fbpx
Para Mães e Pais beneficio dos limites e autoridade na criação de filhos

Benefícios dos limites e da autoridade na educação de filhos

20 de abril de 2021

Ela era uma agente da CIA com uma ótima chefe, mas por infortúnios da vida, foi transferida. A nova chefe, na primeira conversa, já veio com um bonito papo de “aqui não temos hierarquia, escolhemos as missões juntas, os agentes têm autonomia”.

Logo, a espiã começou a fazer missões. Ela ligava para a nova chefe e tudo o que ouvia era: “você acha que tem que fazer? vá em frente! Você que sabe. Você que decide.” O que parecia uma boa independência na verdade gerava uma profunda insegurança.

A antiga chefe dava ordens, direções, aconselhava e, no fim das contas, ajudava a limpar a bagunça das decisões tomadas caso fosse necessário.

Essa era a história de um seriado que eu assistia. Manuela me pediu para eu explicar o que estava acontecendo e eu contei exatamente isso. E completei: “ela está se sentindo insegura porque essa nova chefe não diz o que ela deve ou não fazer”. Aproveitei o ensejo e emendei um papo sério…

Benefícios dos limites e autoridade na criação de filhos

“É como pai e mãe, né, filha? Você prefere que eu deixe você fazer absolutamente tudo que quer do jeito que quer ou prefere que eu coloque regras, ordene os horários e instrua na forma de agir?” Ela logo respondeu: “prefiro que você me oriente”.

Tem gente falando que autoridade é ruim, que dar ordens aos filhos é ultrapassado, que limites e regras “podam” a criança, quando na verdade é o oposto. Limites, ordens e autoridade dão aos filhos um suporte e um guia para que eles cresçam na direção adequada. Aos poucos, eles vão seguindo o seu curso sozinho e esse andaime vai sendo retirado, com segurança, no momento certo, área por área da vida.

Não se deixe enganar: limites geram segurança aos nossos filhos e o bom exercício da autoridade confere proteção. Nem um nem outro impedem a autonomia, pelo contrário, promovem o bom e saudável desenvolvimento de nossos filhos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados