Para Mães e Pais açúcar para bebês

Por que não pode dar açúcar para bebês?

21 de agosto de 2021

Não é frescura, não é chatice, é recomendação oficial do Ministério da Saúde: não se deve oferecer açúcar para bebês e crianças menores de dois anos. E isso significa: coisas com açúcar em sua composição não devem ser dados os bebês. Isso inclui sucos industrializados cheios de açúcar, bolachas (sim, a de maisena também), doces em geral e até os engrossantes, lembram do post sobre o problema de engrossar o leite?

Sei que é dureza e que é difícil para muitos de nós, devido aos hábitos alimentares que temos desde a infância. Mas precisamos estar sempre com a mente aberta. E isso significa entender o porquê das coisas!

Pedi para a Paola, nutricionista do blog Maternidade Colorida, explicar um pouco mais sobre por que não se pode dar açúcar para bebês. E ela listou as razões pelas quais os menores de dois anos não devem consumir. Esses também são bons motivos para todos o resto das pessoas do mundo, de qualquer idade, controlar mais o consumo!

Caloria vazia

Ou seja, todo açúcar que é consumido engorda, mas é nutricionalmente nulo! Você pode levar o bebê a desenvolver sobrepeso!

Vicia!

Com o consumo de açúcar nos primeiros anos, as papilas gustativas do bebê ficam viciadas. A criança acaba sendo preferindo o doce e passa a rejeitar outros alimentos! Além disso, o açúcar também ativa determinados neurotransmissores promovendo a sensação de bem-estar, o que também contribui para o vício.

Dificulta a rotina alimentar e a formação de bons hábitos alimentares

Comemos quanto temos fome. Temos fome quando nosso corpo precisa de energia. Quando a criança tem seu organismo cheio de açúcar, tem energia de sobra. Assim, não terá fome e será mais difícil estabelecer a rotina alimentar com as refeições saudáveis nos momentos certos. “Os hábitos alimentares são formados na infância e precisamos promover o que é saudável. É possível mudar mais tarde e no futuro? É, mas com muito mais dificuldade”, alerta a nutricionista.

Faz mal à saúde

Sim, para a saúde de todo mundo. Na infância, isso é ainda pior. Estudos apontam que crianças que consomem açúcar têm maior risco de desenvolver diabetes, obesidade e problemas relacionados.  A saúde dos nossos filhos é nossa responsabilidade.

Não dar açúcar para bebês: mudança começa em nós

Eu sei MUITO bem como é difícil cortar o açúcar da alimentação de nossos filhos. E a gente ainda tem a cultura do “é só um pouquinho”. Mas precisamos ser conscientes da responsabilidade que temos sobre eles. Bebês não precisam de açúcar para serem felizes. Eles precisam de amor e cuidado!

Só para vocês não me odiarem, vejam as recomendações oficiais sobre oferecer açúcar para bebês:

Trecho do Guia Alimentar para Crianças menores de dois anos, do Ministério da Saúde

 

Trecho do Manual de Alimentação sobre a alimentação para crianças abaixo de dois anos, desenvolvido pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria

E no restante da infância?

Confira algumas dicas para ajudar no equilíbrio no consumo de doces na infância :)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Maristela Aragão disse:

    Texto Maravilhoso!

  2. Márcia figueiredo disse:

    E qual a sugestão de cardápio para café da manhã e lanches? Somente frutas e legumes? Não pode pães, bolos, biscoitos… até os dois anos?

    1. Melina disse:

      Frutas são a melhor opção para o café da manhã. Pães não precisam levar açúcar… Você poder ver muitas dicas no blog da nutricionista Paola – http://www.maternidadecolorida.com.br. E também pode ver aqui: https://maternidadesimples.com.br/inspiracoes-para-o-cafe-da-manha-das-criancas-1-a-7-anos/

  3. Paula disse:

    Adorei! Já aboli o açúcar da minha vida faz tempo. O que não melhora mesmo é o estresse, pelo fato de eu ver ainda muita maldade no ser humano. Tem gente até que associa isso ao açúcar, acredita? Vou estudar mais a respeito. Parabéns pelo artigo! Vou encaminhar!

  4. Eduardo disse:

    Grato por compartilhar!!! Eu também concordo e sempre falo isso para as minhas clientes!! Sou fotógrafo e as mães pedem muito o ensaio Smash The Cake… Eu sempre indico o Smash The Fruit… Um bolo de melancia é lindo e muito mais saudável do que um bolo de verdade!

    1. Melina disse:

      É lindo esse ensaio!!

  5. Viviane disse:

    Ok! Vou deixar minha experiência!
    Tenho duas filhas 1 de 16 e agora uma de 9 meses, na minha 1 eu era assim não dava nada só leite puro ela não comia nada praticamente nada vez ou transferência um biscoito de maisena( o tal proibido)
    Como ela não mamou no peito era só o leite complemento msm não gostava de comida pq introduzi tarde aos 6 meses e sabe o resultado? Uma criança chata que não come absolutamente nada que vivia doente de uma coisa ou outra imunidade sempre baixa etc agora uma adolescente magra q tbm não come nada!
    Quanto a bebê de 9 meses? Ah kkk come desde os 4 meses mama complemento com o tal mucilonzinho come biscoito de maisena sim ( recheado não) come frutas não é fã de suco mas ama água e água de coco, doces realmente não dou mas se ela quiser maior eu dou!
    Esse negócio de tudo faz mal e um saco viu por isso as crianças já crescem frustradas!

  6. Suzana disse:

    Olá! Gostaria de saber se o açúcar consumido pela mãe é passado ao bebê durante a amamentação! :)

  7. Carla disse:

    Pois é.. eu tenho um bebe de 8 meses que até o sexto mes nao podia beber água, hoje ele não gosta de água. Tudo hoje em dia faz mal e a gente procura várias opções para dar ao bebê e não emcontra, no final ele fica com fome.

    1. Melina disse:

      Acredite, dois meses não é suficiente para um bebê começar a gostar de nada. Ele ainda está aprendendo tudo. Dizer que não gosta de água, por exemplo, é bastante precipitado. Nunca ouvi falar de um bebê dessa idade apaixonado por água.
      Mas esse post é para trazer informação científica. A decisão continua sendo dos pais ;)

  8. Sheila disse:

    Melina, minha filha tem alergia a proteina do leite, aplv. Ela esta com 1 ano, ate 6 meses somente leite materno, apos comecei trabalhar e introduzi leite espeical neocate frutas e depois papa salgado e agua. Ate um amo somente frutas legume carnes arro e massa de arroz e agua sem sucos. Como ela tem muita restriçao alimentar pediatra autorizou dar uma bisnaguiha pra ela, tem especial sem leite, ele disse que quantidade açucar muito pouco e nao fara mal, ja q ela nao pode comer praticamente nada. Vc acha q essa bisnaguinha fara mal a ela?

    1. Melina disse:

      Sheila, sempre vai ter alguém mais radical que vai dizer para você não dar. Eu acredito que indicado pelo médico e com equilíbrio (e pela idade do sua filha), não tem porque não dar. Não precisamos de radicalismos, né? Deus abençoe vocês!!

  9. Julliene disse:

    Minha filha de 1 ano e 4 meses também é Aplv e ovo
    Aprendi fazer um pão caseiro sem leite e sem ovo, fica maravilhoso mas somente por 2 dias. Uso e abuso das frutas, sucos, chá, água de coco e muita água ela ama!

  10. Cristina disse:

    Concordo com a Viviane as crianças crescem chatas e não querem comer nada.

  11. Gil disse:

    amei o texto da viviane,baseado em sua experiência de duas filhas.Tenho um bb de 1 ano e 1 mes..Minha mãe criou 8 dando de tudo,tds tem boa saude. RS Rs

  12. Victor Gomes Delfini disse:

    Excelente post, o final diz tudo: “Bebês não precisam de açúcar para serem felizes. Eles precisam de amor e cuidado!”
    Dentro de 4 anos pretendo começar a ter minha família.

  13. Bianca disse:

    Não da pra comparar as crianças de 20 anos atrás com as crianças de hoje em dia. Os alimentos são muito piores e o estilo de vida muito mais sedentário .. Então não acho válido isso de que minha mãe criou tantos filhos e hoje eles estão ótimos …..

  14. Carla disse:

    Não concordo com nada que seja 8 nem 80. A tendência de dizer JAMAIS de açúcar antes dos 2 anos é fora da realidade. As mães de primeira viagem leem isso e ficam tão, mas tão piradas que até o bolo do smash de cake de 1 aninho do filho querem fazer de frutas. isso, agora está na moda, smash só com frutas (Oi??). Meu filho se lambuzou com o bolo de 1 aninho no smash. Experimentou, deixei coloccar na boca e está firme e forte sem problemas de saúde nenhum.

    De vez em quando come bolo, se estou com algum sorvete na mão ou outra coisa também dou para ele experimentar. Isso 1 vez por semana ou até menos do que isso. Isso é viver, ser feliz, deixar a criança experimentar as coisas. Não, não, meu filho não é viciado e eu também não sou fanática por comer só coisas saudáveis, sem açúcar e orgânicas. A ideia é linda, mas o dia a dia é bem diferente disso. Fica a dica para as mamães e para o blog também, tudo com parcimônia não faz mal, ok?

    A propósito, ADORO o bloge sigo sempre!

  15. Cristiane disse:

    Adorei o texto…agora segue quem quer, vc só está passando a informação, muito válida por sinal…Porque o açúcar não é bom para ninguém, já foi comprovado que é pior do que qualquer droga….Educar é difícil….reeducar é pior ainda.A minha prima,tem 5 anos,come d td desde bb,agora está passando por uma reeducação alimentar,pq comer d td é bom ,mas nem td é saudável .Além de estar acima do peso ainda tá com triglicerídeos alto…para as mamães que não concordam,pensem bem,pq é melhor adiar essa droga na vida das crianças, do q depois sofrer pq a criança ñ quer deicar d comer.

  16. Gleycieli Santana Monteiro disse:

    Meu bebê começou a comer aos 6 meses. O importante é saber como apresentar a alimentação a criança. Tem mães que dizem que não dei antes dos 6 e quando fez 6 não quis comer… isso por que antes tem que apresentar as frutas, verduras, legumes aos filhos. Comida de bebê até um ano não leva sal e nem açúcar. Mais ela pode ser temperadas com ervas finas. Muitas pessoas não sabem como começar e inicia errado ou não tem paciencia. Preferem a praticidade dos instrualizados… bebê nos que formamos o paladar deles…

    Meu bebê tem 1 e 7 meses e comem direitinho. Manhã frutas, tapioca, crepioca ou pizza de farelo de aveia. Almoça arroz feijão, verduras ama principalmente brocolis, macarronada. Faço os molhos. a noite janta macaxeira, inhame, batata, sopa.. bebê bem saudável. E de doces… ele como sem açúcar. Só saber fazer… a banana substitui o açúcar. Ela adoça e é uma delícia….

    Um doce simples e rápido

    3 Banana bem madura, 1cs de cacau 100% 30ml água e leva ao fogo deixa cozinhar sempre mexendo. Panela antiaderente. Coloca geladeira e fica delicioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados