fbpx
Para Mães e Pais

Como fazer mudanças na educação dos meus filhos?

10 de maio de 2021

Foi só depois da introdução alimentar da Ana Júlia que passei a reparar como a alimentação das minhas filhas tinha vários problemas graves. Lembro-me até hoje do dia que sentei com a Manuela, com pouco mais de seis anos, e disse que só comeríamos doces no final de semana.

Já com as telas, demorou um pouco mais. A Ana Júlia devia ter uns 3 ou 4 anos quando passei a limitar drasticamente o tempo de televisão porque entendi que era o melhor para todos aqui em casa.

Mudanças fazem parte da vida de quem busca crescer, evoluir, melhorar… E elas podem ser difíceis para as crianças (e para nós também). Afinal, tudo o que foi permitido na sua casa se tornou um hábito. Portanto, seguem algumas dicas para que essa mudança seja justa com as crianças e mais eficaz:

Seja consciente em suas mudanças

Aprenda tudo o que você puder sobre o tema em questão e faça a escolha de mudar de forma consciente, assim conseguirá se manter firme mesmo diante de eventual resistência.

Seja franco com seu filho

Converse com seu filho abertamente, explicando (de acordo com a faixa etária) que até aqui as coisas eram de um jeito porque você tinha certa compreensão das coisas. Agora, você aprendeu algo novo – que é melhor para todos da família – portanto as coisas irão mudar!

Seja compreensivo (com você e com seu filho)

Lembre-se que mudanças são difíceis, portanto seja compreensivo com os tropeços seus e de seu filho. Elabore estratégias que ajudem a cumprir as novas ordens e relembre frequentemente as coisas que mudaram.

Seja resistente

É comum que haja oposição à mudança. Talvez por parte das crianças, talvez por parte dos pais que se cansam do esforço necessário. Não desista! Se você entende que essa mudança é para o bem, resista. Vai valer a pena!

 

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados