Para Mães e Pais o que mandar de lanche para a escola lancheira escolar saudável

Lancheira saudável: o que tem que ter?

4 de fevereiro de 2015

Gente, eu confesso que dou graças a Deus que não preciso mandar lanche para a escola das meninas. Não sei se daria conta de montar uma lancheira saudável todo dia!! Mas o fato é que muitas mães precisam fazer isso e fico chocada com a capacidade e empenho delas. Parabéns!

Você sabe o que as crianças precisam levar para comer na escola? Avany Bon, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, explica que uma lancheira saudável precisa ter todos os grupos alimentares.

“É importante que na lancheira tenha uma porção de carboidratos, como pães e biscoitos, de preferência integrais, pois eles darão energia para seu filho brincar e realizar as tarefas do dia-a-dia; frutas que fornecem as vitaminas e os minerais que regulam os sistemas corporais; e proteínas, como leite e substitutos, porque também são as melhores fontes de cálcio”, ressalta.

Dicas da especialista para uma lancheira saudável

– Dê preferência a pães integrais ou outros cereais. Eles também podem ser substituídos por biscoitos água e sal, cream cracker ou biscoitos doces de aveia e mel, leite, maizena, barrinha de cereais, entre outros;

– Evite bolos com recheios e coberturas assim como bolachas recheadas;

– As frutas, de preferência, devem ser colocadas inteiras, com casca, após higienização adequada. Eventualmente, podem ir descascadas e picadas em potinhos com boa vedação (evitando aquelas de fácil oxidação, como maçã e banana, que devem sempre ser levadas inteiras), mas sempre haverá uma perda de vitaminas;

– Frutas secas como damasco, uva passa e banana passa também são bem-vindas;

– Prefira o queijo branco, ele tem menos gordura;

– Outras fontes de proteínas e cálcio, que devem ser adicionadas ao lanche são: leite, requeijão, iogurtes, leites fermentados e queijo tipo petit suisse;

– Tomates cerejas e mini cenouras agradam as crianças e vão bem no lanche;

– Sucos industrializados, apesar de serem mais práticos, têm muito açúcar e corantes. Prefira os naturais feitos o mais próximo da hora de ir para a escola, mas a água de coco é a melhor opção.

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Quem Sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.

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