fbpx
Para Mães e Pais é normal o bebê espirrar

É normal o bebê espirrar muito?

28 de janeiro de 2020

Sim! É normal o bebê espirrar muito, especialmente o recém-nascido. Às vezes, parece que eles têm uma crise de espirro que não para mais, né?

Por que é normal o bebê espirrar?

Isso acontece devido à mudança de ambiente: do útero (envolto em líquido amniótico), a criança passa a ter contato com diferentes cheiros e temperaturas, que podem causar os espirros. O espirro é uma defesa do nosso organismo.

“O espirro nada mais é que a resposta do organismo na tentativa de expelir aquilo que causou irritação na narina. Dessa forma, é muito comum os bebês espirrarem bastante nos primeiros dias de vida”, explica Dra. Loretta Campos, pediatra e consultora de aleitamento materno.

Meu bebê está espirrando muito: devo me preocupar?

A mãe deve se preocupar quando o espirro vir acompanhado de aumento de secreção nasal clara (coriza). Além de coceira nos olhos ou nariz entupido que podem ser sinais de resfriado ou alergia. “Ter o hábito de sempre higienizar as narinas do bebê com soluções salinas nasais também pode ajudar”, acrescenta a pediatra.

Se os espirros forem acompanhados pelos sintomas indicados, leve seu filho ao médico!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2020 - Todos os direitos reservados