Toda gestante, especialmente as de primeira viagem, ficam na expectativa: quando vou sentir o bebê mexer pela primeira vez?
O bebê já se mexe dentro do seu útero desde o início da gestação. As minhas filhas davam cambalhotas durante as primeiras ecografias (enquanto ainda havia espaço). Mas sentir esses movimentos pode demorar um pouco.
Grávidas de primeira viagem podem demorar um pouco mais para sentir, tendo essa percepção por volta de 20 semanas. Já as que estão familiarizadas com experiências anteriores, podem sentir um pouco antes (entre 15 e 18 semanas).
Na primeira gestação, confesso que não me lembro quando os movimentos começaram. Na segunda, com a Ana Júlia, eu lembro de ter sentido claramente com 16 semanas, na cadeira do dentista. Já na terceira gravidez, a minha primeira percepção clara foi com 18 semanas.
Logo no início, a sensação é parecida com “borboletas na barriga” ou gases, mas dá para notar a diferença devido a posição mais abaixo no ventre.
A melhor posição para sentir o bebê mexer é, sem dúvida, deitada. Aqui em casa, as meninas sempre mexeram mais à noite, na hora que eu estava me preparando para dormir. Um pouco maiores, sentia bastante após as refeições!
Em geral, é mais comum que os outros sintam “os chutes do bebê” a partir de 25 semanas.
Aqui em casa, com 20 semanas da terceira gestação, foram os primeiros “chutes” que o marido conseguiu sentir. Agora, com 22 semanas, a Abigail já começa a se mexer e eu continua a movimentação por algum tempo. Consigo chamar o marido ou as meninas para sentirem também.
Mas não precisa ficar ansiosa, daqui a pouquinho, vai dar para ver o bebê se mexendo na sua barriga! :)
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais