Sim! É normal o bebê espirrar muito, especialmente o recém-nascido. Às vezes, parece que eles têm uma crise de espirro que não para mais, né?
Isso acontece devido à mudança de ambiente: do útero (envolto em líquido amniótico), a criança passa a ter contato com diferentes cheiros e temperaturas, que podem causar os espirros. O espirro é uma defesa do nosso organismo.
“O espirro nada mais é que a resposta do organismo na tentativa de expelir aquilo que causou irritação na narina. Dessa forma, é muito comum os bebês espirrarem bastante nos primeiros dias de vida”, explica Dra. Loretta Campos, pediatra e consultora de aleitamento materno.
A mãe deve se preocupar quando o espirro vir acompanhado de aumento de secreção nasal clara (coriza). Além de coceira nos olhos ou nariz entupido que podem ser sinais de resfriado ou alergia. “Ter o hábito de sempre higienizar as narinas do bebê com soluções salinas nasais também pode ajudar”, acrescenta a pediatra.
Se os espirros forem acompanhados pelos sintomas indicados, leve seu filho ao médico!
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais