Para Mães e Pais CARDÁPIO CAFÉ DA MANHÃ DAS CRIANÇAS INFANTIL

Café da manhã das crianças: o que oferecer nessa refeição

15 de novembro de 2015

Você sabe o que oferecer no café da manhã das crianças? Esse post foi escrito em parceria com a nutricionista Paola Bueno Preusse, do blog Maternidade Colorida.

O café da manhã é uma refeição muito importante! “Todas as pessoas precisam tomar um café da manhã completo. Passamos a noite toda sem nos alimentarmos e gastamos muita energia, pois nosso organismo não para. Ao acordar, precisamos repor essa energia e nos prepararmos para o dia que virá”, comenta a nutricionista Paola.

Lembrando que é na infância que os hábitos alimentares são formados, não podemos ignorar a necessidade de ensinar nossos filhos a comerem adequadamente nessa refeição.

Pensando nisso tudo, a nutricionista esclareceu alguns pontos bem importantes sobre o tema:

COM QUE IDADE O BEBÊ DEVE COMEÇAR A TOMAR CAFÉ DA MANHÃ?

A refeição “café da manhã” é um hábito que deve ser introduzido a partir de um ano de idade. “Porque é nesse momento que se aumenta a gama de comidas que a criança pode comer. Além disso, já se passaram seis meses da introdução alimentar e ela já está acostumada a se alimentar de outras coisas além do leite”, comenta Paola.

Depois dos seis meses – início da introdução alimentar – deve-se priorizar o aleitamento materno livre demanda e a inclusão de frutas no lanche da manhã e lanche da tarde. Se a criança tomar fórmula, pode tomar uma mamadeira ao acordar e mais tarde comer uma fruta, não precisando ingerir bolachas ou pães.

“A fruta é a melhor opção para os lanches dos bebês menores de um ano. Lembrando que nessa idade não é indicado a criança tomar sucos, mesmo os naturais, por conta da quantidade elevada de açúcar. Prefira dar a própria fruta para o bebê até 12 meses.”

MEU FILHO SÓ TOMA LEITE DE MANHÃ. TEM PROBLEMA?

Se a criança tem menos de 1 ano, não há problema nenhum. Mas a partir desta idade, ela precisa começar a se alimentar adequadamente com um café da manhã completo.

“Se a criança ainda mama no seio, o aleitamento deve ser livre demanda. Então, ela pode mamar ao acordar, mas logo em seguida deve ser levada à mesa para comer outros alimentos”, explica a nutricionista.

Se a criança toma fórmula, a especialista indica que o leite seja oferecido na mesa de café da manhã, preferencialmente em um copo (com bico ou não). “Se a criança tomar uma mamadeira de fórmula na cama assim que acorda, estará com seu estômago cheio e não vai querer comer outros alimentos. Afinal, é muito mais gostoso tomar um ‘mamazinho’ docinho deitada do que sentar na mesa e se ‘esforçar’ para se alimentar. Mas é uma mudança que deve acontecer, pois o leite contempla apenas um grupo alimentar além de não estimular a mastigação.”

É comum, até pela falta de insistência nossa (digo “nossa” porque aqui em casa também sofro disso), que a criança prolongue o hábito de querer apenas tomar leite pela manhã. Mas é preciso mudar isso.

Por isso, a nutricionista afirmou: se for preciso, tire o leite do cardápio para incentivar seu filho a comer outros alimentos. “Ofereça um suco e outras fontes de cálcio nessa refeição, pois o leite supre as necessidades energéticas da criança e ocupa um espaço grande no estômago, tirando o apetite”. explica.

café da manhã das crianças

MAS O LEITE NÃO VAI FAZER FALTA? QUANTO LEITE A CRIANÇA PRECISA TOMAR?

Segundo a nutricionista, a nossa cultura transformou o leite no herói do cálcio, mas se a criança pode comer derivados do leite e tem uma alimentação variada e rica em vegetais, ela não precisa do leite em si para consumir o nutriente. “É mais cultural do que necessário. Temos muitas outras opções ricas em cálcio. Tente oferecer para a criança iogurte natural, queijo, ricota, gergelim, amêndoas, castanhas, que são outros alimentos ricos no nutriente.”

TENHO MEDO QUE O CAFÉ DA MANHÃ DAS CRIANÇAS INTERFIRA NO ALMOÇO.

A partir de 1 ano, os pais precisam introduzir a rotina alimentar, tendo o café da manhã como uma primeira refeição. Se a criança acorda muito tarde, então atrase o horário do almoço. Se a criança precisa almoçar em um horário determinado por causa do horário da escola ou outro motivo, então faça-a acordar mais cedo e, para isso, coloque seu filho na cama mais cedo para que durma tudo o que precisa. Tomar o café da manhã não é negociável.

MEU FILHO NÃO QUER MAIS COMER NO CAFÉ DA MANHÃ. O QUE FAZER?

Os pais precisam determinar como será a rotina de alimentação da criança e pular o café da manhã não é uma opção. Se a criança não quer mais comer, tente variar os alimentos, invista em apresentações mais lúdicas, tire o leite (ou outro alimento que é o único que a criança come) para que ela tenha apetite para outros alimentos.

“Insista, converse com seu filho, mas se há muita dificuldade, procure um profissional da nutrição para que haja um acompanhamento individual.”

A CRIANÇA PODE COMER SÓ FRUTA NO CAFÉ DA MANHÃ?

Não, porque o café da manhã das crianças precisa ser uma refeição completa e balanceada com todos os nutrientes. A partir de um ano, você precisa inserir outros grupos, inclusive o carboidrato: pão, torrada, bolo caseiro, biscoito salgado caseiro, panqueca integral, etc.

“Carboidrato no café da manhã vai ser algo com um farináceo, mas sempre de boa qualidade. Então, prefira tudo o que é caseiro e fresco. Evite ao máximo os industrializados.”

Além do carboidrato e da fruta, o café deve contemplar fontes de proteína: leite e derivados, pasta de grão de bico, atum, frango desfiado, ovo, tofu, entre outras opções. “Em relação ao ovo, eu indico três vezes na semana, considerando todas as refeições e não apenas o café da manhã.”

OUTROS ASSUNTOS

Chá: Segundo a nutricionista, a indicação é que tome a partir de um ano, mas não é uma opção interessante para o café da manhã, pela ausência de nutrientes e calorias. “Chá preto, mate e outros com cafeína, eu indico apenas após os 7 anos – assim como café preto”, orienta.

Fórmula após 1 ano: A princípio a criança já pode tomar o leite de vaca após um ano de idade. Então, a indicação da continuidade da fórmula após 12 meses só deve acontecer com orientação de um pediatra ou nutricionista que acompanha o seu filho.

“As fórmulas têm nutrientes diversos, mas elas também têm açúcar. Então, é preciso avaliar esse consumo. Além disso, se a criança come adequadamente, ela não depende dos nutrientes dessa fórmula para estar saudável, assim como não precisa do leite.”

Mingau: Mingau nada mais é do que leite com algum engrossante (lembra que falamos do problema deles aqui). A criança está se enchendo de leite com açúcar e não está se alimentando com todos os grupos alimentares necessários para o café. “Ainda que se use uma aveia ou outro ‘engrossante saudável’ para fazer o mingau, a criança não está sendo estimulada à mastigação, além de comer algo mais doce. Isso precisa mudar.”

Achocolatado: É um alimento rico em açúcar e desnecessário. “Se a criança já tem mais de sete anos, come bem, tem uma alimentação saudável, não come doces, ela pode tomar leite com achocolatado. Mas por que não colocar, então, cacau no leite e esquecer do açúcar – que é um hábito de adulto e não da criança?”, questiona.

Doces em geral: O açúcar só deve ser inserido na alimentação – e com equilíbrio – após 2 anos de idade. Um bolo ou biscoito caseiro podem ser oferecidos no café da manhã. “Mas lembre que um suco ou a fruta já são alimentos doces, então, não limite a refeição a alimentos adocicados. Não é necessário ter um carboidrato doce todo dia no café da manhã”, orienta Paola.

Alimentos integrais: A partir de seis meses, o alimento integral já pode ser oferecido para as crianças. E são melhores opções de alimento, pois não passaram pelo processo de industrialização que perde muitos nutrientes. Lembrando que é importante aumentar a quantidade do consumo de líquidos para que as fibras dos alimentos integrais contribuam para melhor funcionamento do intestino.

Chia: Pode ser inserida na alimentação das crianças, sim! Faz muito bem para a saúde. Para bebês abaixo de um ano, é importante hidrata o grão antes de oferecer.

Acompanhamento profissional: criança com baixo peso, com anemia, que se recusa a comer determinados alimentos, com restrições alimentares e outros casos específicos precisam de acompanhamento de um nutricionista. Ainda que o pediatra acompanha seu filho, o nutricionista é especializado em uma área que o médico não é, então procure ajuda deste profissional.

Bebês: Já foi falado ali em cima, mas vale a pena retomar. A partir dos seis meses, você vai oferecer fruta para a criança no lanche da manhã. No “café da manhã”, vai ser leitinho mesmo (seja materno ou fórmula). E assim vai até 1 ano de idade. Antes dos 12 meses, a criança não deve tomar leite de vaca, suco de frutas e nem consumir açúcar (o açúcar é só depois dos dois anos), então bolos, biscoitos industrializados (como o de maizena), mingau ou vitaminas estão fora de cogitação.

Industrializados: Os alimentos industrializados nunca serão tão bons quanto os naturais. Vale sempre observar os ingredientes, preferir os com menos açúcar, conservantes e outros ingredientes “estranhos”. Yakult tem muito açúcar e deve se observar a idade da criança que irá tomar. Cream cheese pode ser uma boa opção dependendo dos ingredientes, mas a nutricionista sugere o requeijão orgânico. Sobre a magic toast, é melhor variar entre pães diferentes mesmo.

Um alerta muito importante da profissional é: varie o cardápio e invista na apresentação para incluir novos alimentos. A criança não deve comer a mesma coisa todo dia, pois vai enjoar e começar a rejeitar a refeição. Precisa aprender a comer outros alimentos e os pais precisam inserir, nem que para isso, façam desenhos, usem forminhas coloridas, façam recortes divertidos etc.

Dicas de cardápio para o café da manhã das crianças

Deve-se sempre oferecer carboidrato, proteína e frutas no café da manhã das crianças. A nutricionista dá sugestões de cardápios aqui, aqui, aqui e aqui.

Ela também oferece dicas neste post e neste post (especialmente para as crianças que não aceitam o café da manhã).

Além disso, a Paola presta serviço de personalização de cardápio, considerando as necessidades da criança, a disponibilidade da família, a região de residência, o tempo disponível para estar na cozinha, a rotina e tudo mais que influencia nosso dia a dia (saiba mais aqui).

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Comentários

  1. Luana disse:

    Oi minha filha tem dois anos e meio,o meu problema está sendo no café da manha ela não toma vitaminas,não gosta de bolo,só quer biscoitinho de queijo e pão francês e não abre mão do todinho que eu sei que é prejudicial à saúde dela por isso venho pedir ajuda pra que ela possa ter uma alimentação mais adequada. Quando da umas 10:00 da manha ela come frutas almoça super bem,na verdade ela come de tudo durante o dia o problema é o café da manhã,vc pode me orientar??!!

  2. cassia disse:

    minha filha tem 2 anos e se alimenta bem,gosta de tudo.estou tentando da uma alimentacao saudavel!ainda amamento e ela toma 1 a 3 mingau por dia de aveia com o leite ninho 1+ e coloco ameixa dentro do mingau.quero uma dica de mingau com que massa posso fazer??

    1. Sarah disse:

      Oi.. meu filho mamou mucilon de arroz e aveia, q não prejudica o intestino, o leite ninho em pó prende o intestino, como ela já tem dois anos tenta dar leite semi desnatado ninho cm o mucilon sem adoçar.. com meu filho deu certo..

  3. carla maria da silva bezerra disse:

    Oi minha filha tem 2 anos e 9 meses e nao q mas toma o gagau estou desisperada pq ela nao come nada de manha alem disso e nao sei o q da pra ela me ajudem ela n come pao nem todinho nao sei p q fz.

  4. Betina saleme corrêa disse:

    Eu tenho 9 e preciso emagrecer.Essas dicas foram muito utéis para mim.Eu tenho uma Air Fraier lá em casa,ela me ajudou muito,ela tira o óleo das coisas,para quem é acima do peso,coma menos que emagrece também,e além do mais é melhor comer coisas que você gosta pela metade do que comer muita salada.Se você fizer isso por muito tempo pode ter que ganhar massa,mais é facil você come do jeito normal e come NORMAL quanto estiver no peso ideal porque se subir talvez não tenha nenhum problema,basta olhar sua altura.

  5. Willian disse:

    Eu e minha esposa tivemos que forçar um tanto a alimentação de sólidos da nossa filha. Quando ela tinha uns 8 meses, ainda estava difícil de comer, principalmente de manhã. Ela acordava bastante manhosa, não queria comer nada diferente do leite, só tomar leite de fórmula. Nós começamos a assistir um curso que compramos online e foi muito interessante. Se você quiser dar uma olhada, é da Mariana Zanotto: https://www.marianazanotto.com.br/site/curso/meu-bebe-come-de-tudo-181.html

  6. Sarah disse:

    Meu filho não gostava de pão e outras coisas de café da manhã, então passei a fazer ovo cm gema semi mole, e dar picadinho cm pão de bebe, daí ele passou a comer.. e passei a dar frutas de café da manhã, ele come todo tipo de fruta, mas no início foi difícil.. então eu fazia tudo picadinho ou cm forma de animalzinho é isso foi incentivando ele a comer

  7. Alana Karen Silva Aquino disse:

    Olá meu filho não usa mamadeira nem chupeta. Só leite materno desde os seis meses eu insisto com frutas e papinhas. Mas ele come muito pouco quase nada. Não gosta de suco e no copo bebe só se for água. Me mudem ele ta com um ano e dois meses.

  8. Mirelle Carvalho disse:

    Olá, minha filha tem um ano e meio, fico perdida no que dar pra ela tomar tanto no café da manhã, quanto no almoço e outras refeições do dia. Ela não gosta de achocolatado, de leite com café, de chá e outras bebidas. Apenas toma leite, o que fazer?

  9. Josi Lemos disse:

    O meu filho só falta comer a mesa hehheh.
    Brincadeiras a parte, graças a Deus sempre comeu muito bem desde cedo.
    Óbvio que eu dava certas coisas e ele não gostava, então eu mudava a apresentação da comida, as vezes ele não gostava da textura. Então o negócio é não desistir mamães!!!

  10. Marcela disse:

    O texto é muito bom! Mas infelizmente desconsidera que as famílias têm hábitos diferentes. E cada pessoa é única. Minha filha tem 2 anos e acorda mais tarde (9:30), vai dormir tarde (23:15), pois espera eu chegar do trabalho. Ela mama pouquinho de manhã, senão não almoça. Não é possível fazer essa refeição mais tarde, pois na sequência vou para o trabalho. Se eu oferecer café completo o almoço será eliminado, pois ela não terá fome.

  11. Jessica disse:

    Oi minha filha nao que corne. Manda nao corme frunta mem verdura o qui faco

  12. SAMARA gomes Rodrigues disse:

    Minha filha tem 2 anos e não se alimentar direito oqui faço para ela poder ter uma alimentação saudável e poder querer comer

    1. Melina disse:

      Procure uma nutricionista infantil.

  13. Wanessa Leão disse:

    Olá, tenho um filho de 1 ano, não sei o que fazer, ele não come quase nada, eu não sei o que fazer.

  14. Glaucia valin disse:

    Meu filgo com 3 anos so toma danone de manha pois leite ele nao gosta mais. Pode acordar a hora q for e ele nao come mais nada. Eu era assim qdo pequena. Colocamos ele a mesa no cafe da manha e da tarde, ele gosta de sentar a mesa com o papai e a mamãe mas so a tarde q ele come e come pão (e tem q ser puro) apos o almoço introduzo uma fruta, mais tarde uma gelatina..suco de fruta e o pão.

  15. Tenho um bebê de 1 ano e 7 meses e ele só tá mamando como fasso para ele parar de mamar?

  16. Eunice disse:

    Pode substituir o café da tarde por salada de frutas somente. Criança com 4 anos e 2 anos.????

  17. Denice da silva disse:

    Meu neto tem 3 anos, ele não pode tomar leite porque produz muita secreçao, o que posso oferecer a ele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 7 =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados