Na minha última ida ao shopping, nessa minha terceira gravidez, vi que havia uma vaga de estacionamento para gestantes, junto com as demais preferenciais.
Só não deixei o carro por lá porque fiquei na dúvida: como comprovar que eu sou gestante para usar a vaga preferencia? No insta, o pessoal brincou que a credencial é a barriga, mas lembrando que eu não vou ficar do lado do carro, né? rs
Enfim, pesquisei bastante e recebi muita informação conflitante, mas oficialmente cada município tem sua lei. Aqui em Curitiba, falei direto com a assessoria do Detran Paraná e a resposta foi: “vaga de estacionamento para gestantes NO ECZISTE” hahahaha. Brincadeira, não foi assim. A resposta foi:
Até existe um projeto de lei federal em tramitação (e já notei que existem leis municipais em alguma cidades nesse sentido) que vai facilitar demais a nossa vida. A ideia é que a gestante retire uma credencial no Detran de seu estado que será válida até o bebê ter dois anos de idade. Que coisa mais linda! Até o momento (setembro de 2021), o projeto ainda estava em tramitação.
Primeiramente, se você não é do Paraná, vale pesquisar se o seu estado não tem uma lei municipal que regulamente essa vaga preferencial. Vai que tem e você ainda não sabe.
Se não há essa lei municipal, provavelmente as vagas preferenciais são somente em estabelecimentos comerciais. Assim, não há uma regulamentação muito específica. Muitas leitoras comentaram que deixavam no painel do carro a carteirinha de gestante. Enfim, é uma opção.
Porém, melhor ainda é questionar os estabelecimentos para poupar dor de cabeça. Eu vi essa vaga de gestante no Shopping Estação e também no Mueller. São várias vagas bem próximas às portas principais, é MARAVILHOSO. Além de serem mais espaçosas, o que ajuda para abrir bem a porta. Já fico pensando na hora de colocar o bebê no banco de trás!
Você já usou a vaga de gestante?
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais