Para Mães e Pais como trocar fralda

Como trocar fralda – Passo a passo

15 de março de 2017

Trocar fralda é simples, mas para os inexperientes pode parecer um bicho de sete cabeças. Então, se você está meio inseguro, confira no canal passo a passo como trocar fralda!

Como trocar fralda – Passo a passo

Trocar fralda é algo bem simples, mas não custa dar uma ajudinha para os inexperientes. Acompanhe o blog: www.maternidadesimples.com.br www.facebook.com/maternidadesimples www.instagram.com/maternidadesimples

Como trocar fralda

1. Deixe à mão tudo o que você vai usar.

2. Deite o bebê em uma superfície plana.

3. Retire (ou abra) a parte de baixo da roupa da criança e tire a fralda. Se as abas forem adesivas, cuidado para não grudar na pele do bebê.

4. Dobre a fralda suja sob o bumbum do bebê enquanto faz a higiene.

5. Com um lenço umedecido ou algodão úmido, limpe a área genital, sempre de frente para trás. Se estiver muito sujo de cocô e você usar lenço umedecido, sugiro que passe um algodão úmido mesmo quando aparentemente a sujeita já tiver saído. É impressionante como o “cocô amarelo” se camufla na pele. Faça o teste.

6. Coloque a fralda limpa sob o bebê  (junte o algodão ou lenço usado na fralda suja, enrole tudo e prenda-a num “bolinho” com a própria aba adesiva do produto).

7. Se você usar algodão úmido, irá perceber que o bebê pode ficar meio molhado. Então, seque com uma fraldinha de pano. Segundo o pediatra, umidade pode causar irritações na pele.

8. Passe a pomada de prevenção de assaduras.

9. Feche a fralda. As tiras adesivas estão fixas na parte de trás da fralda e você vai colá-las na frente. Não aperte muito. As tiras elásticas ajudam muito neste momento.

10. Não se esqueça de lavar as mãos ao terminar.

Tem diferença entre a higiene de meninos e meninas?

“A higienização é simples, mas deve ser feita com cuidado. Nos meninos, é preciso fazer uma boa higiene da região do saco escrotal e do pênis. Lembrando que se existir a fimose, esta deverá ser aberta para ter a exposição da glande e retirada do esmegma, que é aquela substância gordurosa que muitas vezes fica aderida à glande. Depois disso, deveremos fazer a higiene da região de ânus, removendo eventuais resquícios das fezes e urina e, posteriormente, deixando a região seca.

Nas meninas, cujos órgãos são internos, a higiene causa mais receio para os pais. Assim, ela também deve ser feita em todas as trocas de fraldas, limpando-se sempre da frente para trás. Deveremos limpar a região da vulva com cuidado, retirando resquícios de fezes, urina, pomada e outras secreções. Após a higiene, é importante sempre deixar a região seca. O procedimento de higiene do ânus e bumbum é igual ao masculino”, explica o pediatra Marcelo Reibscheid.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + oito =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados