A infertilidade atinge 15% dos casais e é um tema que assusta homens e mulheres por considerarem que todas as alternativas serão caras ou complexas. É importante que, após um ano de tentativas de engravidar mal sucedidas, o casal procure uma clínica de reprodução humana para que um especialista em reprodução possa fazer o diagnóstico adequado do problema, identificar a causa e os possíveis tratamentos para infertilidade.
A área de reprodução humana está cada vez mais moderna e com inovações que possibilitam um aumento significativo das taxas de sucesso de diferentes tratamentos. Conheça os três principais tratamentos para infertilidade feminina e infertilidade masculina.
Para quem é indicado: O namoro ou coito programado é indicado para casais que identificaram a infertilidade há pouco tempo e desejam acompanhamento médico para saber o melhor momento do ciclo menstrual para as relações. É indicado para quando não existe um distúrbio grave que motive o tratamento de infertilidade.
Contraindicação: Não existem contraindicações com relação a realização do procedimento. No entanto ele não é indicado para casos graves de infertilidade, pois não irá atender as expectativas do casal e isso deve ser exposto pelo profissional responsável.
Como funciona: No namoro programado existe um acompanhamento do ciclo menstrual feminino para identificar o dia exato da ovulação para aumentar as chances de o casal ter relações no melhor dia do ciclo. A mulher irá tomar medicamentos orais leves para estimular a ovulação e terá acompanhamento por ultrassonografia do crescimento folicular para avaliar o melhor dia para ter a relação sexual.
Benefícios: Casais que estejam com dificuldade para engravidar sem nenhum motivo grave aparente podem realizar esse tratamento como uma tentativa inicial antes de passar para tratamentos mais complexos e caros.
Chances de sucesso: As chances de sucesso a cada ciclo são de 20%.
Preço: $
Para quem é indicado: A inseminação artificial é indicada para mulheres com ciclo menstrual irregular, causado por vezes pela Síndrome de Ovários Policísticos ou mulheres com muco espesso que dificulta a passagem do espermatozoide. O tratamento também é indicado para homens que tenham uma leve disfunção do sêmen.
Contraindicação: Deve ser analisado junto ao médico especialista se a mulher está apta a receber os hormôniosnecessários (FSH e hCG). O tratamento não é indicado caso haja problemas nas trompas, pois pelo menos uma delas deve funcionar normalmente para que ocorra a fecundação.
Como funciona: A mulher irá tomar hormônios para controlar o ciclo menstrual e incentivar a produção ovariana (com o FSH). Após 36 horas da aplicação do hormônio hCG vai ocorrer a ovulação feminina. Duas horas antes disso ocorrer o homem irá fazer a coleta do sêmen por masturbação e laboratorialmente serão selecionados os melhores para serem transferidos para útero por meio de um cateter.
Benefícios: Aumenta a chance de gravidez para casais que não conseguem engravidar naturalmente e é um tratamento de baixa complexidade, o que quer dizer que pode ser feito em consultório.
Chances de sucesso: Apresenta taxas de sucesso de 25% a 35%, dependendo da idade da mulher e do caso específico.
Preço: $$
Para quem é indicado: A fertilização in vitro é indicada para casais que estão há mais tempo tentando engravidar sem sucesso e apresentam fatores de infertilidade mais graves como endometriose, problemas nas trompas, alterações no sêmen, aborto de repetição e outros problemas que devem ser consultados com um especialista em reprodução.
Contraindicação: Não existem contraindicações do tratamento, mas, como na inseminação artificial, são ministrados os hormônios FSH e hCG e a mulher deve estar apta a recebê-los. Deve ser avaliado com o médicos chances de Síndrome de hiperestimulação ovariana.
Como funciona: Os procedimentos iniciais são os mesmos da inseminação artificial, no entanto enquanto a fecundação ocorre nas trompas no primeiro, na FIV ocorre em laboratório. Após a estimulação ovariana, os folículos são coletados por punção e em laboratório são fecundados com os espermatozoides coletados do homem por masturbação ou punção (quando o problema é identificado no homem). Posteriormente o embrião é transferido para o útero.
Benefícios: O procedimento é o que apresenta as melhores taxas de sucesso entre os tratamentos de fertilização e pode ser feito com óvulos, espermatozoides e embriões doados no caso de o casal não ter material genético apto.
Chances de sucesso: Em mulheres até 30 anos, cada tentativa de FIV tem chance de 70% de sucesso. Este valor diminui conforme a idade.
Preço: $$$
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais
Tenho 38 anos e estou há 2 anos sem conseguir engravidar, fui diagnosticada com Infertilidade sem causa aparente. Estou pensando em fazer a FIV, mas acho muito invasivo. Qual método ou tratamento para engravidar vocês acham melhor para quem tem esse disgnóstico?