fbpx
Ideias Criativas festa das crianças em casa

5 benefícios de fazer festa em casa (e 3 desvantagens)

1 de junho de 2015

Eu sou muito festeira, como já falei por aqui. Não consigo imaginar deixar o aniversário das minhas filhas passar sem comemoração (já o meu, eu nunca comemoro, rs). No mês passado, celebramos o primeiro aniversário da Ana Júlia e fiz algo inédito: festa das crianças em casa.

Já escrevi que sou super a favor de comemorar o primeiro aniversário do bebê e, se for o primeiro filho, concordo até com festas grandes, afinal, é o momento de celebrar um ano de maternidade com todas as pessoas que foram fundamentais nesse processo. Já, no segundo filho, talvez a festa tenha que diminuir, afinal, são gastos a mais para se considerar ao longo do ano.

Para a festa da Ana Júlia, meu objetivo primeiro era fazer no salão de festas da associação da empresa que meu marido trabalha, mas não conseguimos reservar. Cheguei a cogitar em fazer no prédio da minha mãe, mas daí decidi fazer em casa mesmo. E amei a experiência. Digo o porquê:

1) Correria mais prática.

A correria nunca para. Montar decoração, alimentação, se arrumar, vestir as crianças, tudo é frenético sempre. Mas quando você terminar, já está no local da festa, não precisa se preocupar com o deslocamento. É tempo economizado.

festa das crianças em casa

Eu trocando a Ana Júlia 5 minutos antes de a festa começar!

2) Final de festa mais tranquilo.

Você “desmonta o salão” na hora que quiser. E quando finalmente terminar, já está em casa mesmo. Enquanto faz isso, as crianças podem ir descansar sem drama. Lembro que na festa da Manuela de um ano, ela ficou dormindo no carrinho no salão, enquanto a gente terminava de organizar as coisas. Agora, com a Ana Júlia, ela tomou banho e foi dormir (na hora de sempre) enquanto eu finalizada a arrumação.

3) Convidados próximos.

Vou falar lá nas desvantagens a limitação no número de convidados. Eu não podia passar de 35 pessoas, senão ia faltar lugar para sentar (mesmo alugando mobiliário), mas isso acaba tendo uma vantagem. Por causa disso, eu tive que selecionar a família e amigos mais próximos. Isso me deixou muito confortável, sem frescuras durante a festa e, no final, muita gente ainda me ajudou a organizar as coisas.

4) Ambiente pequeno.

Por ser um ambiente pequeno (a sala da minha casa), fiz da mesa de comidas um buffet e não precisei ficar servindo o pessoal. Tudo estava à mão e próximo!

5) Tudo disponível.

Utensílios de cozinha, casaco, outra roupa para a aniversariante, panos, toalhas etc e tal. Tudo o que você pode precisar numa festa (e geralmente esquece de levar) está disponível! Além da troca de fraldas, a Ana Júlia podia trocar de roupa, tomar banho e até dormir no seu berço, se precisasse. Por isso, acho que para bebê de um ano, festa em casa é uma opção maravilhosa!

Mas é claro que tudo tem dois lados. Seguem as DESVANTAGENS de se fazer festa das crianças em casa (na minha opinião):

1) Limitação no número de convidados.

Esse sem dúvida é o maior ônus de se fazer festa em casa. Eu sofro horrores em cortar a lista de convidados. Tive que limitar aos familiares e aos amigos muito próximos que têm feito parte do dia a dia da Ana Júlia.

2) Lazer limitado.

Se comparar com um buffet infantil ou um salão de festas de um local com parquinho, em casa o espaço pode limitar a diversão. Na festa da Ana Júlia, aluguei uma cama elástica e esse era o lazer para os pequenos (e os grandes também, hahaha). Mas se chovesse ou tivesse muita criança (fosse a festa da Manuela, por exemplo), isso poderia ser um problema, pois logo elas ia se entediar da cama elástica e iam querer brincar dentro de casa – o que eu não queria que acontecesse! Ou seja, acho que a festa em casa não é uma boa ideia para aniversário dos mais velhos. A não ser que você não ligue de que todos os brinquedos da casa sejam usados…

festa das crianças em casa

A cama elástica salvadora da diversão!

3) Bagunça e limpeza.

Em muitos salões, a gente não precisa arrumar depois da festa, né? Em casa não tem jeito, tem que limpar tudo mesmo (jogar o lixo, lavar alguma louça, passar um bom pano na casa etc e tal). E o mesmo vale para o começo: tem que deixar a casa toda organizada e linda para receber o pessoal.

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2021 - Todos os direitos reservados