Se você planejou sua gravidez, sua primeira consulta pré-natal foi ainda na fase dos preparativos. Se não, é provável que tenha corrido atrás de um obstetra de confiança para contar a grande notícia e preparar-se para essa fase maravilhosa. Já tive as duas experiências.
A primeira consulta do pré-natal, em geral, é para levar o exame de gravidez (o exame de sangue mesmo). O médico irá pedir uma série – gigante – de exames para gestante: de sangue, urina e fezes (odeio!) e a sua primeira ecografia, a transvaginal.
Nesse momento, é a hora de você tirar todas as suas dúvidas – principalmente se é a primeira gravidez – e falar dos sintomas que está sentindo. Seguem algumas dicas de perguntas que você pode/deve fazer nesse momento:
– Estou tendo estes sintomas (avise sobre enjoo, sono excessivo, cólicas etc). O que posso fazer a respeito?
– Quais remédios posso tomar em caso de necessidade? Se você toma algum medicamento, avise.
– O que devo fazer em caso de emergência? Sangramentos, cólicas excessivas etc.
– Posso continuar ou começar a fazer exercícios? Quais?
– Qual é a frequência das consultas?
– Em que hospitais/ maternidade o médico atende?
– Tenho que pagar alguma coisa à parte (que o plano de saúde não cobre)?
E tudo mais que você não souber!
Uma dica é você anotar as dúvidas que vão surgindo entre uma consulta e outra. Tenha um caderno, diário ou mesmo um arquivo de notas no seu celular. Com certeza, isso vai ajudar! Porque não dá para confiar muito na cabeça de gestante.
Ah, e evite buscar respostas no Dr. Google. Muitas vezes, as informações que você vai encontrar serão divergentes, assustadoras e de pouca ajuda! Você precisa saber em quem confiar e o seu médico é a melhor pessoa para isso.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais