Lá em Casa 4 anos

Os 4 anos

29 de abril de 2018

Os 4 anos chegaram e, com eles, uma nova e deliciosa fase. 

A partir de agora, as crianças se tornam casa vez mais independentes dos pais para as tarefas simples do dia a dia – como ir ao banheiro, escovar os dentes, se trocar. Já podemos até começar a ensiná-la a tomar banho sozinha sob supervisão.

Além disso, a criança começa a ser mais independente também em suas emoções. Ela passa a compreender melhor os sentimentos, a lidar melhor com eles, começa a aprender como resolver conflitos que antes terminavam em gritaria ou eventual violência.

Entre as muitas conquistas, uma que alegra muito ao meu coração sincero é que cada vez mais a criança passa a se entreter sozinha e não precisar obrigatoriamente da presença de um adulto no ambiente em que está brincando.

Só não podemos confundir a independência e nos afastarmos das crianças. Elas podem não precisar mais de nós em muitos aspectos, mas continuam precisando em tantos outros. São novos desafios da educação.

Ouvir, dar atenção, olhar nos olhos, ajudar, ensinar, tudo isso continua sendo necessário na rotina daqueles que não são mais tão pequenos!

Sejam bem-vindos 4 anos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados