Para Mães e Pais é normal o bebê espirrar

É normal o bebê espirrar muito?

28 de janeiro de 2020

Sim! É normal o bebê espirrar muito, especialmente o recém-nascido. Às vezes, parece que eles têm uma crise de espirro que não para mais, né?

Por que é normal o bebê espirrar?

Isso acontece devido à mudança de ambiente: do útero (envolto em líquido amniótico), a criança passa a ter contato com diferentes cheiros e temperaturas, que podem causar os espirros. O espirro é uma defesa do nosso organismo.

“O espirro nada mais é que a resposta do organismo na tentativa de expelir aquilo que causou irritação na narina. Dessa forma, é muito comum os bebês espirrarem bastante nos primeiros dias de vida”, explica Dra. Loretta Campos, pediatra e consultora de aleitamento materno.

Meu bebê está espirrando muito: devo me preocupar?

A mãe deve se preocupar quando o espirro vir acompanhado de aumento de secreção nasal clara (coriza). Além de coceira nos olhos ou nariz entupido que podem ser sinais de resfriado ou alergia. “Ter o hábito de sempre higienizar as narinas do bebê com soluções salinas nasais também pode ajudar”, acrescenta a pediatra.

Se os espirros forem acompanhados pelos sintomas indicados, leve seu filho ao médico!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados