A escola da Manuela tem pelo menos três lanches comunitários por ano e, sempre que posso (leia-se: tenho tempo e disposição), procuro variar e fazer algo diferente para as crianças.
Nessa semana, tentei fazer o cakepop (bolo no palito ou pirulito de bolo). Foi a segunda vez que fiz – a primeira não deu certo. Mas dessa vez, ficou gostoso e bonitinho… ao contrário dos primeiros.
Para quem quiser fazer o básico, segue a receita resumida. Não é super prático e rápido porque tem muitas etapas, mas não é difícil de fazer.
Eu fiz um bolo de baunilha de caixinha mesmo. (Ou confere: receita simples de bolo de chocolate). Asse, desenforme e espere esfriar. Como você vai misturar com doce de leite, o ideal é fazer um bolo com menos açúcar. A minha receita ficou beeem doce no final.
Amasse e esfarele todo o bolo (ou a quantidade que achar necessária). Use doce de leite cremoso para dar a “liga” necessária, fazendo uma massa possível de ser enrolada. Na última vez, tentei fazer com brigadeiro, mas não deu certo. Já ouvi de gente que faz com Nutella…humm.
Desta vez, usei uns 3/4 de doce de leite Aviação e uns 3/4 de um bolo redondo (25 cm). A massa fica mais “grossa” que um brigadeiro. Você pode enrolar do tamanho que preferir, mas se ficar muito grande, ele pode cair do palito. Essa medida deu 25 bolinhas.
Leve as bolinhas ao congelador e deixe um pouco mais de uma hora.
Coloque as bolinhas no palito. Pode ser palito de churrasco (que é perigoso para as crianças por causa da ponta), de pirulito ou de sorvete. Usei um bem simples de sorvete mesmo.
Depois banhe as bolinhas em chocolate derretido e confeite como quiser e se quiser. No meu caso, eu usei bolinhas coloridas e ainda enfeitei o palitinho com umas carinhas felizes. Dá para usar lacinhos de cetim, plaquinhas com o nome da criança ou o que achar mais interessante.
Coloque na geladeira para o chocolate secar bem. Se ele tiver ficado muito “líquido”, é melhor colocar os cakepops para secar de cabeça para baixo. Se ele estiver um pouco mais firme (o que dificulta para fazer a cobertura), você pode espetar os palitos em algum isopor para que eles sequem de pé.
Nesse caso, é até melhor porque a bolinha fica mais redondinha (de acordo com a sua habilidade de enrolar a massa) e fica mais bonitinho.
Você pode servir de pé ou de ponta cabeça e, no meu caso, eu usei uma forminha de brigadeiro daquelas maiores embaixo. Quem serve com a bolinha para baixo usa, geralmente, aquelas forminhas de doce mais elaboradas, quadradinhas, coloridas. Fica bem fofo também.
Na hora de banhar o bolinho com o chocolate, certifique-se que o chocolate também alcançou o palito, pois isso ajuda a dar maior firmeza no doce.
Uma sugestão para variar: use chocolate branco (um pouco mais difícil de manusear) e corante para mudar a cor das coberturas. Com muita criatividade, você pode fazer cakepop para festas, aniversário, lembrancinhas etc e tal.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais