Sei que a gente encontra receita por toda a internet, mas quis compartilhar aqui a minha receita simples de bolo de chocolate. Fica SUPER macio. Aprendi a fazer quando ainda era criança com um livro de receitas da minha mãe e é o que eu faço até hoje aqui em casa – inclusive nas festas caseiras. Só mudo a decoração!
INGREDIENTES
– 3 ovos
– 1 1/2 xícara de açúcar
– 1 xícara de chocolate em pó
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1/2 xícara de óleo
– 1 xícara de água fervente
– 1 pitada de sal
– 1 colher de fermento em pó
MODO DE PREPARO
– Antes de começar, já ligue o forno para pré-aquecer (180º)
– Bata os ovos com o açúcar até misturar bem. Vai ficar um creme amarelinho claro.
– Coloque o chocolate em pó (eu uso nescau mesmo) e bata.
– Coloque a farinha e bata. Dica da Palmirinha: peneire a farinha antes. Isso ajuda o bolo a ficar mais fofinho e crescer melhor.
– Coloque o óleo e a água fervente. Bata. Cuidado: ele espirra para todo lugar nessa hora, rs.
– Coloque o sal e o fermento. E mexa com uma espátula ou uma colher até misturar bem.
– Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Eu usava na infância uma forma retangular. Agora eu uso uma redonda que não sei o tamanho, rs.
– Demora cerca de 40 minutos em forno de 180º. Mas eu sempre fico de olho e uso a regra da faca sair limpa. Só espere uns 30 minutos antes de abrir o forno.
COBERTURA
Você pode cobrir como preferir. Eu gosto muito de usar brigadeiro. Faça ao brigadeiro como você está acostumado. Depois que chegar no ponto, tire do fogo ou do micro-ondas (eu faço no micro) e, ainda quente, misture um pouquinho de leite. Devo usar 1/3 de xícara, algo assim. Misture bem. Isso vai deixar o brigadeiro um pouco mais mole e vai render em quantidade.
Quando o bolo estiver pronto, fure de leve com o garfo e jogue essa cobertura. Como o bolo é super fofo e a cobertura vai estar meio mole, o bolo fica molhadinho. É sensacional.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais