Para Mães e Pais como escolher a escola

5 dicas para escolher a melhor escola para seu filho

23 de agosto de 2017

Como escolher a escola para nossos filhos é um decisão quase tão difícil e importante quanto escolher com quem vamos nos casar, hahahahahaha. Então, pedi para Thalita Gomes dar algumas dicas de como escolher a escola dos filhos. A Thalita é pedagoga, pós-graduanda em Psicopedagogia e consultora do Encontro Materno – Consultoria Pedagógica & Familiar (www.encontromaternoconsultoria.com.br) e separou cinco aspectos importantes a observar na hora de decidir em qual instituição matricular os pequenos. Confira:

Como escolher a escola: Localização

Não adianta escolher a escola dos sonhos, aquela em que a filha da amiga estuda lá, se é do outro lado da cidade. Um grande dilema é ficar  preso no trânsito com a criança. Isso é desgastante para todos. Hoje precisamos pensar o tempo todo em qualidade de vida.  Por isso, faça uma lista de todas as escolas que ficam perto da sua casa, do seu trabalho ou de um local dentro da sua logística.

Poe exemplo, já presenciei famílias que, no meio do ano, tiveram que tirar a criança da escola por causa do itinerário inviável. A criança sobrevive, mas se pudermos antecipar todos os itens, toda família sai ganhando. Por isso antes de confirmar a matrícula, teste a rota. Verifique os horários de chegada e saída, como o trânsito fica no entorno da escola, se há e quais são as para estacionar. Se for possível ir a pé ou de bicicleta, você é privilegiado!

Também é importante que a escola seja de fácil acesso por um outro motivo – que a gente espera que nunca aconteça:  se acontecer uma emergência e precisar buscar a criança  rapidamente?

Proposta pedagógica

Os pais não precisam ser especialistas nesse tópico, pois é papel dos educadores explicarem com clareza e de forma objetiva a proposta da escola. A família deve escolher uma escola com que se identifica. Hoje temos um leque bem grande. Há escolas mais tradicionais,  religiosas e outras mais inovadoras. Ou seja, tem para todos os gostos!

É importante a família estar alinhada com a visão da escola para não gerar graves conflitos na formação dessa criança. Imagine se na escola ela aprende de um jeito e em casa é contestada. Todos precisam falar a mesma língua.

Por isso faça uma breve lista do que você espera da escola antes de matricular seu filho e faça um comparativo entre as opções. A maioria descreve em seus sites quais são os seu valores e a proposta pedagógica.

Se você for matricular em escola pública, você encontra no site da governo ou da prefeitura as informações sobre a proposta pedagógica. Aqui em Curitiba, a proposta pedagógica é maravilhosa, o grande desafio é as escolas colocarem em prática.

E não esqueça: sempre crie um bom relacionamento com o professor e equipe diretiva e acompanhe o trabalho que está sendo realizado.

Espaço físico

Um bom critério para avaliar é se a escola possui espaços amplos, iluminados e espaços externos.  Pergunte se as crianças ficam o tempo todo em sala, se participam de outros espaços como bibliotecas, laboratórios etc.  Na visita, já olhe se há itens de segurança essenciais, como sinalização, extintor, rampas ou corrimão.

Profissionais

Você esta confiando à escola uma parte da educação de uma das pessoas mais importante da sua vida. É importante que você tenha conexão com a equipe. Pergunte como é o critério  de contratação, como é feita a formação dessa equipe e quais são as formas de dialogo com os pais.

Infelizmente vemos em alguns casos professoras e mães concorrendo entre si. Precisamos que escola e famílias se unam, criem uma parceria verdadeira pelo bem dos alunos.

Normas escolares

Antes de fechar contrato verifique tudo que for possível. É muito ruim, no meio do ano letivo, descobrir que a escola tem determinado procedimento que você desconhecia. Veja horários, calendários, férias, colônia de férias, uniforme, taxas extras, passeios aulas extras, aniversários, rematrícula, festa que podem ocorrer no sábado etc.

O mais importante de tudo é você escolher uma escola em que possa confiar e com a qual poderá manter um diálogo sempre aberto.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados