Contei que decidimos o nome da nossa terceira bebê: Abigail. Você sabe qual é o significado do nome Abigail?
Abigail é um nome de origem hebraica (abiygayil). A palavra é procedente da junção de dois termos: ab, que significa pai, e giyl, que significa júbilo ou alegria.
Assim, os significados mais aceitos para o nome Abigail é: a alegria de meu pai ou meu pai é alegria.
A Bíblia relata a história de uma mulher chamada Abigail – segundo o autor, ela era sensata e formosa.
Em I Samuel, capítulo 25, vemos quando Davi e seus homens -fugindo de Saul – chegaram à cidade de Carmelo. Lá, mandaram mensageiros a um homem muito rico, chamado Nabal. Davi explicou que conheceu os pastores de Nabal e nunca os fez nenhum mal. Pedia, nesse momento, para que o homem os ajudasse com qualquer coisa que pudesse.
Nabal, que era um homem duro e maligno – segundo o relato, mandou uma resposta bem mal-educada a Davi e seus homens, que – revoltado – decidiu matar todos os homens da propriedade. Abigail foi avisada do que aconteceu, então, correu com mantimentos até Davi. Ela pediu desculpas por não ter aparecido antes, explicou que Nabal era um homem ruim e pediu que aceitasse a oferta de paz.
Davi elogiou Abigail, “bendita seja a tua prudência”, e foi apaziguado por suas palavras e doações. Desistiu de fazer o mal a Nabal – que morreu dez dias depois! Com a sua morte, Davi pediu Abigail em casamento, que aceitou com alegria.
Confira algumas celebridades e personagens importantes da história com o nome Abigail.
Abigail Breslin: atriz que ficou famosa pela personagem Olive, em Pequena Miss Sunshine.
Abigail Spencer: atriz com vários papeis em filmes e séries, mas mais conhecida pelo personagem Megan Hunt, em Grey´s Anatomy.
Abigail de Andrade (1863-1890): pintora brasileira, que foi bastante marginalizada entre a elite artista, pois viveu em uma época que não era permitida a participação de mulheres na Escola de Belas Artes do Brasil.
Abigail Smith Adams (1744-1818): foi esposa de John Adams, o segundo presidente norte-americano.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais