fbpx
Para Mães e Pais repetir as coisas para os filhos

Tenho que repetir as coisas para os filhos um milhão de vezes? Sim!

23 de setembro de 2020

Tá bom, um milhão de vezes é exagero. Mas algumas dezenas de vezes (talvez centenas ao longo dos anos) você irá repetir as coisas para os filhos, sim.

E não é simplesmente porque seu filho é teimoso. É porque ele é criança. E crianças aprendem por repetição.

Aliás, todos nós aprendem por repetição.

Inclusive, nós, adultos, que muitas vezes não gostamos de admitir a própria dificuldade em crescer e mudar. Lembra quantas vezes você precisou fazer exercícios de matemática até aprender a resolve logaritmo? Para acertar aquela receita? Ajustar a rotina? Mudar um hábito?

Para as crianças, o processo de repetição é fundamental. É o aprendizado contínuo que modela o cérebro, fortalecendo neurônios e conexões sinápticas relacionadas aos hábitos e comportamentos.

Por que repetir as coisas para os filhos?

Até os 2 anos, as pesquisas apontam que a memória da criança dura semanas. E para que algo seja recordado, é necessária a repetição da experiência, além de lembretes verbais periódicos acerca daquilo.

Ao longo do tempo, o desenvolvimento do cérebro permite que a memória dure mais tempo. As informações passam a ficar alojadas em um local mais fácil de ser acessado por um período maior. Ou seja, as orientações ficam “à mão” e são relembradas com mais facilidade no dia a dia.

Ainda assim, o cérebro da criança não é como o do adulto e continua em formação. Essa “memória acessível” passa a durar mais ao longo do tempo e as informações começam a ficar armazenadas também em longo prazo.

Nesse processo todo, há duas coisas fundamentais: primeiro, a repetição do ensino. Manter as informações frequentes permite o acesso rápido a elas nos dia a dia.

Amor e paciência

E, em segundo lugar, muito amor e paciência: o ambiente de afeto é essencial para o aprendizado. Um cérebro negligenciado tem mais dificuldade de aprender. Assim como uma criança cheia de cortisol – o neurotransmissor que é liberado em situações de estresse.

Eu sei EU SEI que é cansativo ter que repetir as coisas dezenas de vezes. Porém, cada vez que nós o fazemos com gritos e raiva, é só mais uma vez… O estresse do momento não permite que nossos filhos aprendam e, muito provavelmente, teremos que repetir de novo e de novo.

Sei que parece trabalhoso demais. Mas educar é trabalhoso mesmo. Aceitar esse nossa responsabilidade com amor e fazer com a melhor atitude e disposição possível fará do dia a dia muito mais leve – e principalmente produtivo!

Repetir as coisas para os filhos é bíblico!

{Lembrando que, na Bíblia, Deus repete inúmeras vezes as leis para o povo. Orienta que as ordenanças sejam lidas repetidamente para não serem esquecidas, mas cumpridas. Adverte aos pais que ensinem continuamente a seus filhos Sua Palavra. Se o Pai perfeito trabalha com repetição em amor, será que não podemos fazer o mesmo por nossas crianças com amor e paciência?}

Conheça o Curso

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados