Para Mães e Pais

Frutas na alimentação das crianças

23 de setembro de 2014

frutasAté um ano de idade, os bebês ainda estão aprendendo a comer coisas salgadas e doces, alternando com o leite (materno ou não), de acordo com a orientação do pediatra e desenvolvimento de cada criança. Depois, já há padrões nutricionais aceitáveis que elas devem começar a seguir.

A nutricionista Anna Roberta Muffone, de Curitiba, explica que a partir de um ano de idade, as crianças devem comer ao mínimo três porções de frutas por dia. Mas afinal, o que é “uma porção” de fruta. Ela deu vários exemplos para nós de qual é a medida de porção para crianças de 1 a 3 anos:

– Meia banana nanica
– Meio caqui
– Meia pera
– Meia maçã
– 1 caju
– 1 laranja
– 1 pêssego
– 2 ameixas pretas
– 6 gomos de mexerica ou tangerina
– 9 morangos
– 1 cacho pequeno de uva
– 1 limão

A partir dos 4 anos (até os 12), a recomendação é manter ao mínimo três porções por dia. Nesse caso, a porção fica maior: uma banana inteira, uma maçã pequena, uma pera, um caqui e três ameixas. Para as demais, ela manteve a mesma medida.

A Manuela é fã de banana e morango, mas o restante das frutas precisam ser inseridas com esforço. Assim, para mim é importante saber qual é o mínimo necessário para a porção diária recomendada. Ah, se não esqueça de usar também essas medidas quando usadas em sucos naturais!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados