Fazer exercício faz bem para todo mundo, mas hoje quero falar sobre os benefícios da atividade física para autistas. Isso porque tenho visto um trabalho bem bacana que é realizado com essas crianças lá na Cross Kids – a academia que as meninas fazem aqui em Curitiba. Segundo o professor Marcos Iubel, pioneiro na criação do circuito funcional adaptado para esse público, a prática para crianças autistas tem, a priori, os mesmos resultados que tem para os alunos típicos. “Os benefícios são vários, como controle do peso, melhora na qualidade de vida, ossos e músculos mais fortes, melhora na coordenação motora e agilidade”, enumera.
Mas os pais também podem esperar também evoluções diversas no comportamento do filho com o TEA – Transtorno do Especto Autista. “Com o tempo as crianças irão melhorar o comportamento durante as atividades propostas, ficando cada vez mais participativas. Quadros de birra ou irritabilidade também diminuem, uma vez que ela estará bem ambientada e acostumada com os exercícios. Aqui, na Cross Kids, a melhor resposta que vemos é fora do tatame, quando a criança passa a generalizar o que ela aprendeu na academia. Como, por exemplo, a hora de esperar a sua vez, de saber que o amigo da turma também tem a sua hora de fazer a atividade, entre outras habilidades”, comenta.
A minha querida amiga Andrea Werner, do Lagarta Vira Pupa (o maior site de maternidade e autismo do Brasil, quiçá do mundo), lembrou um aspecto importante que é a questão da consciência corporal. Ela lembrou uma vez que uma terapeuta do Theo (filho dela que é autista) disse que ele não respondia ao comando “bata o pé” simplesmente porque sequer sabia que tinha um pé e onde estava. “A atividade física ajuda muito no desenvolvimento da consciência corporal e também no fortalecimento muscular, já que muitos autistas e também crianças com outros transtornos neurológicos apresentam hipotonia”, observa.
Outro benefício inegável é o gasto de energia, já que muitas vezes o autismo vem acompanhado da hiperatividade. “Com a atividade física, a criança gasta toda essa energia e consegue se concentrar em outras coisas que são importantes”, comenta a Andrea. Além disso, ela contou que o gasto de energia, no caso do Theo que começou a fazer natação, ajudou-o a dormir melhor. “E com isso, tudo melhorou. A atenção, concentração na escola etc.”
A princípio autistas podem realizar todas as atividades. Tudo depende da habilidade de cada criança, já que o TEA é um espectro que abrange uma infinidade de características. Andrea lembra que é muito importante tentar identificar o que a criança gosta de fazer. “A criança só vai se desenvolver e aprender com algo que ela tenha prazer!”
Segundo o professor Marcos, todas as atividades realizadas no circuito funcional vão sendo direcionadas pouco a pouco à medida da necessidade do aluno. “A criança pode aprender muito por meio dos jogos e das brincadeiras, como regras simples, seja para delimitar o espaço da brincadeira ou qual posição ela deve permanecer quando brinca de pega-pega. Para as crianças com TEA esses aspectos simples fazem uma grande diferença no contexto social, pois a primeira interação que elas têm com os seus pares é justamente pelas brincadeiras. Uma criança que não brinca terá uma socialização muita dificultada”, comenta.
Para o professor Marcos, sim. “A interação social, a comunicação, os reforçadores positivos são alguns aspectos que devem ser trabalhados de maneira diferenciada para que esse público possa se sentir parte do grupo no qual estão fazendo aula. Como cada criança é única, devemos saber quais as melhores estratégias de ensino para cada indivíduo.”
A Andrea lembra que mais importante que a atividade é exatamente a postura do profissional que vai aplicar. “Um professor preparado para trabalhar com crianças autistas precisa saber lidar com o imprevisível. Ele precisa saber que nem sempre o aluno vai responder ao comando específico de primeira, que aquela criança precisa de um tempo de adaptação em um novo ambiente, que existe uma forma específica de orientar os exercícios – lembra que às vezes a criança nem conhece as partes do seu corpo? Não pode ser qualquer profissional. Tem que ser alguém muito paciente e que tenha dom de trabalhar com crianças com algum tipo de dificuldade.”
Para a Andrea, sim! De todos os níveis de comprometimento, basta um direcionamento específico. O professor Marcos explica que lá na Cross Kids os autistas passam por uma avaliação para serem direcionados ao melhor tipo de atividade. “Na aula coletiva, a criança com TEA acompanha as atividades regulares da academia. Já em outros casos, dependendo da criança, será necessário que um acompanhante faça o papel de ‘sombra’ para que o aluno participe. Em último caso, temos a opção das aulas individuais, na qual o aluno terá o tatame à sua disposição para poder criar pré-requisitos e, futuramente, poder ingressar nas aulas coletivas.”
Para saber tudo e mais um pouco sobre autismo, eu indico de olhos fechados a Andrea Werner: www.lagartavirapupa.com.br.
Para conhecer o trabalho da CrossKids Curitiba, acesse o Instagram ou Facebook.
R. Petit Carneiro, 190 – Água Verde – Curitiba
(41) 3015-8525
www.crosskidsbrasil.com.br
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais
Achei bastante interessante dessa proposta de circuito funcional para autista, com aulas individuais e em grupo.
Ameeeeeiiiiiiiiiiii!Me chamo,Meyrelene,sou de Fortaleza estudante de Educação Fisica e tenho uma filha de 6 anos com autismo,escolhi essa area justamente pra ajudar no desenvolvimento dela e de outras crianças.Por enquanto q não me formei,todos aqui em casa praticamos esporte,inclusive Nicole(minha filha).Temos alguem q acolheu muito bem minha filha pra tmbm ajudar no desenvolvimento dela,somos 4 aqui em casa;eu,meu esposo,meu filho de 11 anos e nicole de 6,todos praticamos Jiu Jitsu.E qro dizer q vcs realmente são TOPS nesse trabalho q fazem com essas crianças e ate mesmo com os pais,q realmente é uma ajuda mutua.Vcs realmente são show,vou pegar exemplos pra desenvolver aqui tbm.rsrs.Bjos e boa noite!