Lá em Casa

6 anos: o fim de uma era

30 de dezembro de 2015

E a Manuela fez sete anos. Sim, já faz quase um mês, rs. Mas me enrolei para falar algo que notei nos últimos 12 meses.

O sexto ano de vida da Manuela me mostrou que sair dos 5 anos é outro salto significativo da infância. É o fim de uma era.

Existem inúmeros parquinhos, colônias de férias, atividades especiais que atendem só crianças até 5 anos. Já notaram?

É também no sexto ano de vida que diminuem as opções de roupas e sapatos das marcas que amamos. Os modelos diminuem e algumas empresas sequer atendem a essa faixa etária.

Nestes últimos 12 meses notei também que, aos 6 anos, muita desenhos perdem a graça. Discovery Kids que dividia a atenção com Disney Jr e Nick Jr foi definitivamente abandonado e estes outros dois canais já não chamam a atenção da mesma forma que faziam.

Muitas brincadeiras não estão mais na lista de preferidas. Os cadernos de pintar, por exemplo, perderam a vez definitivamente para os livros de leitura.

Além disso, nesses últimos 12 meses, mergulhamos (sim, porque eu fui junto) no mundo difícil do Ensino Fundamental. Acabamos o ano falando em frações! Pode isso, Arnaldo?

Aos seis anos, Manuela passou a articular ainda melhor seus pensamentos e sentimentos. Passou a dizer claramente quando têm ciúme da irmã, mas também aprendeu a identificar o amor que sente por ela. Aprendeu também a nos confrontar. Muitas vezes de maneira errada e que precisa ser corrigida, mas algumas outras para nos fazer pensar: “às vezes vocês me tratam como se eu fosse uma sabe-tudo”.

Os últimos 12 meses me fizeram ver que sair dos 5 para os 6 anos é o fim de uma era, mais um marco na infância. Agora entro no sétimo ano mais preparada, mas nunca completamente pronta, para novas mudanças.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados