Tá bom, um milhão de vezes é exagero. Mas algumas dezenas de vezes (talvez centenas ao longo dos anos) você irá repetir as coisas para os filhos, sim.
E não é simplesmente porque seu filho é teimoso. É porque ele é criança. E crianças aprendem por repetição.
Inclusive, nós, adultos, que muitas vezes não gostamos de admitir a própria dificuldade em crescer e mudar. Lembra quantas vezes você precisou fazer exercícios de matemática até aprender a resolve logaritmo? Para acertar aquela receita? Ajustar a rotina? Mudar um hábito?
Para as crianças, o processo de repetição é fundamental. É o aprendizado contínuo que modela o cérebro, fortalecendo neurônios e conexões sinápticas relacionadas aos hábitos e comportamentos.
Até os 2 anos, as pesquisas apontam que a memória da criança dura semanas. E para que algo seja recordado, é necessária a repetição da experiência, além de lembretes verbais periódicos acerca daquilo.
Ao longo do tempo, o desenvolvimento do cérebro permite que a memória dure mais tempo. As informações passam a ficar alojadas em um local mais fácil de ser acessado por um período maior. Ou seja, as orientações ficam “à mão” e são relembradas com mais facilidade no dia a dia.
Ainda assim, o cérebro da criança não é como o do adulto e continua em formação. Essa “memória acessível” passa a durar mais ao longo do tempo e as informações começam a ficar armazenadas também em longo prazo.
Nesse processo todo, há duas coisas fundamentais: primeiro, a repetição do ensino. Manter as informações frequentes permite o acesso rápido a elas nos dia a dia.
E, em segundo lugar, muito amor e paciência: o ambiente de afeto é essencial para o aprendizado. Um cérebro negligenciado tem mais dificuldade de aprender. Assim como uma criança cheia de cortisol – o neurotransmissor que é liberado em situações de estresse.
Eu sei EU SEI que é cansativo ter que repetir as coisas dezenas de vezes. Porém, cada vez que nós o fazemos com gritos e raiva, é só mais uma vez… O estresse do momento não permite que nossos filhos aprendam e, muito provavelmente, teremos que repetir de novo e de novo.
Sei que parece trabalhoso demais. Mas educar é trabalhoso mesmo. Aceitar esse nossa responsabilidade com amor e fazer com a melhor atitude e disposição possível fará do dia a dia muito mais leve – e principalmente produtivo!
{Lembrando que, na Bíblia, Deus repete inúmeras vezes as leis para o povo. Orienta que as ordenanças sejam lidas repetidamente para não serem esquecidas, mas cumpridas. Adverte aos pais que ensinem continuamente a seus filhos Sua Palavra. Se o Pai perfeito trabalha com repetição em amor, será que não podemos fazer o mesmo por nossas crianças com amor e paciência?}
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais