hora de decidir sobre a festa.

CONVIDADOS DA FESTA DE 1 ANO

Como falei, acho que além de parentes e amigos próximos, aquelas pessoas que estiveram presente ao longo da gravidez merecem participar desta comemoração. É claro, desde que você não vá se endividar para fazer uma festa além das suas possibilidades financeiras.

LOCAL PARA FESTA DE 1 ANO

A casa é um lugar perfeito para uma festa com bebê, devido às possibilidades de manter a criança dentro do ambiente conhecido. Mas nem sempre é possível comportar o número de convidados esperados. Por isso, a saída acaba sendo um salão de festas ou buffet.

festa de 1 ano

Eu, particularmente, acho que estas casas de festas mais caras, apesar de toda a praticidade que elas oferecem, são mais vantajosas para as crianças mais velhas que têm muitos convidados da mesma idade que irão aproveitar a estrutura. Mas, se você tem condições financeiras para pagar, algo interessante a se fazer antes de decidir é calcular a quantidade de convidados que têm filhos. Se for acima de 30%, o buffet já se torna uma boa ideia, pois vai garantir o conforto aos seus amigos e familiares com crianças.

Já dei dicas para quem fazer festa em casa, falei sobre as vantagens e desvantagens dessa opção e também falei sobre os benefícios de se fazer festa em buffet.

TEMA

Temas não são obrigatórios, claro! Mas se você gosta de pensar em decorações e coisas fofas, eu te aconselho: escolha agora o tema dos seus sonhos porque quando você menos esperar, as crianças não vão mais deixar você pensar em flores, jardins, passarinhos, tons pastéis e as festas serão dominadas pelos personagens preferidos. O primeiro aniversário da Manuela foi com o tema jardim e o da Ana Júlia foi “o amor está no ar”. Lembram da festa dela?

COMES E BEBES DA FESTA DE 1 ANO

Acho que esse assunto varia muito com o perfil de cada família, dos convidados e do orçamento. Mas não se esqueça de providenciar comida e bebida adequada para o aniversariante, lembrando que outras crianças na festa podem querer o mesmo que o bebê está comendo. Calcule isso!

DIVERSÃO

Se houver crianças – muitas ou poucas – pense em algo para elas fazerem. Como o bebê de um ano tende a não precisar de muito para se entreter, esquecemos que crianças mais velhas precisam de “ajuda” para se divertir. Cama elástica e piscina de bolinha são os tradicionais, mas você pode economizar com isso e montar um cantinho com papéis, giz de cera, desenhos para colorir, bolinha de sabão, entre outras ideias simples. Até uma piscininha daquelas infláveis com bolinha dentro pode dar conta de entreter os pequenos. Também já falei aqui no blog de algumas ideias de brincadeiras para festa de criança.

O BEBÊ ANIVERSARIANTE

Programe a festa para que seja logo após a soneca do bebê, aquele momento em que ele vai estar bem disposto. Também calcule a hora do “parabéns” para que seja quando ele ainda estiver alegre. Muito provavelmente, ele vai dormir no final da festa e, eventualmente, pode precisar trocar de roupa. Esteja preparada.

VOCÊ, MÃE

Se possível, deixe o aniversariante para ir à festa com os avós ou tios para que você possa gastar um tempo no salão e ficar linda e maravilhosa para comemorar seu primeiro ano de maternidade. Esta festa também é sua. Então, capriche no visual e se divirta muito!

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dezenove =

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados