Lá em Casa

Salto de desenvolvimento aos 2 anos: será que foi isso?

19 de outubro de 2016

A última “fase daquelas” da Ana Júlia foi tensa. Foi tão longa que depois de um tempo achei que não era mais fase… achei que não ia passar. Mas passou, faz só alguns dias, ainda estou com medinho que contar vitória. Estou tentando descobrir se foi um salto de desenvolvimento aos 2 anos.

salto de desenvolvimento aos 2 anos

Foram mais de dois meses fugindo do quarto toda noite para não dormir. Caindo de sono, muito tarde e saindo da cama, correndo da gente, perturbando a irmã… a gente surtando, diariamente!

Cheguei a pensar no tal do pico de crescimento (leia mais aqui Afinal o que são saltos de desenvolvimento?), mas não encontrei nada sobre salto de desenvolvimento aos 2 anos.

Mas não quis acreditar que tinha “perdido” a minha filha que sempre foi um verdadeiro sonho na hora de dormir.

Entretanto, que salto seria?? Ela já fala, corre, anda, pula, grita, canta… me dei por vencida.

Todo dia me preparava para ser “da paz” na hora que a Ana Júlia fosse começar a cena. E fui… em duas das 60 noites. Talvez em outras cinco, eu tenha sido bacana por pelo menos uns 25 minutos. Mas o sono, a raiva, a revolta me venceram na maior parte do tempo.

Depois de gritos, choros, insistências, desenvolvimento de mil e uma técnicas, tentativas sem fim de fazer tudo da melhor maneira possível, passou. Simplesmente, PASSOU!!

Faz mais de uma semana que a Ana voltou a dormir boazinha, sem dramas, exatamente como fazia antes.

Por outro lado, notei dois grandes marcos do desenvolvimento de uns dias para cá: o desfralde evoluiu quase 100% e ela fala tudo o tempo todo. Diálogos completos, sobre qualquer assunto – praticamente conversar com a Manuela.

Enfim, acho que de fato foi um salto de desenvolvimento aos 2 anos: Ana Júlia (agora com 2 anos e 5 meses) passou por uma grande evolução fisiológica e de comunicação, que nos tirou algumas noites de sono. Mas estou crendo que definitivamente passou!

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 16 =

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Me segue no snap!

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados