Viagens e Passeios

Gibiteca de Curitiba: um passeio imperdível com as crianças

6 de agosto de 2015

Parada obrigatória para os fãs de histórias em quadrinho, a Gibiteca de Curitiba é diversão garantida também para crianças de todas as idades. O centro cultural conta com mais de 25 mil títulos, reunindo o que há de melhor na produção brasileira e internacional. A coleção abriga HQs de todos os gêneros, tais como infantil, super-heróis, humor, terror, cartuns, almanaques e fanzines, entre outros.

E o melhor, as HQs estão disponíveis tanto para consulta quanto para empréstimo. Se os seus filhos gostam de gibi, então, é um prato cheio. É possível encontrar por lá obras com os personagens favoritos dos pequenos (e dos grandinhos também) como Garfield, Turma da Mônica, Batman e Capitão América – estes últimos com exemplares desde a década de 1950.

O acervo inclui ainda mangás raros, a coleção completa do Pasquim, e edições de “O Globo Juvenil”, sendo uma fonte valiosa para pesquisas. A Gibiteca de Curitiba guarda, inclusive, exemplares das aventuras de “Gibi”, revista publicada de 1939 a 1950 pelas organizações Globo, cujo nome depois passou a ser usado carinhosamente para designar as histórias em quadrinho no Brasil. E não é que brincando se aprende?

HISTÓRICO

Primeiro espaço a ser batizado com esse nome no Brasil, a Gibiteca de Curitiba foi fundada em 1982 por iniciativa de desenhistas e colecionadores da cidade que acreditavam que as histórias em quadrinho mereciam a mesma atenção do que outros materiais presentes nas bibliotecas. Inicialmente, ela funcionava em uma das salas da Galeria Schaffer, sendo que foi só em 1988 que ela passou a operar junto ao Centro Cultural Solar do Barão, onde permanece até hoje.

CURSOS E EVENTOS

O local oferece ainda oficinas de criação para aqueles que querem aprender a desenhar ou aperfeiçoar o traço. São várias opções de cursos para crianças a partir dos 10 anos de idade, como desenho de histórias em quadrinho (do nível inicial ao avançado), retrato, caricatura e mangá, entre outras. Brincando se aprende!

Vale a pena também acompanhar a programação de exposições, palestras e workshops. Grandes cartunistas brasileiros como Angeli, Laerte, Glauco, Primaggio, Luiz Gê, Malavoglia & Garfunkel já passaram por lá para bater um papo e trocar ideias com a nova geração de desenhistas e fãs de HQ. Além disso, a Gibiteca sedia regularmente encontros de RPG (Role Playing Game).

SERVIÇO

Localizada na Rua Carlos Cavalcanti nº 533, no Centro da cidade, a Gibiteca de Curitiba funciona de terça a sexta-feira das 9h às 12h e 14h às 18h; e sábados das 14h às 19h. A entrada é gratuita. Você encontra mais informações, assim como a agenda de eventos, cursos e demais atividades no site da Gibiteca de Curitiba.

E você, já teve a chance de visitar o local com seus filhos? Conte nos comentários o que eles acharem! E se ainda não, acha que as suas crianças iriam curtir o passeio?

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2024 - Todos os direitos reservados