Sem categoria brincar com as crianças

Dicas simples de brincadeiras com as crianças

24 de outubro de 2023

Brincar é o “trabalho” das crianças. Suas brincadeiras apresentam muitos benefícios que superam a diversão óbvia: estimulam a curiosidade, a criatividade e o intelecto – ajudando a se tornar consciente do mundo a seu redor. O brincar é a forma primária pela qual as crianças descobrem o mundo. A atividade permite que ela explore e se expresse, aprenda por si mesma, controle o seu ambiente e se conecte com outras pessoas. O melhor de tudo: brincar proporciona a oportunidade perfeita para passar tempo e se divertir com seus filhos. Pesquisas apontam que o fator mais importante no aprendizado das crianças pequenas é um relacionamento amoroso com um adulto em sua vida.

Pais e filhos brincando juntos

Quando nós, pais e mães, nos envolvemos na brincadeiras das crianças e levamos realmente a sério, estamos encorajando a autoestima de nossos filhos e também a sua imaginação. Para que esse momento seja uma boa experiência para todos, há algumas “regras” que podemos seguir:
    • mergulhe de cabeça: brincar com seu filho ajuda a construir fundamentos de confiança nos relacionamentos além de contribuir para sua felicidade geral.
    • esqueça as regras: estimule a criança a explorar e criar, brincar criativamente afet agrandemente a imaginação e o desenvolvimento da criança.
    • pense como uma criança: contribua para a experiência da criança sugerindo novos usos para os brinquedos e criando novas brincadeiras.
    • dê uma pausa: brincar sozinho permite que a criança processe tudo que está vivendo. Se ela estiver feliz, deixe-a sozinha. Se estiver entediada ou superestimulada, redirecione a atividade.
    • permita que a criança lidere a brincadeira: permitir que a criança escolha a atividade e como ela será desenvolvida lhe proporciona mais confiança.

Brincadeiras simples

    • Brincar com fantoches: brincadeira com fantoches é sempre uma alegria para as crianças. Enquanto você pode usar fantoches prontos com crianças maiores, você pode fazer fantoches de pacotes de papel ou mesmo desenhar carinhas em seus dedos para os bebês e crianças pequenas.
    • Instrumentos musicais: use garrafas usadas ou caixas velhas criar instrumentos musicais para que seu filho se divirta com chocalhos, assim como potes e colheres de pau para o tambor.
    • Esconde-esconde: os bebês são muito beneficiados pela clássica “cadê o bebê?”. Além disso, os pais também pode esconde objetos debaixo de lenços ou cobertas para que as crianças pequenas achem. Para as maiores, você pode esconder objetos da casa para que ela precise identificar o que está faltando no ambiente e, então, encontre.

Simplicidade

São ideias simples? São! Mas é que muitas vezes nos perdemos buscando complexidade enquanto as crianças se divertem na simplicidade que é feita com amor! Depois me conta se fez alguma dessas coisas em sua casa.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − três =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados