Basta as temperaturas baixarem um pouco que começam os tristes vazamentos noturnos: aquele banho de xixi na madrugada. As fraldas parecem que simplesmente perdem o poder de absorção e a gente acaba tendo que resgatar um bebê encharcado – e congelado – no meio da noite.
Ainda não me deram uma explicação muito convincente sobre por que a gente faz mais xixi no inverno, mas é fato: a gente faz mais xixi no inverno. E nossos filhos também, por isso, os acidentes acontecem quando o clima esfria.
Ninguém merece acordar molhado no frio (nem acordar para trocar alguém). Por isso, reuni algumas dicas – que fiz muito aqui em casa – para lidar com vazamentos noturnos:
Sei que parece cruel, mas se a criança não pedir, não dê bebidas após às 18h. Se ela pedir, tente reduzir a quantidade.
Invista naquela marca que você sabe que funciona bem para o seu caso, algo de qualidade. Não vou indicar categoricamente nenhuma porque sei que varia muito de caso a caso. O importante é não economizar na fralda noturna. Se necessário for, use uma para o dia e outra para a noite.
Se a criança usa G, experimente colocar uma XG à noite. É claro que se seu filho acabou de entrar no tamanho G, a XG vai ficar muito grande e vai vazar, mas se já está há algum tempo no tamanho, dá para tentar o maior à noite. Faça a experiência!
Se a situação estiver muito difícil, uma alternativa que já fiz muito e funciona quase sempre é usar duas fraldas. Você coloca a fralda normal no tamanho que a criança usa (G, por exemplo) e, por cima, coloca uma fralda daquele estilo calcinha, pants, no tamanho maior (XG, no caso). Sim, a criança vai dormir com as duas fraldas e, às vezes, vai sujar as duas. Mas é melhor que acordar à noite, não é mesmo?
Se a criança já estiver em processo de desfralde diurno, como é o caso aqui em casa, leve ao banheiro para fazer xixi antes de dormir. Já é uma super ajuda.
Normalmente, as crianças vão dormir mais cedo do que os pais. Aqui em casa é pelo menos duas horas antes. Então, antes de eu ir dormir, eu sempre dei uma conferida na fralda. Se já tiver xixi, eu trocava com a criança dormindo mesmo.
Aqui a dica não é mais preventiva. Às vezes, eu fazia tudo o que eu falei acima e, ainda assim, a fralda vazava. Algo que tenho feito é proteger o colhão com um lençol descartável da Mili. Ele é pequeno, mas fica certinho na altura do bumbum da criança (quando ela dorme em uma posição normal, rs). Daí, em caso de xixi, ele absorve e protege o colchão.
Existe uma outra opção que importada e tem fitas adesivas para. Já vi para vender na Missy Baby e na Kids Vitrine. Mas existem também os protetores de colchão impermeáveis que cobrem todo o colchão. A diferença é que você vai ter que lavar e ter um reserva para trocar enquanto este seca e tal. Confesso que nunca usei esse modelo.
E você, como lida com o vazamento noturno?
A foto de destaque deste post na home também é da Adriana Queiroz.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais
Já tentei tudo isso, meu filho continua acordando encharcado e congelado e piora o resfriado. Não sei o que mais fazer :(