Para Mães e Pais estimular o gosto pela leitura

Dicas para estimular o gosto pela leitura

15 de abril de 2016

Quem me segue há mais tempo já sabe que a Manuela é uma leitora voraz e Ana Júlia não fica atrás. Outro dia arrumando o quarto delas, mandei uma mensagem para uma amiga me indicar para onde poderia doar livros infantis porque elas têm muitos. Para quem não percebe esse interesse nas crianças, é possível e importante estimular o gosto pela leitura!

“A literatura é a arte da palavra. Por meio de personagens humanos e animais, situações cotidianas, a criança vivencia, pela imaginação, outros modos de ser e de agir, alargando, assim, sua compreensão de mundo”, diz Luís Camargo, editor de Projetos Especiais – Literatura e Paradidáticos – da FTD Educação. Especialista em Monteiro Lobato, escritor e ilustrador de livros infantis, Camargo aponta o livro como objeto propulsor da interação familiar.

Criado em homenagem à Monteiro Lobato, o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, é uma data importante para pensar a forma como lidamos com o universo literário dentro de casa. “Este não é um papel só da escola, os pais também podem e devem incentivar os filhos a conviver com os livros”, diz o especialista

A leitura é essencial para o desenvolvimento de indivíduos preparados para o mundo e, neste contexto, a obra de Lobato é uma grande contribuição, por isso, a data é marcada também pelo aniversário do escritor.

Veja 6 dicas do especialista Luís Camargo para estimular o gosto pela leitura

Frequente lugares que permitam o acesso ao livro

Leve seu filho para bibliotecas, locais que ofereçam contação de histórias e atividades lúdicas de leitura. Livrarias e Sescs são espaços com boas atividades.

Mostre diferentes tipos de livros

Ofereça livros de imagens, livros de pano, livros-brinquedo, poesias,peças teatrais etc.  Quanto mais contextos apresentados mais possibilidades de desenvolver repertórios. Deixe que seu filho brinque os livros.

Leia em voz alta

Ao ler em voz alta, você estimula e permite que seu filho  se familiarize com os diferentes suportes de leitura (livros, revistas, folhetos de cordel etc.),  com as letras e a forma da escrita e, principalmente, com as estruturas da linguagem escrita,  distintas da linguagem oral.

Crie um momento especial e calmo

A qualidade do tempo que se passa com os filhos é mais importante que quantidade e isso vale para as atividades que envolvam a leitura também. Procure ler para os pequenos em um ambiente calmo, num dia em que não tenham tantas atividades sociais e até no momento de dormir. Assim, seu filho relacionará a leitura com diversão e com bons momentos.

Permita a interação infantil

Quanto mais seu filho perguntar e imaginar a história que você está contando, mais importante a leitura se tornará. Deixe que a criança interrompa sua narrativa para questionar, cessar curiosidades, fazer pontuações etc. Isto permitirá o aprendizado não só do significado de palavras, por exemplo, como também estabelecer relações com situações reais e episódios vivenciados.

Regra de ouro para estimular o gosto pela leitura: dê o exemplo

Leia um livro perto de seu filho enquanto ele estiver perto de você. É uma forma de se familiarizar com este hábito no dia a dia.

 estimular o gosto pela leitura

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados