Durante a Gravidez dor nas costas durante a gravidez

80% das gestantes sofrem com dor nas costas

30 de março de 2015

Hormônios, coceira, alterações de humor, fome, enjoo, sono… Ah, as “delícias da gravidez”, hahaha. Ai gente, eu tenho saudade de estar grávida, é uma coisa deliciosa, mas tem tanto efeito colateral, né? Um deles é a clássica dor nas costas na gravidez. Você sabia que 80% das gestantes têm a chamada lombalgia?

Segundo o ortopedista e coordenador do Grupo de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva do Hospital S. José da Beneficência Portuguesa – SP, Dr. Pil Sun Choi, a lombalgia manifesta-se como dor localizada na parte mais baixa das costas, perto da bacia e pode ter diversas causas durante a gestação, mas a mais comum é de origem mecânica.

“Isso acontece por que há um deslocamento anterior do centro de gravidade da coluna o que sobrecarrega e lesiona os discos intervertebrais ocasionando desgaste e até mesmo hérnia de disco”, esclarece.

Segundo o especialista, esta dor é mais comum no terceiro trimestre e tem também uma outra causa: o hormônio relaxina. Esta substância – sobre a qual eu nunca tinha ouvido falar – tem a função de “afrouxar” as articulações, visando ajudar a passagem do bebê na hora do parto. Presente dez vezes mais em grávidas, a relaxina pode provocar, indiretamente, dor nas costas, tendinite, dor na pelve e até mesmo aumento do tamanho do pé.

O que pode ajudar a diminuir a dor nas costas durante a gravidez?

Anote aí as dicas do especialista:
– manter boa postura
– praticar atividades físicas aeróbicas liberadas pelo seu obstetra (caminhada, natação, hidroginástica, entre outras)
– fazer exercícios de alongamento e fortalecimento (com orientação profissional)
– evitar ficar muito tempo na mesma posição
– evitar usar salto alto

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados