fbpx
Ideias Criativas ideias de brincadeiras para festa infantil

8 ideias de brincadeiras para a festa das crianças

27 de julho de 2015

Se você não vai comemorar em buffet infantil, que tal pensar na recreação do aniversário? As crianças mais velhas já brincam sozinhas, mas as mais novas podem precisar de um pouco de incentivo. Então seguem algumas ideias de brincadeiras para festa infantil.

Você pode escolher os tradicionais: cama elástica, piscina de bolinha ou pula pula inflável, que não custam muito caro para alugar. Mas não precisa se limitar a eles. Seguem ideias de brincadeiras para festa infantil que você mesmo pode fazer. Algumas podem ser adaptadas para dentro do salão em caso de chuva. Aqui em Curitiba, a gente evita contar com o sol no dia da festa porque nem sempre ele vem.

CANTINHO DA ARTE

ideias de brincadeiras para festa infantil
Separe um cantinho para os pequenos fazerem arte. Você pode usar desenhos já prontos só para colorir. Existem livros com desenhos lindos e simples para os menores e que custam menos de 15 reais. Você pode comprar e tirar as folhas ou mesmo comprar para seu filho e fazer cópias para deixar na festa.

Se preferir, pode deixar folhas sulfites ou papel kraft para o desenho livre. Inclusive, se você optar por esse, pode prender na parede ou no chão, montando uma “grande tela” de pintura.

De materiais, você pode deixar disponíveis materiais mais baratos, como giz de cera e tinta guache. A tinta é a preferida das crianças, mas se for usar, avise os pais para eles trazerem uma camiseta que sirva como avental – ou você mesmo pode oferecer como parte das brincadeiras para festa. Geralmente as crianças vão com roupas super lindas nas festas e acabam ou sujando ou sendo impedidas de brincar.

Para as crianças menores, você pode comprar aquele big giz de cera. Ele é bem grande e grosso, ideal para a mão dos bebês. Massinha de modelar também pode fazer sucesso.

Idade: de 1 ano até o infinito, mas vai fazer mais sucesso com crianças até 5 anos.

OFICINA DE ARTES

ideias de brincadeiras para festa infantil

Se você tiver disponibilidade (leia-se: empolgação) de ficar com as crianças no meio da festa (ou se tiver uma tia abençoada que tope), pode fazer uma mini oficina de artes. Uma coisa muito bacana é comprar chapéus de festa lisos (apenas uma cor) e deixar materiais para que cada criança personalize o seu.

Você vai precisar de cola colorida, canetinhas (daquelas marcadoras, pois o papel do chapéu mancha com a tradicional), papeis e fitas coloridas, cola tradicional. Com crianças maiores, pode usar lantejoula e glitter.

O ideal é fazer uma hora mais ou menos antes do parabéns, para que dê tempo de secar e os convidados usem na hora de cantar com o aniversariante! É uma das minhas ideias preferidas entre brincadeiras para festa.
Idade: a partir de 3 anos.

AMARELINHA

Com fita crepe, você pode marcar qualquer chão e garantir distração para as crianças. Se for ao ar livre, também pode usar fita adesiva em calçadas ou fitas grossas de tecido presas na grama.
Idade: de 3 anos até o infinito.

CANTINHO DE BRINQUEDOS

Você pode fazer um cantinho com objetos que as crianças podem usar durante a festa, como bolinhas de sabão, bolas, bexigas vazias (as crianças amam!) e que tal deixar um quadro-negro (ou um quadro branco) para eles brincarem de jogo da velha? Para os mais velhos, você pode reunir jogos simples de tabuleiro, como damas, ludo ou trilha.
Idade: depende do jogo.

ideias de brincadeiras para festa infantil

Ana Júlia no cantinho de brinquedos do aniversário da Manuela | Foto: Bárbara Vanzo

CANTINHO DO BEBÊ

Se você tiver convidados bebês, é bacana criar um espaço para eles. Uma tapete emborrachado, blocos de montar, brinquedos maiores para esta faixa etária e o que mais você puder disponibilizar da sua própria casa.

No aniversário da Manuela, fiz para os bebês com meu tapete emborrachado, uma cabaninha e bolinhas coloridas (daquelas de piscina), além de alguns brinquedos. Se tiver verba para alugar, alguma empresas têm brinquedos específicos como cavalinhos e mini escorregador.
Idade: até 2 anos.

CANTINHO DE ANTIGAMENTE

E que tal criar um cantinho com vários brinquedos de antigamente? Peão, corda para pular, cinco marias, matraca… É um espaço que ainda vai proporcionar que pais e filhos brinquem juntos.
Idade: depende do brinquedo.

IDEIAS DE BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL: IMAGEM E AÇÃO OU GENÉRICO

ideias de brincadeiras para festa infantil

Mímica ou desenho para advinhar qual é a palavra faz muito sucesso com as crianças maiores. Você não precisa necessariamente ter o jogo Imagem & Ação, mas pode montar uma urna com várias palavras para serem sorteadas.
Idade: a partir de 7 anos as crianças já conseguem se organizar e brincar sozinhas.

JOGOS VARIADOS

Este tópico está na lista das brincadeiras que exigem um adulto organizando, mas se houver alguém disponível é possível fazer vários jogos simples e que fazem sucesso: lenço atrás, passa anel, telefone sem fio, fui à lua e levei, esconde-esconde, cabo de guerra, corrida de saco, detetive e outros desses que praticamente não exigem materiais ou precisam de coisas simples.
Idade: depende do jogo. Em média, a partir de 5 anos.

Algumas imagens que ilustram o post foram retiradas da internet. Clique para ir ao link original.

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados