Sem categoria mãe angustiada filho na escola

Angustiada no primeiro dia de escola do seu filho?

3 de fevereiro de 2025

Seu filho está começando na escola e você está angustiada e nervosa? Eu já estive nesse situação. As minhas filhas mais velhas foram para a escola quando ainda eram bebezinho: Manuela com 8 meses e Ana Júlia com 10 meses. E eu lembro de ficar bastante ansiosa sobre o que aconteceria com elas lá, principalmente porque elas ainda eram tão pequenas e não poderiam me contar.

Essa semana, a minha terceira filha começou na pré-escola. E ainda que ela já tenha três anos, não fala inglês fluente e moramos nos EUA (conto aqui como foi Primeiro dia na pré-escola nos Estados Unidos). Então, há um certo receio de como será essa adaptação.

Uma coisa muito importante é que você não transmita essa preocupação para seus filhos, pois isso pode prejudicar o processo de adaptação deles, gerando ou amplificando sentimentos ruins para a criança.

Ainda que isso seja comum entre pais e mães, independentemente de quantos filhos tenham, nós, cristão, temos uma boa promessa que nos consola e nos sustenta. A Palavra de Deus nos traz verdades nas quais podemos descansar nosso coração.

Os filhos são do Senhor

Deus ama seus filhos mais do que você mesmo. Antes de serem seus, os filhos são do Senhor, e Ele se preocupa com eles.

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá.” (Salmos 127:3)

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei.” (Jeremias 1:5)

O Senhor nos guarda

Não há lugar que o Senhor não esteja, e Ele acompanha seu filho em todos os lugares e situações, inclusive na escola. Ele guarda a entrada e a saída e dá ordens aos anjos a respeito deles.

“O Senhor te guardará; Ele é a tua sombra à tua direita. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (Salmos 121:5,8)

“Porque aos seus anjos Ele dará ordens a seu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.” (Salmos 91:11)

Podemos levar nossas preocupações a Deus

Em vez de ficarmos ansiosos, podemos transformar as razões da nossa angústia em motivos de oração: leve sua ansiedade a Deus, ore e permita que a resposta Dele seja a paz que invade o seu coração; uma paz que a gente não consegue explicar!

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7)

“Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7)

Conselho: busque uma amiga

Nesse início de aula em que você pode estar mais angustiada, convide uma amiga para tomarem um café ou ligue para alguém que possa ouvir você e encorajá-la. Viver em comunhão faz toda diferença na nossa caminhada.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2025 - Todos os direitos reservados