Para Mães e Pais quando como Desfralde tirar fralda

Como começar o desfralde?

18 de agosto de 2017

Ah, o desfralde! Aquela época mágica em que a gente pergunta 10 mil vezes por dia se a criança quer ir ao banheiro, ouve milhões de “não” e passa a maior parte do tempo limpando xixi pela casa. Brincadeirinha, nem sempre é assim. Não quero desmotivar vocês. O processo de tirar a fralda é trabalhoso (mas o que na maternidade não é?), mas vale a pena. É uma liberdade sem fim! Então, vamos ao que interessa: quando, onde e como começar o desfralde?

Quando começar o desfralde?

Os especialistas indicam que se deve começar o desfralde a partir dos 18 meses – essa é a idade mínima, mas não necessariamente a melhor (como eu falei lá no vídeo). A partir dessa idade, a criança passa a estar cognitivamente mais desenvolvida para compreender o processo. Antes disso, o sofrimento é maior, tanto para a ela, quanto para os pais. Mas se a criança não estiver pronta, ela não vai responder bem e você vai perceber (lembra que com a Ana Júlia foi assim? Leia Quando desistir do desfralde?).

Os especialistas listam alguns aspectos que nos ajudam a avaliar se já está na hora.

Sinais físicos: a criança já consegue andar com firmeza, consegue correr, consegue pular com os dois pés juntos, consegue subir escada alternando os pés nos degraus, fica seco por longos períodos de tempo, faz bastante xixi de uma vez só.

Sinais cognitivos e comportamentais: a criança consegue ficar sentada, se incomoda com a fralda suja, não tem rejeição com o banheiro ou penico, consegue seguir instruções simples, conhece as palavras xixi e cocô e sabe a que elas são relacionadas, muda de comportamento ao fazer cocô (se concentra, se isola, para o que está fazendo).

Penico ou redutor de assento

Como começar o desfralde: com penico ou redutor? Eu acho melhor (e muitos especialistas concordam) sempre começar com o penico, pois a criança tem mais autonomia de sentar e mais segurança, pois os pezinhos ficam no chão. Sei que tem as escadinhas e banquinhos de apoio e eu uso atualmente, porém enquanto a criança é muito pequena, ainda é muito instável para ela subir em segurança.

Dica: Traga o penico para casa dias ou semanas antes de começar o processo. Deixe no banheiro e permita que a criança sente, mexa, coloque na cabeça. Enfim, se familiarize com o objeto. Aproveite para cada vez que isso acontecer, para explicar que ali é o lugar do xixi e do cocô.

Leve ao banheiro

Em vez de perguntar se a criança quer fazer xixi, estimule-a a sentar no penico em vários horários do dia. Sem forçar que ela faça o xixi. Acordou? Vamos sentar no penico, contar até vinte e perguntar se o xixi vai vir. Não veio? Ok! Cronometre e volte em 30 minutos.

Só calcinha ou cueca

Se você estiver com muita paciência no coração, é muito bacana deixar a criança sem fralda mesmo no início. Porque assim ela consegue entender exatamente quando faz xixi ou cocô. Quando o xixi vazar, você vai falar: “olha, fez xixi na calcinha”. E a criança vai conseguir compreender que aquilo que ela acabou de fazer (liberar esse líquido) era o “fazer xixi”. Entende meu raciocínio?

Quando a criança está de fralda, ela não precisa identificar as ações e não tem ninguém apontando isso para ela. Quando está de calcinha ou cueca e o xixi vaza, a gente percebe e explica, ela consegue fazer a relação entre o termo “fazer xixi” e a ação em si. Ficará muito mais fácil de ela entender quando chegarmos no banheiro e falarmos para ela fazer xixi no penico.

Facilite o processo de tirar a fralda

Apesar da sugestão acima, a gente pode começar a ficar surtada com os escapes e ficar bem tentada a voltar para a fralda. Se isso acontecer, em vez de voltar para a fralda tradicional, use aquelas tipo “calça”, que sobe e desce. Você vai fica mais estimulada a levar a criança com mais frequência.

Outra coisa que facilita é ter um penico com aquele compartimento que sai para você jogar o xixi e o cocô no vaso. Fica bem mais fácil de limpar também!

Conte com objetos lúdicos

Penicos coloridos e em formatos de bichinho vão ajudar a criança a se interessar. Você pode eleger um brinquedo para ser aquele que sempre vai ao banheiro com a criança. Eu tinha um penico que tocava música. É daquelas que impregna na cabeça e você quer jogar o negócio na parede, mas se é para a criança fazer xixi no lugar certo, vale a pena!

Leve no banheiro com você

Eu fiz muito isso com a Ana Júlia. Toda vez que ia no banheiro, perguntava se ela não queria ir também. Ela sentava no penico enquanto eu sentava no vaso e a nossa brincadeira era ouvir o barulho do xixi da outra. A gente até chamava o xixi, rs.

Faça festa

Faça festa quando a criança fizer xixi no penico, faça festa quando tiver cocô, faça festa para dar tchau na hora de jogar pela descarga!

Tem diferença no desfralde de meninos e meninas?

Segundo especialistas, há diferença. Os meninos costumam levar mais tempo para desfraldar, por conta de uma pequena diferença nos marcos de desenvolvimento entre meninos e meninas. Mas, vale lembrar que o processo de desfralde é único, pode variar de uma criança para outra, de um filho para o outro, independente do sexo.

Desfralde noturno

Na minha opinião e experiência, sempre esperei para começar a fazer o desfralde noturno depois que a criança passou vários dias sem molhar a fralda à noite. Algumas semanas acordando com a fralda seca é um sinal de que o corpo já está segurando a vontade de fazer xixi mesmo com a criança dormindo.

Aqui em casa, finalizamos o desfralde noturno quando a Ana Júlia estava com quase 4 anos, mais de um ano e meio depois de tirar a fralda do dia. Confira aqui dicas de como fazer o desfralde noturno.

Desfralde fora de casa

Eu sou da lei do menor estresse, então mesmo na época do desfralde, saía com a Ana Júlia de “fralda-calça” para não desestimular de vez o processo, mas também para não sofrer. Saí um dia com ela só de calcinha e foi a maior tristeza. Nunca mais!

Quanto tempo demora o processo do desfralde?

Não tem tempo certo, pode variar muito. Mas, quando a criança está pronta e responde bem, em um dois meses a missão pode ser concluída com sucesso. Manuela terminou em uns 2, 3 meses. Ana Júlia demorou quase seis. Tem criança que em uma semana tira a fralda de dia e de noite. Seu filho tem o tempo dele, estimule e respeite.

Muito amor para tirar a fralda

Eu sei como é irritante chamar a criança para ir ao banheiro várias vezes e ela responder sempre que não quer e, dois minutos depois, fazer xixi no chão ou no tapete. É de tirar qualquer um do sério. Mas a gente precisa buscar lá no fundo da alma a maior paciência e compreensão possível. Brigar porque a criança faz xixi ou cocô é algo muito prejudicial nesse processo todo!

Quando adiar o processo do desfralde?

Com a Ana Júlia, eu percebi que não estava dando certo e decidi adiar o processo. Na verdade, eu nunca parei, eu continuamente perguntava se a Ana queria ir ao banheiro e a levava. O que mudou  foi que parei de deixar ela só de calcinha e passei a usar aquela fralda-calça – para garantir que os acidentes tivesse menos consequências drásticas. O que me fez ter essa atitude?

– Ana ficava muito tempo no banheiro, não fazia xixi, saía e então urinava na roupa
– Na maior parte do tempo só pedia para fazer xixi quando já estava fazendo na roupa
– Na maioria das vezes, fazia xixi no banheiro apenas quando eu levava (não espontaneamente)
– Minha paciência estava se esgotando e eu comecei a ter “explosões de raiva” por causa dos acidentes

Por tudo isso, decidimos deixar o processo mais leve e retomar no segundo momento. Para nós, funcionou muito bem!

Confira o vídeo no canal falando sobre como começar o desfralde:

 

quando como Desfralde tirar fralda

 

Dicas de produtos para ajudar:

Troninho ou redutor de assento com apoio para os pés

Clique na imagem para saber mais e comprar.

Política de transparência: todas as vendas pelo link são comissionadas :)

troninho musical burigotto

O mais legal desse é que vira degrau para usar direto no vaso depois! E a parte interna sai para ficar mais fácil de “dar tchau” para o xixi e cocô e limpar.

 

redutor de assento com escada

Esse dá autonomia, apoio e segurança para a criança e já vai tudo para o vaso!

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Josiane disse:

    Fase complicada….meu filho tem 2 anos e 3 meses…comecei o processo e não está fácil…valeu as dicas..

    1. Melina disse:

      Vai dar certo!! Vai sim :)

  2. Jessica Calixto disse:

    Tentei começar o processo a um tempo atrás. Não deu muito certo. Perguntava se queria fazer xixi, sentava no penico e nada. Quando levantava, fazia. Percebi que ela ficava bastante nervosa com a questão do penico. Resolvi que não era hora ainda. Passado um tempo comecei a levar ela no banheiro comigo. Digo que estou fazendo xixi, e ela fica prestando atenção no barulhinho. Sempre pede colo porque quer dar tchau para o xixi. Estamos indo assim com calma. Gostaria de passar para uma próxima fase, mas sem traumas. Poderia me dar alguma dica ? Minha filha está com 1 ano e 8 meses. Ah, ela mama para dormir e faz o xixi daquele mama. Depois não faz mais xixi a noite toda. A não ser quando bebe muito suco, chá antes de dormir. Senão acorda praticamente seca.

    1. Melina disse:

      Talvez ainda esteja muito cedo. Você já viu o outro post sobre o tema? https://maternidadesimples.com.br/desfralde/ Ali eu conto que errei ao adiantar o processo, daí parei e tentei mais tarde!
      Beijo

  3. Lorrana disse:

    Meu filho está com 2 anos e 3 meses, comecei o desfralde a uma semana. No primeiro dia ele pediu para ir ao banheiro, mais no segundo dia coloquei fralda porque saímos de casa, aí no terceiro dia ele já não pediu mais para ir agora ele só fala quando já fez xixi, para ele não fazer na roupa tenho que ficar levando ele ao banheiro de hora em hora. Pergunto ele o tempo todo se ele quer ir ao banheiro fazer xixi ele diz que não mais se não levo ele faz xixi na roupa. Estou pensando em desiste, o que você me aconselha?

  4. Juracy disse:

    Olá 😀
    vi seu comentário e senti na pele o que você tá passando.. 🤔Por isso te convido a vê o meu canal do YouTube DICAS DE MÃE .
    Lá tem outras Dicas.

    Espero que gostem. E que ajude muitas mamães.

    Como fiz o desfraldada da Bianka
    Segui o link: ttps://youtu.be/wJP1JzkCBFQ
    Bjs
    Fiquem com Deus

  5. Suellen xavier de oliveira disse:

    Olá Mel, tudo bem?
    Então amei as suas dicas, me ajudará bastante. Estou iniciando o processo de desfralde na minha filha, ela tem 2 anos e meio exatos. Ela demonstra um pouco de resistência em relação a tirar a fralda, me avisa de vez enquando que está com xixi e cocô na fralda, não liga muito hauhauha, mas agora estou em casa, de férias e estou deixando ela só de calcinha e ela começou a perceber que está fazendo e vem me avisar que já fez. Eu tinha um certo preconceito em relação ao usar o penico rsrs e agora com minha filha percebo que será o ideal, pois ela tem medo de usar a privada, mesmo com o redutor, eu não quero forçá-la a usar a prvada na marra.
    Mas então é isso, espero que essa experiência de desfralde seja rápida ahuhauah, mas vou respeitar o tempo dela.
    Abraços Suellen

  6. NEIDE PEREIRA D disse:

    Quando achei que estava na hora do desfralde do meu netinho,eu comprei pra ele um peniquinho azul com a carinha de um ursinho. Ele se apegou ao ursinho-penico de uma forma que ele se recusava a fazer xixi ou cocô no amiguinho dele!!!! Hahaha…Ele usava o vaso sanitário. No fim,deu tudo certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados