A Manuela (agora com dois anos) já começou, há algum tempo, o processo do desfralde. E para nós, ele aconteceu (está acontecendo) em três etapas:
Enquanto a Manuela estava “em aula”, foram as tias da escolinha as principais responsáveis pela iniciação do processo de tirar as fraldas. A mim, cabia apenas mandar calcinhas e calças extras, para o caso de vazamento. À noite, ela chegava em casa quase na hora de ir dormir, então, acabava indo direto para a fralda.
Nos finais de semana, confesso que não aderi ao projeto completamente. Foram muitos os sábados em que a Manuela sujava umas três, quatro calcinhas, em menos de 6 horas… Então, ela ia para a fralda até segunda-feira de manhã.
Na casa da minha mãe, ela também não ficava de fralda, então, a gente acabava retrocedendo naquilo que a escolinha tinha conseguido durante a semana. Shame on us, eu sei! Mas era realmente complicado: eu perguntava se ela queria fazer xixi, ela dizia “não”. Eu ficava muitos minutos com ela no penico e quando eu saía do banheiro, ela fazia xixi na calça… É super frustrante!
Mas a escolinha entrou de férias e a gente teve que assumir a responsabilidade para continuar o processo. Afinal, ou era agora (nesse verão) ou só no próximo verão (quando ela completasse 3 anos).
Então, começamos a levá-la com frequência ao banheiro e, sempre que ela nos olhava, a nossa primeira pergunta era “Quer fazer xixi?”. Ela ficou até meio brava. Mas é claro que isso não impediu muitas, muitas, muitas calcinhas molhadas!
E, apesar de todo mundo falar que não se pode brigar quando a criança faz xixi na calça, esse processo envolveu muitas broncas! É muito cansativo falar, falar, falar… levar e ficar um tempão com a criança no banheiro, sair de lá e ela fazer xixi no tapete da sala. Desculpe, mas eu não tenho nervos de aço. No fim das contas, eu acho que – se não envolver castigos físicos – essa bronca não é de todo mal, afinal, a criança precisa entender exatamente o que ela fez que você não aprovou, não?
Bem, depois de uns três meses na primeira etapa e umas duas semanas na segunda, estamos vivendo a terceira etapa desse processo: a vitória! Acho que estamos conseguindo finalmente tirar as fraldas da Manuela de vez. Nesse final de semana, ela só fez xixi na calça uma vez, quando eu estava brigando com ela por causa de uma birra. No mais, foram uns 4 dias (teve o feriado junto) de “sequidão”…
Ela chegou a pedir algumas vezes, mas no geral, ela foi comigo ao banheiro todas as vezes que chamei e fez xixi no penico sem reclamar. Além disso, eu coloquei fralda para fazermos longos trajetos de carro (inclusive, uma hora de estrada) e ela não fez nem um pinguinho. Inclusive, ela tem acordado sequinha dos cochilos da tarde!
Hoje, para completar minha alegria, estávamos fora de casa e ela fez xixi duas vezes no banheiro normal de onde estávamos. Foi bem legal! Continuamos o processo, com perseverança e alegria… Em breve, quero tirá-la do penico e colocá-la no vaso sanitário – com assento redutor – para facilitar a transição e a vida de todos.
Ah, uma coisa que foi muito importante: muitas pessoas deram calcinhas para a Manuela de aniversário… Eu comprei umas dez, mas pedi para minha irmã e outros amigos próximos esse item em especial, pois nunca é demais!
Troninho ou redutor de assento com apoio para os pés
Clique na imagem para saber mais e comprar.
Política de transparência: todas as vendas pelo link são comissionadas :)
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais
Poxa eu achei q ia falar sobre cocô…
Meu filho já faz xixi certinho, eu queria saber dicas sobre o cocô
Tem post sobre cocô no blog. Só procurar ali ;)