A festa de 1 ano da Manuela foi super tranquila! Ela não chorou nenhuma vez, depois do parabéns ela bateu palminha, dormiu no final da festa, não faltou comida e, graças a Deus, não choveu! Aproveitei a ocasião para dar algumas dicas para o aniversário de 1 ano.
Vale lembrar que algumas dessas coisas eu não fiz, mas já aprendi a lição!
No meu caso, tinha um parquinho em frente ao salão e ele foi a diversão de todas as crianças convidadas, de 2 a 6 anos. Só que se chovesse, eu não tinha um plano B e teríamos muitas crianças entediadas dentro do salão de festas… E vocês sabem, crianças entediadas, pais irritados!
É bem provável que você tenha que trocar a roupa do aniversariante durante a festa, por isso vá preparada com uma roupa que você ache especial. Só que não fique neurótica nem braba se a criança se sujar… criança é assim mesmo! Nenhum convidado vai pensar que é desleixo e, se pensar, é porque não tem filhos nem bom senso.
A minha filha foi para a festa com a minha mãe e eu dei diretrizes claras para que ela dormisse das 11h30 às 14h30 (a festa era às 15h). O resultado: ela estava super bem disposta, riu pra todo mundo e só foi ficar com sono depois do “Parabéns” e daí cochilou. Isso me lembra de outra coisa importante: leve o carrinho para a criança poder dormir ou, se fizer a festa em buffet, informe-se, pois muitos têm um lugarzinho separado para o soninho do aniversariante.
Coloque etiqueta em todos os presentes com a informação de quem deu. Se você tiver alguém da família ou amigo que possa fazer isso por você, melhor ainda! Eu não fiz isso e tem um monte de presente que eu não tenho a menor ideia de quem deu… E o pior é que depois as pessoas perguntam: “Serviu?”.
Pode parecer óbvio, mas muitas vezes a gente se empolga e deixa para lá: NÃO TIRE AS ETIQUETAS DAS ROUPAS/PRESENTES ANTES DE USAR. Por mais que você tenha certeza que vai servir, certifique-se antes e, além do mais, você pode chegar em casa e perceber que tinha um vestidinho igualzinho só que de outra cor…
Se o aniversariante ainda não toma refrigerante (o que acontece com bebês de um ano), certifique-se de levar água, suco e outras opções para ele. Mas lembre-se que outras pessoas podem querer também, principalmente, crianças da mesma faixa etária. Conte com isso na hora de calcular!
No mais, para as mamães, a dica principal é: deixe o aniversariante com os avós e separe o tempo antes da festa para se cuidar, ir no salão, fazer a unha, arrumar-se com aquela roupa especial e estar linda para a festa, afinal, vocês está comemorando um ano de maternidade!
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais