Para Mães e Pais como ajudar meu filho a estudar

Como ajudar meu filho a estudar?

15 de abril de 2015

No último post, falei um pouco sobre os desafios do ensino fundamental, por exemplo, como ajudar meu filho a estudar. Entre eles, estão as lições de casa todo dia e também as provas e avaliações. As psicopedagogas Thais Cremer e Cassiana Tardivo, da consultoria educacional Things to Teachderam algumas orientações sobre esses momentos.

“Os pais precisam acompanhar com vontade, tem que se envolver, desejar ajudar. Não fazer desse momento também um peso, com impaciência. A hora do estudo é um momento de mostrar que se importam com os filhos e também de elogiar pelo esforço realizado”, comentam.

– Estabeleça um horário para fazer a lição que seja agradável tanto para a criança quanto para os pais.

– Explique à criança que corrigir e acompanhar a lição é um ato de amor e atenção dos pais.

– Se a criança ainda for muito imatura e desatenta, o ideal é que os pais acompanhem toda a realização da tarefa. Se ela for mais autônoma, pode fazer sozinha e depois os pais corrigem.

– Nas primeiras provas, o ideal é que os pais estudem junto com a criança, mostrando como se faz. Depois, elas devem ser orientadas a estudar sozinhas, mas os pais devem perguntar, questionar, verificar o aprendizado. É uma oportunidade de mostrar que se importam e também de elogiar a criança pelo esforço realizado.

Aqui em casa procuro ler o enunciado com a Manuela e deixá-la fazendo a lição sozinha. Depois corrigo. Quando tem erro, mostro para ela ou peço para ela achar, apago e peço para ela refazer. Ela odeia, rs, mas faz!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados