Temos a tendência de sempre ver o que a criança fez de errado ou incompleto. Porém, nos processos de aprendizado, a evolução de uma habilidade também merece elogios.
John M. Drescher, no livro “As sete necessidades básicas da criança”, lembra: “Os pais devem elogiar o filho por esforçar-se para fazer bem as coisas, mesmo que não tenha completo sucesso.
O louvor deve apontar para o progresso”. Aqui, podemos apontar qual seria o final desejado, porém não menosprezando ou colocando-o como mais importante do que o esforço da criança.
Leia também: Como elogiar as crianças
Por exemplo, para uma criança pequena, elogie a proatividade em arrumar o quarto logo ao acordar, mesmo que a cama não tenha fica impecável. No dia seguinte, você pode relembrar o jeito correto de arrumar a cama.
À medida que a criança aperfeiçoa as habilidades, os elogios mudam de destino, mas não podem faltar no dia a dia da criança.
Eles são combustíveis da autoestima e autoconfiança, reforçam bons comportamentos e são expressão de amor e admiração dos pais. “As pessoas poucas vezes mudam quando apontamos as suas faltas. O elogio feito com sinceridade é o calor e a ternura que todos precisamos para mudar para melhor.”
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais