Na semana passada, a Ana Júlia, 4 anos, teve encerramento do projeto trimestral da escola, com o tema Guardiões da Natureza. Os pais foram convidados a ver a apresentação das crianças e também a palestra de uma bióloga. Achei muito interessante o que ela falou: levar as crianças para brincar ao ar livre é um dos passos para ajudar na preservação ambiental.
Segundo ela, ter momentos com a criança ao ar livre contribui para a criação de laços afetivos entre a criança e a natureza, o que resulta em um adulto mais consciente e preocupado com o meio ambiente.
Ela compartilhou, inclusive, a imagem abaixo. É a pirâmide de como deveria ser a relação das crianças com o meio ambiente:
Diariamente: a criança deveria brincar ao ar livre
Semanalmente: a criança deveria explorar a natureza, brincar em uma praça, fazer um passeio diferente
Mensalmente: a criança deveria visitar um parque para brincar, se divertir em família
Anualmente: a criança deveria visitar áreas mais remotas longe dos centros urbanos
É muito bacana fazer uma autoavaliação e mudar algumas atitudes em casa, né? Natureza faz bem para as crianças, as crianças fazem bem para a natureza!
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais