Para Mães e Pais engrossar o leite

Qual é o problema de engrossar o leite?

1 de outubro de 2015

Sabe aquela mamadeira com um leitinho quentinho e um pouquinho (ou bastantinho) de farinha engrossante? Eu sei! Mas o que eu não sabia era se tinha problema engrossar o leite do bebê.

Quando a Ana Júlia completou um ano, eu comecei a engrossar a mamadeira da noite porque achei que ela ficaria melhor alimentada e dormiria melhor. Apesar de dormir bem, nessa fase ela estava acordando muito cedo com fome e eu resolvi fazer o que achei que resolveria o problema.

Caminhamos assim por algum tempo, até que descobri que não, não, não, eu não devia ter feito isso. Como sempre digo aqui, a gente tem um mundo de informações ao nosso alcance e podemos – e devemos – buscar como melhorar a nossa vida e a de nossos filhos.

Nessa busca, fiquei sabendo do problema de engrossar o leite e das contraindicações dos chamados engrossantes, essas farinhas industrializadas que normalmente são feitas com uma base de cereais (farinha de arroz, aveia, milho, às vezes até um mix), mas que têm também vários outros ingredientes, especialmente o açúcar.

A ideia de se engrossar o leite ou oferecer mingau desses produtos para os bebês e crianças é algo muito cultural e que remete a uma época em que o problema de saúde do Brasil era a desnutrição. “Há mais de 15 anos, era comum que profissionais sempre prescrevessem mamadeira com engrossante para os pacientes. Hoje, entretanto, o nosso problema de saúde pública é a obesidade e o sobrepeso (inclusive na infância), por isso, precisamos rever urgentemente os nossos hábitos e costumes para promover uma alimentação saudável e combater este problema”, explica a nutricionista infantil Paola Bueno Preusse, do blog Maternidade Colorida.

Mas por que isso é um hábito ruim?

Por causa do açúcar! O açúcar é o maior problema destes produtos e, se você olhar no rótulo, ele é o segundo ingrediente em maior quantidade. Veja abaixo (a lista de ingredientes sempre começa do que mais tem e segue até o que menos tem, ou seja, os primeiros têm mais, os últimos têm menos):

engrossar o leite

Informações sobre o Mucilon de Arroz disponível no site da Nestlé

 

engrossar o leite

Informações sobre Mucilon de Milho disponíveis no site da Nestlé

 

engrossar o leite

Informações sobre Cereais Milnutri, disponíveis no site da Danone

 

Basicamente, o açúcar é o grande vilão da alimentação e não deve ser oferecido para crianças menores de dois anos. “Por mais que o engrossante tenha vitaminas e minerais, a quantidade de açúcar é muito, muito maior. Por isso, a lado negativo é mais significativo do que os benefícios que o produto poderia trazer”, alerta Paola e enumera alguns fatos importantes:

O açúcar é caloria vazia.

Ou seja, você vai engrossar o leite energia, com algo que engorda, mas não tem benefícios nutricionais. “Não faz sentido estimular o ganho de peso em uma criança ou bebê oferecendo alimentos ricos em açúcar. Porque, por mais que a criança engorde, ela não estará necessariamente saudável”, explica.

O açúcar é viciante

As papilas gustativas ficam viciadas, elas sempre querem o doce. Ou seja, a criança passa a desejar aquele sabor não querendo aceitar outros alimentos. “O açúcar mexe até mesmo com nossos hormônios, liberando serotonina que é o hormônio do bom-humor. Ou seja, são várias funções fisiológicas que contribuem para esse vício.”

O açúcar dificulta o estabelecimento de uma rotina alimentar

Quando oferecemos uma mamadeira com engrossante ou mingau feito com este produto com frequência, também dificultamos a criação de uma rotina alimentar. Se a criança toma o leite engrossado cheio de açúcar logo ao acordar, muito dificilmente irá aceitar outros alimento no café da manhã, por exemplo. “Tirando casos de compulsão alimentar, a regra é que as crianças só comem quando estão com fome. E nosso organismo só tem fome quando está precisando de energia. Isso não vai acontecer se ela estiver cheia de açúcar”, comenta Paola.

Isso pode inclusive acabar virando um ciclo vicioso porque a criança não come porque está cheia (da mamadeira com engrossante ou do mingau) e, preocupada com isso, a mãe dá outra mamadeira porque a criança aceita com facilidade. Assim, ela acaba não comendo na próxima refeição e deixando a mãe preocupada, que vai engrossar o leite e dar na mamadeira…

O açúcar prejudica a formação de hábitos alimentares saudáveis

Por causa deste “vício” e a falta de rotina, fica mais difícil formar hábitos alimentares adequados. “Eu sempre alerto que os hábitos alimentares são formados na infância e precisamos promover o que é saudável. É possível mudar mais tarde e no futuro? É, mas com muito mais dificuldade”.

O consumo de açúcar é prejudicial para a saúde

Sim, para a saúde! Crianças que consomem açúcar têm maior risco de desenvolver diabetes, obesidade e problemas relacionados. E não é só na vida adulta. Pode ser na infância mesmo! A saúde dos nossos filhos é nossa responsabilidade.

Eu entendo se você pensa “mas só um pouquinho não faz mal”, “tadinho dele”, “um docinho para alegrar a vida”…

Eu também tenho pensamentos parecidos com esses, mas isso faz parte da nossa criação e da nossa cultura. A gente -começando por mim – precisa mudar conceitos, evoluir com o conhecimento científico e sempre buscar o que é melhor para nossos filhos.

“Mas meu pediatra indicou!”

Gente, o meu também. Infelizmente, nem todo pediatra tem conhecimento científico atualizado. Além disso, ele é um médico generalista e não especialista em nutrição infantil. Também é nosso papel nos informarmos para não aceitar qualquer orientação que recebemos.

Para vocês verem que isso tudo que eu falei não é só opinião minha e da Paola:

Trecho do Guia Alimentar para Crianças menores de dois anos, do Ministério da Saúde

Trecho do Guia Alimentar para Crianças menores de dois anos, do Ministério da Saúde

 

Trecho do Manual de Alimentação sobre a alimentação para crianças abaixo de dois anos, desenvolvido pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria

Trecho do Manual de Alimentação sobre a alimentação para crianças abaixo de dois anos, desenvolvido pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria

 

“Ok, ok, mas meu filho tem mais de dois anos”

Para os nossos filhos maiores, engrossar o leite com a inclusão destes cereais (como mingau ou engrossante) pode ser feito, mas considerando a dieta geral. É importante lembrar que estes produtos têm açúcar e a criança já começa a consumir açúcar de outras fontes também. Então, é preciso observar as escolhas para que ela não consuma uma quantidade maior do que o indicado. A minha filha de seis anos, por exemplo, vai preferir comer um danoninho a tomar um mingau, por exemplo. Como ambos têm açúcar, devo saber escolher (e também o resto dos alimentos do dia).

Mas dá para engrossar o leite de uma forma saudável?

Segundo a nutricionista, para engrossar o leite é só optar por farinhas e cereais naturais: farinha de aveia, farinha de quinua, amaranto, linhaça. “Mas o ideal é que a criança coma adequadamente e ganhe peso de maneira saudável nas outras refeições e não apenas no leite. Se a questão é mudar o gostinho do leite, você pode bater com banana e aveia e oferecer para a criança. E pode esquentar, não tem problema nenhum.”

Então, povo, tendo dito tudo isto (e lembrando que a Manuela, a mais velha, não gosta destes alimentos), Mucilon foi exonerado de suas funções aqui em casa.

engrossar o leite

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Vanessa disse:

    Oii, sou uma mãe de primeira viagem..
    E são muitos os palpites das pessoas sobre a alimentação do meu filho, ele tem 4 meses e 15 dias, e desde que nasceu mama no peito e o nan comfort, o nan só dou a noite, mais faz alguns dias q não mata mais sua fome, me falaram sobre engrossar o nan com Mucilon entre outros, só que quando vi os ingredientes, percebi a quantidade de açúcar, não quis dar, agora me falaram do milnutri mais mesmo assim estou meio preocupada, só q não aguento maiz ver meu bebé com fome, o q eu faço? ?

    1. SUELEN SABRINA ALVES disse:

      Acredito que não é só por estarem com fome que os bebês choram…
      Minha bebê tem 4 meses e meio,sofri muito até os três meses achando que ela sofria de cólica, de fome…
      mas depois de muita pesquisa na Internet descobri que o que ela tinha era sono…
      Até hoje se ela não dormir na hora certa, ou seja, cerca de uma hora e meia após acordar, ela chora como se estivesse com dor,com fome… É um choro desesperador!
      Mas graças a Deus eu descobri a causa e dificilmente escuto ela chorar desesperada , só se eu perder a janela do sono , aí é inevitável!
      Pesquise sobre a importância das sonecas do bebê, leia sobre a “janela do sono”.

  2. Marisa durans disse:

    O cereal mil nutri é bom mesmo ? A minha baby ja tem 6 meses sera q posso dar

    1. Rosângela disse:

      Mamãe, o pediatra da minha filha recomendo desde que ela nasceu o Aptamil 1 (não tinha leite) com 6 meses foi pro Aptamil 2 agora aos 10 meses perguntei se poderia dar o Mil Nutre pois é bem mais barato. Ele disse que o mil Nutre não tem todas as vitaminas que ela precisa pra esse momento que vou poder oferece ele só com 1 ano.

  3. Snaylla Carvalho disse:

    Fui informada q no lugar desses industrializados podemos usar 3colheres d tapioca para 1litro de água, ferve até engrossar, e então prepara o LF com essa água d tapioca. É mito ou verdade? É mais saudável?

  4. Sandra mayer disse:

    Sou mãe de 1ª viagem também e a pediatra do meu filho recomendou farinha láctea na última mamada do dia, antes de dormir. Fiquei resistente e vim procurar informações. Adorei o post e penso igual, tentamos manter uma alimentação mais saudável em casa e quero que meu filho seja igual. Sem contar que ele sempre ganhou peso muito bem. Obrigada por compartilhar essas informações adorei.

  5. Daiane disse:

    Meu filho tem dois meses e engrosso o mamá dele cm Mucilon o multi cereais . Se colocar só o leite ele não mama , tem q ter o Mucilon . O q faço, eu comecei a dar por opiniões da minha cunhada q tem 50 anos e orientou, como ele chorava muito ela dizia q era fome e que só o leite não estava dando sustância a ele, mais agora vendo os comentários e as informações tou com grande dúvida e não sei realmente o q fazer.

    1. Carol Torres disse:

      Infelizmente, seguir a opinião de sua cunhada viciou seu filho cedo demais no açúcar. Até os 6 meses não há necessidade nenhuma de dar nada além do leite materno ou da fórmula que o pediatra receitar, vado não tenha leite. Nem todo choro é fome. Pode ser cólica fe gases, dono, irritação coma fralda ou roupa, calor, frio ou por querer ficar no aconchego do colo fa mãe. Mas, se quer continuar engrossando o leite, utilize opções naturais como farinha de linhaça, aveia, amaranto. Antes de qualquer coisa, consulte o pefiatra de seu filhobe uma nutricionista infantil.

  6. Elenice cristina disse:

    Meu filho toma o nestogêno 1 desde os 15 dias de nascido, hoje ele tem 7 meses toma o nestogêno 2 dava pra ele de acordo como vem prescrito na lata…Ele nunca chorou querendo mais. Sempre fiz um horário certo pras mamadas dele…ele, toma sopa, come verduras amassadas, frutas … Apesar das pessoas ficarem dando palpites pra tomar minguau nunca quis dá pra ele … por achar q não tem valor nutricional… o peso dele é normal pra idade dele…

  7. Mara disse:

    Eu uso milnutri zero açúcar misturado com mucilon e farinha de aveia. Misturo tudo num pote grande e acrescento uma porção desta mistura ao leite. Também sempre me preocupei com o consumo de açúcar. Minha filha hoje tem quase 2 anos.

  8. Maria Emilia disse:

    Olá. Ainda estou gestante de meu primeiro bebê e fico bastante atenta às orientações da alimentação pq temos esse compromisso em nossa casa. Fiquei com um dúvida sobre a questão do açúcar até os dois anos. Ainda Não sei a partir de que idade a criança passa a usar outros tipos de leite, mas pelo que observo chega um momento que a criança passa a usar leite em pó ninho (tem até as fases por idade). Este tipo de leite tb n deve ser uma opção saudável pq deve ter muito açúcar. Qual seria o substituto dele quando já n se tem mais o leite materno?

    1. Melina disse:

      O ideal é conversar com um nutricionista, mas dá uma olhada nos ingredientes do produto. Se tiver açúcar, vai estar escrito no rótulo. Dependendo da idade, a criança já pode ir para o leite de vaca mesmo… Por isso, o ideal é conversar com o médico ou nutricionista que acompanha vocês :)

  9. Renata correa disse:

    Olá boa tarde! Meu bebê está com 10 meses e não quer mais tomar mingau, papinha de farinha lactea, nenhum tipo de massa feita no fogo(papas), nada que eu dê de colher estilo papa, vitaminas com frutas. NADA QUE SEJA EM MAMADEIRA E ATÉ ALGUMAS EM COLHER. O que ele ta comendo melhor é sopa salgada. E só! Ele ainda mama, mas o leite materno não sustenta mais! Não sei mais o que da pra ele. Ja tentei muita coisa e sem sucesso! Ta magrinho . 9kg . O que eu faço para ele comecar a comer e engordar. ???

    1. Melina disse:

      Consulte um nutricionista infantil para te ajudar! :)

  10. Janae Pereira da silva disse:

    Hoje em dia é muito difícil ter filho é muito palpite de pessoas que acha que ter 10 filhos t mais sabedoria do que as de mais.
    O açúcar é o que faz mais mal ao bebês e crianças pode perceber quando agente entroduz um leite de lata o organismo da criança fica lento ela não faz coco tem prisão de ventre e cólicas por conta do maldito açúcar. Aí quando vc diz meu filho não vai comer estás coisas, todos diz é besteira deixa ele ser feliz, que mãe mais careta, gente eu fui criada sem comer nada destas coisas nem um tipo de doce nem leite de vaca eu tomava só de peito mesmo quando era criança fui criada na roça e isso eu vejo que minha saúde é boa por conta disso, tenho dois filhos o primeiro fiz tudo entrado mamou 1 meses no peito só ai comecei dar leite de lata e. Outras idiotices foi comer com 1 ano de idade hoje tem 5 anos e não come nada de legumes e frutas é muito difícil só come arroz feijão ovo banananao não come carne fico doida. Tenho um bebê 7 meses e com ele fiz tudo diferente mama no peito come de tudo não dou nada que é doce industrializado nem papinha aquelas compradas em mercado come tudo natural, foi difícil no começo mais está valendo muito a pena

  11. Luana disse:

    Minha filha tem 1 ano e 5 meses nunca aceitou mingau nem outro leite a não ser o do peito, come tudo e é muito saudável

  12. Bruna disse:

    Acho que é complicado banir o açúcar, da vida de qualquer pessoa. Todos devem saber que carboidratos se transformam em açúcar depois de ingerido e esse é o problema da obesidade hoje. Alguns casos realmente a criança tem um metabolismo mais rápido e por isso, após análise os pediatras recomendam as “farinhas lácteas”. Hoje todo alimento tem açúcar, seja ele industrial ou não, o fato realmente é você controlar seu filho.
    Diante disso não vejo mal em deixar um docinho de vez em quando, mas também não faço as vontades que ele acha ter. Como já tenho três filhos, por experiência própria posso atestar que não é o açúcar a criar mal hábitos alimentares, mas a má educação alimentar e até psicológica que pode fazer seu filho se tornar uma criança descontrolada.

  13. lucia cristyna disse:

    Olha meninas meu bb esta com 5 meses toma o leite Aptamil premiun 1 desde 9 dias de vida, se dar super bem! com 4 meses começei acrescentar farinha Lactea ele gosta bastante…Jà come frutinhas toma sucos agua ele e comilao e saudavel nk gripou,eleest com quase nove kls…mas eu creio q cada criança reagi de uma forma por isso indico fazer o teste pois podem reagir bem ou mal…

  14. Olha meninas meu bb esta com 5 meses toma o leite Aptamil premiun 1 desde 9 dias de vida, se dar super bem! com 4 meses começei acrescentar farinha Lactea ele gosta bastante…Jà come frutinhas toma sucos agua ele e comilao e saudavel nk gripou,ele esta com quase nove kls…mas eu creio q cada criança reagi de uma forma por isso indico fazer o teste pois podem reagir bem ou mal…

  15. Aline disse:

    Gente eu tive minhas filhas muito no va com 16 anos hoje tenho uma de 16 outra de 12 e a outra com 6 anos de idade. Hj me arrependo meuito de ter dado essas farinhas muito cedo p minhas filhas hj elas sofre as concequencia minha filha de 16 anos sofre com a obsidade e outros problemas q a obsidade traz sem falar da depressão, e outros tipos de alergias a alimentos e hj to correndo atraz de medicos endrocnologista psiquiatras gatro intestinais nutricionista e o gasto com ecames muito csro e tudo mas p tratar dela pq ela nunca teve uma alimentação equlibrada pq sempre era mamadeira mingau desse tipo de farinha. A outra de 12 anos tem uma alergia alimentar tbm devido a má alimentaçao ela tem uma dermatite nas dobras do joelhos e cotovelos des de bebesinha apareceu essa alergia fiz exames e a dotora me falou q nao tem cura so controle e no sangue devido a ma alimentação.. na epoca eu levei uma baita broca devido os mongau q eu dava pra ela. Depois a minha filha de 6 anos sofreu com intolerancia a lactose aos 2 anos o medico me falou q infelismente a culpa era minha pq ela tinha uma má alimentaçao hj eu me arrependo muito e muito dificil tambem mudar isso. Mas eu aprendi e passo p vcs nao cometerem o mesmo erro com os filhos de vcs pode dar o mingau sim e gostoso toda criança gosta mas q seja na idade certa na quantidade certa. Quando eu me lembro da maneira errada q eu alimentava minhas filhas uma mamadeira de leite com açucar e esses mingau industrializados nossa mas eu tbm era apenas uma adolescente nao tinha conhecimento de nada hj tenho q tratar das minhas filhas cudar delas e tentar recuperar o tempo peerdido tento mudar a alimentaçao delas.
    E passo p vcs nao façam o mesmo erro pq as concequencias vem la na frente infelismente os problemas q minhas filhas sofrem hoje a mas de 15 anos foi meu.

  16. franciane disse:

    Agora lançaram um Mucilon SEM AÇUCAR! Foi ai que minha filha conheceu o Mucilon, após seus 3 anos de vida. rsss

  17. Luciene disse:

    Dei Mucilon ao meu primeiro filho com 2 meses de vida na mamadeira junto com aptamil apenas 1 medida , ele tmbm mamava no peito mas não era suficiente pra ele , tinha intestino preso e morria de fome , a pediatra dele nunca deixou mas sempre me mandava por supositório e fazer estimulação pra ajudar ele a fazer cocô , ele tmbm tinha cólicas terríveis , mudamos o leite dele mil vez gastei horrores e por fim resolvi seguir minha intuição , preparei a mamadeira de Aptamil , coloquei dentro óleo mineral , Mucilon multa cereais e dei a ele , antes da mamadeira dei espasmo cilidron por minha conta pra cólica , é um remédio antigo . Resultado ele simples nunca mais teve colicas , mamava super bem , o intestino que chegou a ficar 10 dias sem funcionar passou a funcionar todo dia e ele nunca ficou obeso , nunca teve anemia e nunca teve nenhum tipo de problema de saúde . Hj ele tem 6 anos é super saudável , come de tudo e pasmem não gosta de doces , nem bolachas recheadas . Nunca deixou o peito por causa da mamadeira , mamava no peito depois pegava mamadeira , foi assim até 1 ano , pegou chupeta tmbm . Não ficou doente e hj tem.uma saúde de ferro ,nunca precisei dar suplementos de vitaminas nem.sulfato ferroso nem nada pra ele .
    Hj tenho um bebê de 50 dias e já toma espasmo cilidron , está no peito e toma mamadeira de Aptamil e já coloco Mucilon com óleo mineral pq tmbm tem intestino ressecado , estava sem.fazer cocô a 7 dias , gritava de dor e escalava a gente , levei na pediatra mandou dar fórmula , dei nan supreme não deu certo só serviu pra aumentar a cólica , dei Aptamil profutura , e ela indicou enfamil geantlease , coloquei suposto nele e nada resolve muito peido e muitos arrotos . Enfim parei com tudo que a Dra mandou e fiz exatamente como fiz com meu outro filho , estou dando Aptamil 1 pra ele com Mucilon multi cereais , óleo mineral , dou água tmbm , e espasmo cilidron pra cólica tem uma semana que comecei e ele.evacua todo dia belezinha cocô amarelinho e pastosinho , não tem cólicas , dorme super bem , e está saudável . Enfim cada mãe sabe o melhor pro seu filho . Pro meu deu super certo e agora tá dando certo de novo . Eu sigo meu instinto e sempre peço a Deus uma direção . Graças a Deus estamos em paz e com noite e dias tranquilos , ele acorda de 3 em 3 horas como um relógio e mama super bem arrota e dorme sem.cokica sem choro estamos todos em paz e com qualidade de vida . Essa é a minha experiência com a maternidade .

  18. Leila disse:

    Apenas com o intuito de atualizar o post, hoje já existem farinhas como o Milnutri e Mucilon sem adição de açúcar!

    1. Melina disse:

      A maldotextrina presente nesses dois produtos nada mais é do que um tipo de açúcar, com altíssimo índice glicêmico que promove um pico de insulina ;)

  19. Lourdes5 disse:

    Tbm sou mae tenho um bb de 2 meses qiase 3…estou procurando um leite artificial p dar p ela, tbm com custo menor…tentei analisar pelo valor nutricional buscamdo infoemacoes sobre os leites (foemulas nan, aptamil, nestogeno..esses)e sobre os mucilon, gremogema, q eram os quais minha mae me deu os quais contem açúcar. Porem fazendo uma preve analise da minha alimentacao regada, com mingau com acucar, leite com acucar, e danoninhos da vida, pensei ta ai por isso q sempre tive o efeito sanfona na adolescencia e agora na fase “adulta” ainda to obesa(30anos), infelizmente a obesidade esta relacionada ao psicologico, e desde sempre por nao conseguir lidar descontei na comida, entao maezinha nao se culpe, de amor p seu filho, o eduque, cuide, vigie o alimento seja ele qual for o melhor sempre vai ser o dado com amor. Obs estou dando esses leite nan Confort 1, e vendo minha filha com colica, e eu me culpando de nao ter leite, e esta com medo de nao ter dinheiro no final do mes p falta p ela. O amor é o q nitri maezinha para de se culpar

  20. Jéssica Mendes disse:

    Meu bebê tem APLV, entao eu dou leite de inhame com banana ou faço o mingau d fubá (na agua) e bato cm banana. Será q ele pode adquiri diabetes por causa da banana em todas as mamadeiras?

  21. Tatiana disse:

    Minha bebe tem refluxo e a unica coisa que melhorou foi mucilon, nao optei pelas formulas Ar por medo de ressecar muito ja que com mucilon ela faz coco certinho. Alguem tem alguma dica ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − cinco =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados