Para Mães e Pais momentos especiais com as crianças no fim de ano

5 tradições para ter com as crianças no final de ano

22 de dezembro de 2015

Natal é uma época tão peculiar, né? A gente fica (pelo menos eu fico) meio nostálgico, meio sensível, meio otimista… Tudo meio junto. Aproveitando esse clima com as férias escolares (que nos rendem mais tempo com as crianças) separei cinco sugestões de tradições para ter com as crianças no final de ano. São mais do que coisas para fazer, são momentos especiais para aproveitar e ensinar aos filhos os valores que realmente importam.

VER ÁLBUM DE FOTOS DE INFÂNCIA

Se você tiver álbuns da sua infância, que tal mostrar para os seus filhos? Conte como eram suas tradições familiares quando você era criança, conte suas lembranças das festas de natal e ano novo, fale sobre parentes que talvez não estejam mais com vocês, reforce os momentos bons e ressalte a importância da união familiar mais do que os presentes. Afinal, de quantos brinquedos que você ganhou você ainda lembra ou ainda tem guardado?

FAÇA UMA LISTINHA DE GRATIDÃO

Que tal listar todos os momentos do ano pelos quais você é grato? Peça para seu filho tentar lembrar das coisas boas do ano que passou, ele pode desenhar ou escrever. E, se precisar, dê uma ajuda para ele relembrar. Tenho certeza que não faltam motivos para agradecer.

FALE SOBRE A SUA FÉ

Explicar o significado da festa de Natal (ainda que seja algo muito mais tradicional do que histórico ou bíblico) é um momento perfeito para falar sobre sua fé, caso você ainda não tenha feito. Ache livros, vídeos ou crie você mesmo um teatrinho de fantoches para contar sobre o nascimento de Jesus.

ENSINE SOLIDARIEDADE

A gente fala muito sobre dar coisas nessa época do ano. Se for possível, é muito bacana levar a criança para ver para quem ela está doando suas roupas e brinquedos. Se não der, uma forma legal de deixar isso mais próximo do seu filho é pedir para ele separar um brinquedo que ele queira dar, empacotar e vocês entregarem para alguma criança que vocês encontrarem na rua nesses dias (mais legal ainda será se você juntar com alimento ou outro item de primeira necessidade). É importante que ela veja o resultado da sua ação.

FAÇA CARTÕES COM AMOR

Separe um tempo para que seu filho faça os cartões de natal para amigos e família. Papéis, tecido, enfeites… Tudo isso vai tornar a atividade muito divertida. Mas o mais importante é fazer seu filho pensar no quanto cada uma dessas pessoas é importante para vocês. Ajude-o a entender o valor de quem faz diferença na sua vida.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados