Lá em Casa

Ideia de rotina para as crianças [com arquivo para download]

8 de Fevereiro de 2018

Outro dia coloquei nas redes sociais uma foto da rotina que eu estava fazendo para a Manuela. E vocês gostaram muito, pediram mais detalhes e até quiseram o arquivo por email. O que vocês pedem que eu não faço, né?

Por que fazer uma rotina?

Depois que as meninas nasceram, eu me tornei fã de rotina. Acho que facilita a vida de todo mundo, especialmente na hora daquilo que é obrigatório – como tomar banho ou dormir. A criança entende que isso acontece sempre, na mesma hora, do mesmo jeito e não adianta discutir.

Não sou escrava da rotina (já fui!), mas sou muito apegada a ela. Quanto mais der para manter, melhor. Vejo claramente como isso está ligado ao comportamento da criança. Ana Júlia, por exemplo, começou a ter dificuldades para dormir essa semana após o início das aulas e eu acredito que é devido à mudança na dinâmica do dia.

Rotina impressa

Para a Manuela, eu decidi fazer uma rotina impressa esse ano porque ela foi para o 5º ano e tem muitas responsabilidades novas. Mais do que isso, eu quero que essas responsabilidades sejam dela de verdade – e não minhas! Se eu tiver que lembrar as coisas da escola, eu passo a ser responsável por aquilo que deveria ser dela.

As principais mudanças, é que nesse ano a Manuela tem mais do que uma lição de casa por dia, vai ter prova (pelo menos um) toda semana e precisa preparar a mochila diariamente para as aulas programadas. Os livros ficam em casa e ela precisa levar para a escola.

Além disso, ela já tem mais obrigações em casa e eu aproveitei esse momento para limitar o tempo de tela (TV, tablet e celular), para estimular a brincadeira e a leitura (não que leitura seja um problema para ela).

O que tem na rotina

As tarefas diárias da Manuela são sempre as mesmas, então ficaram no topo da rotina: Tomar café, escovar os dentes, ler a Bíblia, fazer devocional, arrumar o quarto.

Perguntaram se a leitura da Bíblia é algo que ela faz por que quer ou por que é obrigada. Na verdade, demos a Bíblia para ela e estimulamos ela a ler há uns 3, 4 anos, mais ou menos. Depois de um tempo, ela decidiu por conta própria que queria ler um capítulo por dia e o faz desde então. A gente colocou na rotina, só para facilitar a organização do tempo dela. Sobre o devocional, a mesma coisa. E para quem quer saber tem aqui no blog quais são os livros de devocional para crianças que usamos.

No final de semana, o tempo é praticamente livre. Nós vamos na igreja no domingo e, nesse mesmo dia, ela precisa usar o sabonete esfoliante – que a dermatologista indicou duas vezes na semana.

Durante a semana, ela tem horário máximo para acordar (mas sempre acorda antes das 8h), tempo para lição de casa ou estudar para prova de quarta feira, tarefas domésticas e horário mínimo para poder começar assistir TV ou mexer com outras tecnologias.

Ela só vai para a aula à tarde, então a gente coloca uniforme só após o almoço para garantir que não vai sujar antes da escola.

E a rotina para os menores?

Por volta dos quatro anos e meio, eu criei uma rotina para a Manuela. Como ela não sabia ler, as atividades ficavam desenhadas e coladas atrás da porta. A ideia principal é que ela fosse ao banheiro na hora de acordar. Depois incluímos trocar de roupa, tomar café da manhã e escovar os dentes.

Foto está horrível porque foi antes dos smartphones de última geração, rs

Hoje, com a Ana (aos 3 anos e 9 meses), eu mesmo faço a rotina diariamente: ela acorda, vai ao banheiro, toma café da manhã geralmente fazendo o devocional, escova os dentes e fica meio livre. Sou eu que determino a hora que pode ligar a televisão.

Baixe o arquivo

Se você gostou do visual da planilha, pode baixar nesse link abaixo e preencher no computador (se tiver as manhas de abrir o PDF) ou imprimir e preencher com caneta mesmo!

Baixe o arquivo da rotina para impressão (com panda)

Baixe o arquivo da rotina para impressão (sem panda)

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

Comentários do Facebook

PUBLICIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 8 anos, e Ana Júlia, 3 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados