Para Mães e Pais

Elogie seu filho pelo progresso, mesmo que o resultado ainda não tenha sido alcançado

22 de abril de 2020

Temos a tendência de sempre ver o que a criança fez de errado ou incompleto. Porém, nos processos de aprendizado, a evolução de uma habilidade também merece elogios.

John M. Drescher, no livro “As sete necessidades básicas da criança”, lembra: “Os pais devem elogiar o filho por esforçar-se para fazer bem as coisas, mesmo que não tenha completo sucesso.

O louvor deve apontar para o progresso”. Aqui, podemos apontar qual seria o final desejado, porém não menosprezando ou colocando-o como mais importante do que o esforço da criança.

Leia também: Como elogiar as crianças

Por exemplo, para uma criança pequena, elogie a proatividade em arrumar o quarto logo ao acordar, mesmo que a cama não tenha fica impecável. No dia seguinte, você pode relembrar o jeito correto de arrumar a cama.

À medida que a criança aperfeiçoa as habilidades, os elogios mudam de destino, mas não podem faltar no dia a dia da criança.

Eles são combustíveis da autoestima e autoconfiança, reforçam bons comportamentos e são expressão de amor e admiração dos pais. “As pessoas poucas vezes mudam quando apontamos as suas faltas. O elogio feito com sinceridade é o calor e a ternura que todos precisamos para mudar para melhor.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados