Para Mães e Pais beneficio dos limites e autoridade na criação de filhos

Benefícios dos limites e da autoridade na educação de filhos

20 de abril de 2021

Ela era uma agente da CIA com uma ótima chefe, mas por infortúnios da vida, foi transferida. A nova chefe, na primeira conversa, já veio com um bonito papo de “aqui não temos hierarquia, escolhemos as missões juntas, os agentes têm autonomia”.

Logo, a espiã começou a fazer missões. Ela ligava para a nova chefe e tudo o que ouvia era: “você acha que tem que fazer? vá em frente! Você que sabe. Você que decide.” O que parecia uma boa independência na verdade gerava uma profunda insegurança.

A antiga chefe dava ordens, direções, aconselhava e, no fim das contas, ajudava a limpar a bagunça das decisões tomadas caso fosse necessário.

Essa era a história de um seriado que eu assistia. Manuela me pediu para eu explicar o que estava acontecendo e eu contei exatamente isso. E completei: “ela está se sentindo insegura porque essa nova chefe não diz o que ela deve ou não fazer”. Aproveitei o ensejo e emendei um papo sério…

Benefícios dos limites e autoridade na criação de filhos

“É como pai e mãe, né, filha? Você prefere que eu deixe você fazer absolutamente tudo que quer do jeito que quer ou prefere que eu coloque regras, ordene os horários e instrua na forma de agir?” Ela logo respondeu: “prefiro que você me oriente”.

Tem gente falando que autoridade é ruim, que dar ordens aos filhos é ultrapassado, que limites e regras “podam” a criança, quando na verdade é o oposto. Limites, ordens e autoridade dão aos filhos um suporte e um guia para que eles cresçam na direção adequada. Aos poucos, eles vão seguindo o seu curso sozinho e esse andaime vai sendo retirado, com segurança, no momento certo, área por área da vida.

Não se deixe enganar: limites geram segurança aos nossos filhos e o bom exercício da autoridade confere proteção. Nem um nem outro impedem a autonomia, pelo contrário, promovem o bom e saudável desenvolvimento de nossos filhos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados