Lá em Casa

Filhos: os primeiros e (mais difíceis) discípulos

12 de agosto de 2014

A Bíblia diz que nós devemos fazer discípulos de todos os lugares. Não pessoas que nos sigam, mas que sigam a Jesus e os seus ensinamentos. E os nossos primeiros discípulos são os nossos filhos. Eles são as primeiras pessoas que educamos e ensinamos no caminho certo! Mas ao mesmo tempo são os mais difíceis!

Afinal, é muito fácil fazer coisas certas e ser exemplo na frente de outras pessoas, mas quando a gente chega em casa é que o “bicho pega”. Ali, nós mostramos nossos principais defeitos, o novo verdadeiro caráter, quem somos sem nenhuma máscara.

Nossos filhos nos conhecem na nossa maior intimidade. Como gritamos quando perdemos a paciência; como somos grosseiros quando estamos de mau-humor; como administramos os recursos que temos (eles veem se separamos o lixo ou desperdiçamos comida). Quantos pais já disseram para seus filhos: “fala que eu não estou”? Tudo isso, a gente disfarça lá fora, né? Mas eles conhecem a essência! Por isso, ensinar nossos filhos o que é certo é o mais difícil, pois o exemplo fala mais que mil palavras.

Ao mesmo tempo, isso pode ser uma coisa boa. Pois, apesar de errar muito, a intimidade do lar também é o lugar para ensinar sobre o conserto: pedir desculpas, buscar reconciliação e perdoar. É um processo tão difícil que também precisa ser aprendido pelo exemplo constante.

Enfim, estou divagando sobre essas coisas porque precisei ensinar a Manuela esses dias sobre fidelidade: sobre fazer a coisa certa, mesmo quando eu ou papai não estamos olhando e não ficaremos sabendo. Ela foi à casa de uma amiga e assistiu a um programa que não achamos adequado. Essa semana (um mês depois), ela contou que assistiu e aproveitei a brecha para explicar sobre como devemos ser fieis aos princípios que aprendemos e nos quais acreditamos em todo o tempo, mesmo quando estamos sozinhos.

Não é fácil, mas ninguém disse que seria. Entretanto, estamos jogando as sementes e espero que ela possa colher os frutos disso ao longo de sua vida!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados