Trocar fralda é simples, mas para os inexperientes pode parecer um bicho de sete cabeças. Então, se você está meio inseguro, confira no canal passo a passo como trocar fralda!
1. Deixe à mão tudo o que você vai usar.
2. Deite o bebê em uma superfície plana.
3. Retire (ou abra) a parte de baixo da roupa da criança e tire a fralda. Se as abas forem adesivas, cuidado para não grudar na pele do bebê.
4. Dobre a fralda suja sob o bumbum do bebê enquanto faz a higiene.
5. Com um lenço umedecido ou algodão úmido, limpe a área genital, sempre de frente para trás. Se estiver muito sujo de cocô e você usar lenço umedecido, sugiro que passe um algodão úmido mesmo quando aparentemente a sujeita já tiver saído. É impressionante como o “cocô amarelo” se camufla na pele. Faça o teste.
6. Coloque a fralda limpa sob o bebê (junte o algodão ou lenço usado na fralda suja, enrole tudo e prenda-a num “bolinho” com a própria aba adesiva do produto).
7. Se você usar algodão úmido, irá perceber que o bebê pode ficar meio molhado. Então, seque com uma fraldinha de pano. Segundo o pediatra, umidade pode causar irritações na pele.
8. Passe a pomada de prevenção de assaduras.
9. Feche a fralda. As tiras adesivas estão fixas na parte de trás da fralda e você vai colá-las na frente. Não aperte muito. As tiras elásticas ajudam muito neste momento.
10. Não se esqueça de lavar as mãos ao terminar.
“A higienização é simples, mas deve ser feita com cuidado. Nos meninos, é preciso fazer uma boa higiene da região do saco escrotal e do pênis. Lembrando que se existir a fimose, esta deverá ser aberta para ter a exposição da glande e retirada do esmegma, que é aquela substância gordurosa que muitas vezes fica aderida à glande. Depois disso, deveremos fazer a higiene da região de ânus, removendo eventuais resquícios das fezes e urina e, posteriormente, deixando a região seca.
Nas meninas, cujos órgãos são internos, a higiene causa mais receio para os pais. Assim, ela também deve ser feita em todas as trocas de fraldas, limpando-se sempre da frente para trás. Deveremos limpar a região da vulva com cuidado, retirando resquícios de fezes, urina, pomada e outras secreções. Após a higiene, é importante sempre deixar a região seca. O procedimento de higiene do ânus e bumbum é igual ao masculino”, explica o pediatra Marcelo Reibscheid.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais