“É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.” Provérbios 22:15
Nem tudo o que é natural nas ações dos nossos filhos é bacana e pode ser aceitado. A criança precisa ser corrigida em seus comportamentos ruins para que saiba como se relacionar com o mundo, com os outros e consigo mesma de maneira saudável – para o bem de seu corpo, alma e espírito.
Entender que é da natureza humana fazer algumas tolices nos leva, como pais, a duas reflexões muito importantes:
Crianças não quebram regras ou desafiam limites por maldade ou para tirar os pais do sério.
Então, nossa correção não parte da raiva ou sentimento de vingança, mas da compreensão que elas precisam de ajuda. Nossa correção sempre deve buscar o bem-estar e aprendizado da criança e é baseada no amor (por mais difícil que seja, com paciência e mansidão).
Entendendo que elas PRECISAM dessa correção, nós devemos nos dedicar a ensina-las com persistência até que aprendam. Não podemos ser negligentes e nos deixarmos vencer pelo cansaço ou pela preguiça. Temos em nossas mãos a responsabilidade e a possibilidade de ajudar a moldar o caráter dos nossos filhos para o presente, o futuro e a eternidade.
Seus filhos não nascem sabendo. Eles precisam ser ensinados! Não confie na “natureza” porque nem sempre ela é confiável.
Não se canse de guiar, orientar, corrigir.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais