Viagens e Passeios museu imperial de petrópolis com crianças

Fomos no Museu Imperial de Petrópolis (RJ)

15 de outubro de 2018

No último feriado fomos ao Museu Imperial de Petrópolis com as crianças. É curioso porque eu sequer sabia da existência desse museu até esse ano, quando a Ana Júlia estudou sobre vários pontos culturais, incluindo esse. Desde que aprendeu sobre ele na escola, ela me pedia para ir. A lista era Museu Imperial, MASP (para ver Van Gogh, palavras dela) e o Museu do Olho (que é aqui em Curitiba e eu ainda não levei #vergonha).

museu imperial de petropolis com crianças

No Dia das Crianças, pegamos o carro e viajamos de Curitiba ao Rio de Janeiro, para passarmos alguns dias com meus cunhados e sobrinhos. Eles moram na capital e foram parceiros para fazermos um bate-volta em Petrópolis e visitar o Museu.

Foi muito engraçado (e fofo) quando passamos em frente o prédio. Eu mostrei para a Ana Júlia e perguntei: será que é esse? Ela fez uma expressão de felicidade indescritível e disse: “é esse. Estou muito feliz. Era o que eu mais queria”. Sério, gente. Não tem palavras para explicar a emoção dela.

Museu Imperial de Petrópolis (RJ)

O Museu Imperial de Petrópolis (www.museuimperial.gov.br) possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos.

O prédio foi idealizado por D. Pedro I, mas só foi construído por D. Pedro II, que o utilizava como um palacete de verão. Tudo é história: os itens, o prédio, os móveis, até o chão! É por isso que os visitantes usam um chinelão tipo pantufa para não danificar o piso.

São vários cômodos em dois andares. O bom é que há um “caminho” a seguir. Então, a gente não perde nada e não fica confuso para ver todos os detalhes.

Mesmo com criança, dá para olhar tudo em uns 40 minutos, tranquilamente. As minhas filhas adoraram ver tudo (Manuela, aos 9 e Ana Júlia, aos 4) – principalmente por terem estudado na escola (a Ana estudou sobre o Museu e a Manuela estava estudando sobre o Império bem nessa época).

Os destaques do acervo, para mim, são a coroa de D. Pedro I, a coroa e o cetro de D. João VI, a pena com a qual foi assinada a Lei Áurea e o decreto que instituía a abolição da escravatura no Brasil.

museu imperial de petropolis com crianças

Jardim em frente ao museu

Qual é o horário e o valor do ingresso do Museu Imperial

Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 17h
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 17h30

Palácio: Inteira: R$10,00 / Meia: R$5,00 || *Pacote família: 2 inteiras e 2 meias por R$ 25
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Gratuidade: Brasileiros maiores de 80 anos e menores de 7 anos, guias de turismo com registro no Cadastur e portadores de necessidades especiais.

Outros detalhes

Nós estacionamos o carro na Catedral de São Pedro de Alcântara e fomos caminhando até o museu. Na volta, visitamos a Catedral, onde está o túmulo de Dom Pedro II, sua esposa e mais outros 4 membros da família real. Não há custo para entrar.

museu imperial de petropolis com crianças

“Filha, aqui é um túmulo. Faz cara de triste!” Hahahaha. Ela merece o Oscar.