fbpx
Lá em Casa

Ideia de rotina para as crianças [com material para download e você montar o seu]

5 de abril de 2020

Muita gente pede ideia de rotina para as crianças. Como estabelecer uma rotina para os filhos? Vamos falar sobre a importância disso.

Por que fazer uma rotina para as crianças?

Depois que as meninas nasceram, eu me tornei fã de rotina. Isso porque facilita a vida de todo mundo, especialmente na hora daquilo que é obrigatório – como tomar banho ou dormir.

A criança entende que isso acontece sempre, na mesma hora, do mesmo jeito e não adianta discutir. É uma ferramente maravilhosa para a disciplina e ordem em casa.

Além disso, rotina traz consistência e segurança para nossos filhos. Achamos que não, mas na infância isso é fundamental.

Para os pais, a rotina ajuda a terem um descanso mental: você já sabe a hora que cada coisa deve acontecer, assim não ocupa a cabeça pensando e se preocupando no que precisa ser feito.

Rotina e comportamento das crianças

Não sou escrava da rotina (já fui!), mas sou muito apegada a ela. Quanto mais der para manter, melhor. Vejo claramente como isso está ligado ao comportamento da criança.

Com os bebês, a quebra de rotina pode resultar em uma criança mais irritada, chorosa, com dificuldades de comer ou dormir. Os maiores também sentem essa mudança nos horários das atividades. É comum que seja mais trabalhoso pegar no sono ou ter fome, porém, o maior impacto é no comportamento.

É muito comum uma criança ficar mais desobediente e ter atitudes mais desafiadoras quando não está na sua rotina habitual – ou vive sem nenhum tipo de ordem, horários ou regras.

Quem nunca aprendeu a seguir orientações simples – como hora para dormir,  comer e acordar – terá muito mais dificuldade em obedecer regras e respeitar limites. Quem sabe seguir rotina habitualmente tem maior facilidade em seguir normas específicas e orientações pontuais de seus pais, professores ou outras autoridades.

Rotina para crianças impressa

Ter uma rotina exposta em algum lugar visível da casa é uma ferramenta incrível de disciplina e educação. Para a criança, proporciona autonomia e promove a autorresponsabilidade. Para os pais, diminui a necessidade de ficar repetindo sempre as mesmas coisas.

O que tem na rotina para as crianças

Aqui em casa, a nossa rotina inclui:

– tarefas domésticas com as quais elas contribuem

– tarefas pessoais e de higiene (escovar os dentes, arrumar o quarto, fazer o devocional, etc)

– tarefas escolares

– tempo de brincar livre/ tempo de tela (podem ser ótimas opções para ajudar com os limites)

Você pode montar a rotina diária ou mesmo por semana, incluindo dias em que as atividades diferem, como extracurricular ou dia de prova (para os maiores)

E a rotina para os menores?

É possível montar uma rotina mesmo para os menores, utilizando figuras e imagens para identificar cada tarefa e a sequência delas.

Baixe imagens e monte sua rotina

A querida ilustradora Jociane Cavalli fez um material lindo com modelos de rotina e também figuras que você pode cortar e colar, para montar a programação para os menores.

Para baixar cada arquivo, basta clicar na imagem que deseja!

Aquivo de modelo de rotina para crianças menores – Meninos e meninas

 

 

 

 

 


arquivo rotina crianças download impressao

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelo de rotina para escrever – Crianças maiores e adolescentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelos de atividades para imprimir, recortar e colocar na rotina das crianças menores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Comentários

  1. Ana Clara disse:

    Você é ótima com isso

  2. Geane disse:

    Gostei muito, obrigada por compartilhar

  3. Oi adorei as dicas, também sempre coloquei a rotina em ordem aqui!! tenho duas princesas igual a voce.
    Achei sua planilinha uma gracinha.. esse Salmo é o 90, não 139… rs

    beijos

    1. Melina disse:

      Gente, hahahahaha. O que aconteceu nessa referência??
      Obrigada! Beijo

  4. Suelen Lima disse:

    Que blog legal, bem simples de entender e objetivo e fora a forma que ela abordou para falar como fala do amor a Deus. Amei bjs

  5. Olá,tenho uma princesa de 6anos Maria Julia,e uma princesa de 1 mês, quero saber como fazer uma rotina pra quando chegar da escola, Maria Julia estuda de tarde,chega 17:15 hrs.da escola.Tipo se pode assistir,comer ou esperar pra jantar junto com agente?????? Não sei, preciso de ajuda, terça feira vamos no culto,das 19:00 às 21:00 hrs, outros dias ficamos em casa a noite. Obrigada por tudo.

    1. Melina disse:

      Você precisa testar o que funciona na sua casa.
      Eu gosto muito mais da ideia de jantarem todos juntos. Aqui em casa, quando temos compromisso à noite, já vamos jantados e alimentados porque normalmente, na volta, já passou o do horário de dormir.
      Daí é escovar os dentes e direto para a cama…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 11 anos, e Ana Júlia, 6 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2015 - 2020 - Todos os direitos reservados