A Manuela começou a ter problemas com matemática no ano passado e, ao contrário da última prof, a professora atual me incentivou a criar uma rotina de estudos independente das lições de casa. Confesso que, para mim, é meio difícil, mas estou tentando. Aproveitei para pedir a ajuda dos especialistas. Por isso, convidei a Thalita Gomes para falar sobre como criar uma rotina de estudos para as crianças – inclusive para fazer as tarefas escolares diárias. A Thalita é pedagoga, pós-graduanda em Psicopedagogia e consultora do Encontro Materno – Consultoria Pedagógica & Familiar (www.encontromaternoconsultoria.com.br). Confira as dicas!
Tudo que é planejado fica mais fácil, inclusive a rotina de estudos e a hora da lição de casa. Veja quantas tarefas são enviadas por semana e o prazo de entrega. Se são dois adultos responsável pela criança, o ideal é revezar quem ira ajudar a criança até que ela atinja autonomia para realizar sozinha. Assim não fica pesado para ninguém.
Observe também qual é o melhor horário para fazer a lição de casa. Tem crianças que têm um desempenho melhor pela manhã do que à noite, pois já estão cansadas. Esse ponto é muito importante. Fazer cansado não ajuda o cérebro absorver as informações e a lição de casa que serve para ajudar no aprendizado perde o seu efeito.
Faça um calendário das tarefas e coloque em um lugar visível para ninguém esquecer nem o horário e nem se perder na divisão do rodízio de quem ajuda na lição de casa em cada dia.
Quando combinamos antes com as crianças o que eles precisam fazer e o motivo, as coisas funcionam melhor. Eles têm muita dificuldade de lidar com o “porque sim”. Então, explique que a lição de casa é necessária, que todos têm que fazer para ajudar no processo de aprendizagem. Conte que quando você era criança também fez. O combinado não sai caro.
Monte um cantinho aconchegante para a hora da lição de casa. É importante que todos estejam confortáveis. Cadeiras, mesa limpa e organizada. Já presenciei crianças fazendo lição deitadas ou com a lição no colo e televisor ligado ao fundo. Assim ela estará desconfortável e propensa a distrações.
Educar crianças dá trabalho sim. Requer que sejamos exemplos. Se os pais querem crianças estudiosas e inteligentes, elas têm que conviver num ambiente onde enxergam adultos como exemplo. Crianças que veem os pais lendo todos os dias têm muito mais interesse nos estudos.
Crianças que têm acesso a livros, revistas científicas, teatro e cinema têm maior repertório e facilidade tanto para fazer as tarefas de casa quanto para estudar em geral. Sabemos que às vezes o custo interfere, mas planejando e intercalando os presentes de brinquedos com de livros, fica mais fácil e cria hábitos valiosos. Os passeios a museus, galerias e espaços culturais são econômicos e valem muito para formação dos pequenos.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais