Lugares e Produtos

Os primeiros dias do bebê sob o olhar (respeitoso) da fotografia

25 de abril de 2017

Na minha opinião, poucas coisas nessa vida são tão fofas como bebês. Dá vontade de ficar olhando eles dormindo ou brincando por um tempão, né? Acho que foi por isso que a Anne Guedes fez tanto sucesso quando começou a fazer aqueles cartazes com fotos desses fofuchos lá nos anos 1990 (lembram dela?). Agora, as fotos de recém-nascido já são mais acessíveis. Na época da Manuela, não se existia ensaio newborn (ou se existia, a notícia não chegou no meu círculo de amigos). Com a Ana Júlia, eu já estava preparada para fazer as fotos nos primeiros dias, mas ela ficou com uma alergia horrível no rosto e eu me recusei a fotografar.

Analisando hoje, eu acho tenho certeza que foi bobeira minha. Na verdade, eu tinha uma ideia do ensaio newborn que não se adequava à situação da Ana. Mas, eu podia muito bem, ter feito outro tipo de fotos – se eu tivesse a cabeça mais aberta. Eu poderia ter feito um ensaio no estilo lifestyle – que tem como premissa tirar fotos do estilo de vida de família.

Ou seja, tirar fotos em casa, no horário que a mãe preferir, registrando a rotina natural da família. O bebê dormindo, acordando, mamando, tomando banho, se distraindo no berço, sendo trocado… qualquer coisa que ele precisar e quiser fazer naquele período que a fotógrafa estiver por ali. “A ideia é registrar a vida daquele bebezinho no lugar confortável para ele. Claro que fazemos direção de fotografia, escolhemos a melhor posição, o cômodo com boa luz, mas rapidamente fazemos as fotos. Dentro de 1h no máximo finalizamos a sessão”, comenta a fotógrafa Mariana Giamiundo, que faz fotografia de família aqui em Curitiba.

No estilo de fotos que a Mari faz, ela não usa apetrechos ou figurinos que não sejam do próprio bebê e busca respeitar completamente a vontade e o ritmo da mãe. A verdade é que uma mãe de primeira viagem também tem um ritmo diferenciado que, muitas vezes, não se encaixa em um ensaio fotográfico cronometrado e quadradinho.

As fotos ficaram MA-RA-VI-LHO-SAS, como vocês podem perceber nesse post (todas as fotos são do ensaio que a Mari fez com a minha irmã e meu sobrinho lindo). Mas, para mim, o mais especial (e que até me gerou um pouquinho de inveja, confesso hahaha) foi quando eu vi as fotos que a minha mãe apareceu. Ela foi ajudar minha irmã no dia do ensaio e a Mari, com toda sua sensibilidade, chamou ela para fotografar junto para a Nicole ter essa lembrança tão especial. “Ter uma vizinha, uma tia que ajuda nesses primeiros dias é tão importante e registrarmos esse gesto é muito válido”, opina a fotógrafa.

E você, fez foto com o bebê pequenininho?

Serviço
A Mariana Giamundo (www.facebook.com/mgiamundofotografia) é fotógrafa de família em Curitiba. Ela também as fotos de gestante da minha irmã. Você também pode segui-la lá no Instagram.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + seis =

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Me segue no snap!

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados